Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Manual de etiqueta para convidados de casamento

24 de julho de 2009 14

A gente promove um casamento, mas vai a vários durante a vida. Como organizar uma festa não é uma tarefa simples, é elegante (e, claro, educado) que os convidados respeitem algumas regrinhas de etiqueta. Os noivos agradecem.

CONVITE
O convite de casamento traz a indicação de quem está sendo convidado:
- “Sr. José da Silva e família” quer dizer que estão sendo convidados José, a esposa e filhos.
- “Sr. José da Silva e Sra.” quer dizer que estão sendo convidados José da Silva e a esposa.
- Se o convite trouxer apenas “José da Silva” significa que ele, e apenas ele está sendo convidado.
Imagine que você foi convidado para um casamento, mas os noivos não sabem que está namorando. Ao invés de simplesmente aparecer com um acompanhante, pergunte aos noivos (ou ao organizador do casamento) se pode levar mais uma pessoa. Lembre-se: vários itens de um casamento são calculados por pessoa e extrapolar o número de convidados causa stress para quem promove a festa.

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA
Respeite a data para confirmação de presença. Com o número final de convidados em mãos serão feitos os últimos ajustes para o grande dia. Não confirmar presença e aparecer no casamento é extrema falta de educação.

HORÁRIO
Você não gostaria que as pessoas chegassem atrasadas à sua festa, portanto respeite o horário da delas. A noiva deve entrar na igreja ou salão quando todos os convidados já chegaram. É desagradável ver a noiva subindo as escadas com vários convidados chegando atrás dela.

PRESENTES
Se os noivos fizeram uma lista de presentes, atenha-se a ela, a não ser que tenha combinado com eles de dar algo especial. Caso o convite não venha com indicação de onde está a lista pergunte aos pais dos noivos ou ao organizador de casamentos se eles têm alguma sugestão. Não leve o presente para dentro do salão ou da igreja. Se estiver com o presente dentro do carro combine com o organizador uma forma de entregá-lo.

TRAJE
Casamento é um evento formal que pede cuidado com o traje. Mulheres nunca devem usar vestido branco, cor exclusiva da noiva. Homens devem deixar o jeans e o tênis em casa. Preste atenção no estilo de roupa de acordo com o horário do casamento. Se for durante o dia esqueça os brilhos e os bordados exagerados.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (14)

  • Polliana diz: 24 de julho de 2009

    Gabi, é impressionante, mas acho que tudo isso acontece em tudo que é casamento: gente que tu nem conhece aparece na festa, tu convida um amigo, que leva a sogra a amiga da sogra e o papagaio, tem gente que não entende que tu não é obrigado a convidar quem tu não conhece, a confirmação de presença é algo que nunca rola (e isso que eu liguei pra todo mundo, deixei disponível no site…gente, isso apavora, porque sai do controle das noivas!!!)…inclusive os buffets já trabalham com uma margem de 10%, e nisso também conta a decoração, doces, bolo (coitado do bolso dos noivinhos…), sem contar os convidados que aparecem com presentes fora da lista e que ou tu já tem, ou não usa, e como não está na lista, não dá pra trocar…hehe….e pior, entregam bem na hora da foto…
    Mas o bom é que, apesar de todos esses pesares, tuuudo dá certo no final…
    Seria bom se os convidados lessem esse post…heheh…seria muito útil…

  • Fran diz: 24 de julho de 2009

    Gostaria da opiniao de voces que lessem o meu comentario.
    Meu NOIVO foi convidado como PADRINHO do casamento de sua prima. O convite veio apenas com o nome dele…e nos somos NOIVOS!!!! Claro que nao me senti convidada neh!!!
    O que voces fariam nessa situacao?
    bjos meninas!
    bjo Gabi

    Fran, acho que neste caso foi um descuido da noiva. Pede para teu amado ligar para ela e confirmar que estás mesmo convidada. A chance dela ter se passado no convite é de 99%. A não ser que vocês sejam inimigas mortais, o que não deve ser o caso, né? Um beijo!

  • Tici diz: 24 de julho de 2009

    Eu to passando por isso nestes dias.
    To com a lista pronta a seculos, e agora to pedindo o endereco dos meus amigos/as para que eu possa enviar o convite…Algumas pessoas estao me respondendo o email dizendo pra eu nao esquecer d colocar o nome do fulano, seu atual amor ou ciclana sua noiva. A questao eh que eu nunca vi,nem convivi e nem verei estes seres, pois eu moro no exterior faz quase 4 anos e depois do casamento nao voltarei pro brasil tao cedo. A minha mae disse pra eu convida-los, eu nao quero, a)por ser uma booooa grana a mais e, b) nao os conheco e quero compartilhar soh com as pessoas q fizeram e fazem parte da minha vida.
    To na duvida se coloco somente o nome dos amigos e deixo q perguntem pra cerimonialista se podem levar mais alguem, ou se simplesmente escrevo um mail dizendo q nao poderei convidar os “anexos”. Ainda mais porque os meus pais estao pagando 2 casamentos neste ano (a minha irma casou em junho e eu caso em setembro). Eu quero MUITO mandar o email, pois sao meus amigos ha tantos anos, sempre fomos super verdadeiros uns cons os outros…a minha mae acha feio mandar. O q vcs acham?
    Se me dissessem q o Itai nao esta convidado, ou eu, eu entenderia perfeitamente….nao eh facil gastar uma bela grana por uma cabeca q tu nunca viste na vida.

  • Brenda diz: 25 de julho de 2009

    Eu acho que o noivo/noiva/namorado/namorada é uma extensão do convidado e não pode deixar de ser convidado também. O que eu acho chato é quem leva filhos, amigos ou outras pessoas que não tem nenhuma relação com os noivos.

  • Fernanda diz: 27 de julho de 2009

    Nem fala em trajes! A única lembrança desagradável que eu tenho do meu casamento foi entrar no salão, ver todo mundo arrumado, terno, gravata, vestidos e um tio meu de camiseta polo amarela! E no outro canto um namorado de uma prima de boné e camiseta! Me deu muita raiva e achei a maior falta de respeito! Minha vontade era tirar eles da festa!

  • Karina diz: 27 de julho de 2009

    Teste de comentário.

  • marcia rocha diz: 11 de setembro de 2009

    QUERO UMA AJUDA VO EM UM CASAMENTO 18;00 EM BAUERI SAO PAULO GOSTARIA DE UMA OPINIÃO OQUE VESTIR TENHO 35 ANOS MORO NO INTERIOR SP

  • Edineusa diz: 7 de outubro de 2009

    é errado vestir preto em casamentos? gostaria muito de saber, pois fui convidada p/ cantar em um e pretendo vestir um vestido preto…

    Edineusa, seria inadequado se fosses compor o altar (madrinha, mãe de noiva). Convidadas e staff estão liberados.

  • Ednara Estrela diz: 4 de março de 2010

    Olá…Me ajude por favor!

    Vou a um casamento a noite, sei que as madrinhas vão de longo, eu sou apenas convida, gostaria de saber o que devo usar…ou melhor o que se estar usando mais no momento…se longo ou longuete ? tenho 25 anos gostaria de estar adequada com a ocasião e também estar na moda…

    Abraço

  • gabichanas diz: 4 de março de 2010

    O longo é sempre mais adequado, Ednara, mas um longuete elegante também pode servir.

  • Bárbara diz: 27 de julho de 2010

    Olá!

    Estou na dúvida de como organizar os convites de casamento. Dois padrinhos começaram a namorar recentemente, mas já havia convidado para ser padrinho antes, convidarei os namorados e a família que mora com eles (pai, mãe, irmãos). Como faço nos convites? Mando 1 para o padrinho, família e namorada? Ou mando 1 para o padrinho e família e outro separado para a namorada?

    Obrigada.

  • DANIELLY diz: 3 de novembro de 2010

    GOSTARIA D EUMA OPINIÃO SOBRE O QUE VESTIR POIS RECEBI UM CONVITE DE CASAMENTO ONDE O TRAJE É tropical chique

  • RENATA R. MACIEL diz: 10 de setembro de 2012

    Eu e meu esposo fomos convidados para casamento de um funcionário dele. Tenho um bebezinho com 2 meses. Posso levar carrinho na festa ou tenho que ficar com ele no colo, assim como na igreja? Grata!

  • Rosangela da costa santos diz: 11 de setembro de 2012

    GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SOBRE O QUE VESTIR POIS RECEBI UM CONVITE DE CASAMENTO ONDE O TRAJE É TROPICAL CHIQUE, VAI ACONTECER EM UM SITIO DURANTE O DIA.AS CORES ELA COLOCOU NO CONVITE AMARELO AZUL E BRANCO E SE EU QUISER IR DE VESTIDO ESTAMPADO POSSO?

Envie seu Comentário