Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Noiva.com responde: como convidar colegas de trabalho sem chamar a empresa toda?

10 de setembro de 2009 20

A dúvida é das leitoras Adri e Amanda. Elas estão programando a entrega de convites e esbarraram no problema de como convidar os colegas de trabalho. Quando a empresa é grande, como convidar os colegas sem precisar chamar todo mundo?

Para começar, vamos fazer um exercício de imaginação. Pense naquele seu colega que trabalha longe da sua mesa, aquele com o qual você só troca “bom dia”, comentários sobre a chuva que não para e com o qual você conversou um pouco na festa de fim de ano. Se souber que ele vai casar e não lhe convidou você ficaria chateada? Não! Da mesma forma as pessoas do trabalho que não forem convidadas para seu casamento vão entender que não tem a intimidade suficiente para serem chamados para uma comemoração íntima.

Você pode evitar desconfortos tomando alguns cuidados:

- Não entregue os convites em frente a todos os colegas, especialmente daqueles que não serão convidados. Se possível, marque de ir à casa da pessoa. É isso que manda a etiqueta e o colega terá a oportunidade de conhecer melhor o noivo ou a noiva. Se não for possível, chame a pessoa em uma sala separada, no final do expediente.

- Não exponha o convite no mural da empresa. A intenção pode ser boa, de informar aos colegas que você vai casar, mas quem vê pode se sentir convidado e estragar todo seu planejamento.

- Não publique no seu site de casamento ou blog pessoal os nomes dos seus convidados. É uma péssima forma do seu colega descobrir que não será chamado para a festa.

Um lembrete mais do que importante, noivos: jamais convidem pessoas apenas para a cerimônia religiosa. Chamar todos para a igreja e apenas alguns para a festa é muito, mas muito chato. Se o casamento terá festa aqueles que forem convidados deverão participar do pacote completo.

Para terminar, uma dica para lidar com aquele tipo deselegante de colega que faz gracinha e pergunta porque não foi convidado. Rebata sendo mais elegante do que ele. Explique que a festa é íntima, para família e poucos amigos. Isso provavelmente será verdade, pois se sua festa tivesse 1500 pessoas certamente ele seria chamado.

>>> Leia mais sobre etiqueta envolvendo convites:

- Quero que minha festa não tenha crianças. Como informar os convidados?

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (20)

  • Polliana diz: 10 de setembro de 2009

    Gabi, o problema é quando fazem a famosa “vaquinha” pra dar um presente legal e acabam entregando no ambiente de trabalho: os que não foram convidados certamente ficarão sabendo… foi o que aconteceu comigo… procederam dessa forma para todos poderem me cumprimentar, porque como a festa foi no feriadão, alguns já tinham viagem marcada e não poderiam adiar. Ficou mais chato ainda porque alguns vieram me cumprimentar, outros, não saíram do lugar, porque não foram convidados….ou seja…mesmo fazendo tudo como manda o figurino, entregando o convite em reservado, sempre tem o chefe que recebeu o convite e faz gracinha, te chamando de ” a noiva” antes do casamento, “divulgando” aos quatro ventos que terá casamento…heheh…
    Mas as noivinhas já tem trabalho o suficiente preparando a festa, gurias, nada de ficar se preocupando com isso! Tem coisas que realmente “faz parte”…hihi…

  • Chris diz: 10 de setembro de 2009

    Gabi, resposta certeira pra um problema que me martelava aqui…
    Bjs

  • daniela diz: 10 de setembro de 2009

    resolvi não convidar ninguém do trabalho, porque não são meus amigos, não frequentam a minha casa, e é claro me dou mais com uns que com outros, mas como numa sala que sentam 15 pessoas eu vou convidar 6?
    disse pra todo mundo que vai ser algo intimo para a familia e amigos mais chegados, e era isso!
    o pior dos convites é quando tu entrega e as pessoas começam a pedir pra levar agregados, pessoas que não tem nada a ver contigo, que tu nem se relaciona. to enfrentado isso´e é um saco! será que as pessoas não se tocam que a gente paga por pessoa? que levando gente nada a ver a gente deixa de convidar quem realmente gostaria? fico tão de cara que não sei o que responder!!!

  • Juli Fischer diz: 10 de setembro de 2009

    Bah….
    Isso é um problema mesmo…
    Essa semana eu fiz aquela lista onde constam TODOS aqueles que gostariamos de convidar… agora vamos analisar a lista e fazer os cortes…
    Aqui do meu trabalho… tem pessoas que não posso de deixar de convidar… mas tem também aqueles que eu não quero e não vou convidar.
    Vou aproveitar a dica do blog e vou convidar discretamente.
    Não acredito que venham me cobrar… acho isso deselegante!

  • Adriana diz: 10 de setembro de 2009

    Amei a dica Gabi!

    Certamente usarei.

  • Larissa diz: 10 de setembro de 2009

    Uhuhuuuuu Gabi..
    Não sabe o peso que me tirou….Estava aqui pensando como fazer isso…E não só os colegas de trabalho como aqueles amigos dos papais, aqueles conhecidos que nesta época se sentem amigos íntimos e por aí vai……
    Bjkas imensas e até….FALTAM 3 DIAS, hehehe

  • Tainá diz: 10 de setembro de 2009

    Aproveitando o assunto etiqueta.
    Eu naõ quero colocar informações sobre a festa no convite. Quero colocar que receberemos os cumprimentos na Igreja e, no final da cerimônia, anunciar onde será a recepção.
    É deselegante?

  • Rossana Arriens diz: 10 de setembro de 2009

    Bah, a Daniela e a Larissa tocaram no ponto que mais me incomoda: Pessoas que ficam pedindo pra convidar gente que, originalmente, não seria convidada. Tivemos que engolir alguns pedidos e aumentar o número de convidados, e é óbvio que vamos pagar (muito caro) por isso. Pior ainda é quando somos cobrados por não convidar pessoas que não falam contigo há anos e não te convidaram pra nenhuma das festas que fizeram nos últimos 8 anos, só porque “adoram” o teu pai (que não pagou 1 centavo pelo casamento e nem pretende te comprar um presente) e ficaram sabendo que vai ser um festão! Que gente mais interesseira! Pessoas mais velhas têm dificuldade de entender que, hoje em dia, quase sempre quem paga todas as despesas do casamento é o casal. Se meu pai não ajudou em nada, porque ele poderia convidar pessoas que nem lembram de mim e eu deveria pagar do meu próprio bolso por isso? E tem também aqueles que tentam se auto-convidar e ficam insistindo! Nossa!!!

  • daniela diz: 10 de setembro de 2009

    Rossana,

    entendo a tua indignação…o ideal seria poder convidar quem não vai pra comer, pra falar depois da decoração, mas as pessoas que vão de coração aberto e com a intenção de abencoar ainda mais o que ja temos..bem vamos cair na real, o mundo não é esse! eu não sei se as pessoas são ignorantes ou se fazem de loucas eu só queria ser com elas tão grosseira quanto elas são comigo, porque pedir pra ser convidado e querer convidar quem não tem nada a ver é relamente de muito mau tom. o casamento não é só nosso, e por mais que as nossas familias não estejam contribuindo com um real, o casamento é deles também. o meu pai não se esforçou em nenhum momento pra bancar uma festa pra mim, mas ficou a vida toda me jogando na cara que eu não tinha casado na igreja…e agora eu morro de pena dele, porque ele só pediu pra convidar um irmão dele (ele tem dez irmãos!). Sei lá ontem me irritei bastante com essa função das pessoas convidarem por mim,mas falta menos de um mes pro meu casamento e quero ir pra ele com o coração limpo, sem estresse, curtiri esse momento que é muito meu, que eu to empenhando uma grana federal!!!!!! mas estou confiante que vai ser lindo, que vou me emocionar um monte e que vamos ser feliz pra sempre, te desejo o mesmo

  • Laura diz: 10 de setembro de 2009

    Pior é que é verdade. A coisa mais deselegante que eu acho é os auto-convidados. Aconteceu comigo. Tenho uma parte da família que é exatamente desse jeito, se convidar Uma pessoa pode contar na lista mais umas 3 ou 4, porque eles simplesmente levam as pessoas. Uma tia minha fez isso, eu convidei ela, e não convidei alguns primos (pq eu tenho 40 primos que são casados e possuem no mínimo três filhos que lotariam a festa só com eles), e ela simplesmente me xingou por não ter convidado as outras pessoas dizendo que era deselegante. Bati o pé, disse que a festa era para poucas e importantes pessoas e que simplesmente ela não poderia carregar essas pessoas com ela sem em avisar com muita antecedência para eu decidir. Bom, ela não apareceu nem na cerimônia, nem na festa.

    As pessoas não entendem o significado de comemoração íntima e principalmente acham que esse tipo de festa é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um. É muito chato, e fiquei sem saber como proceder. Ignorei o lembrete dela e paciência. A festa foi ótima, e não saiu de dentro do orçamento que eu tinha me planejado.

  • Renata Ferlini diz: 11 de setembro de 2009

    Nooossa que esse item é um estresse mesmo. Eu não teria papas na língua pra dizer que não vou convidar, pra dizer que não pode levar ninguém a mais… Porém o meu noivo já tem mais dificuldade pra dizer não … acha que fica chato. Eu não me importo que achem “chato”… eu quero que participem do meu casamento as pessoas que realmente querem comemorar essa festividade comigo, que fazem parte da nossa história juntos. As que vão cumprir tabela social, não serão bem vindas e portanto não serão convidadas… Só falta o noivo tb chegar a esse acordo com a lista dele hahaha

    Bjos

  • Andrea diz: 6 de junho de 2011

    Olá,

    Na empresa eu vou marcar um almoço com os mais chegados. Como o meu não é o primeiro, já sei que não vai haver o problema de anunciarem. E quem vai já recebeu o save the date, então está bem tranquilo.

    Nós até temos blog, mas eu desvinculei do meu perfil pessoal, então só quem recebeu o save tem conhecimento do mesmo.

    Bjos,
    Andrea

  • Simone diz: 6 de junho de 2011

    Em nosso casamento optamos por não convidar as pessoas que trabalhavam conosco. Como nem a empresa em que eu trabalho, nem a que o meu marido trabalha são empresas grandes, teríamos que convidar todos e assim iria aumentar muito o nosso orçamento, o que não era nossa intenção. A nossa cerimônia foi apenas para familiares e amigos próximos. E todos se agradaram.

  • Thatiane Cabral diz: 6 de junho de 2011

    adorei e mandei para o meu noivo, q esta com esse problema…

  • Carolina diz: 4 de agosto de 2011

    Gente…. esse assunto me tira o sono….
    Tem gente no meu trabalho que pergunta na frente de todo mundo “você vai convidar a gente pro seu casamento”? Toda hora é uma saia justa. A empresa que trabalho só tem 30 funcionários, me dou bem e converso com todos, e não queria mesmo convidar todo mundo, só umas 5 pessoas…. Mas tenho muito medo do clima depois… vai ter gente muito cara de pau que vai passar na cara – na brincadeira claro, mas que incomoda – que eu não chamei pro casamento.
    Fora minha mãe que não está dando 1 real (não que ela não queira, mas não pode mesmo), e fica fazendo chantagem emocional pra chamar as amigas dela.
    Esse é o assunto que mais em incomoda mesmo!
    Mas vou pensar da forma que uma das noivas disse: Não convide por educação, nem só por convidar, pra pessoa não ir de coração, e ir só pra reclamar da comida que comeu de graça….

  • Larissa diz: 3 de novembro de 2011

    Eu não convidei ninguém do meu trabalho. Não tenho intimidade com ninguém, aqui é só coleguismo mesmo.. Tanto que meu casamento será mês que vem e ninguém aqui sabe.. Só falei que vou casar no civil.. Acho melhor isso do que se incomodar depois.

  • Amanda Alves diz: 6 de dezembro de 2011

    Meu Deus, esse problema está me tirando o sono. Meu casmenmto é em exato 1 mês, já esntreguei todos os convites pessoais mais o que tem de gente se convidando não está escrito.Ainda não sei como proceder, essas dicas não me ajudaram muito não…

  • Tay diz: 7 de janeiro de 2013

    Genteee, e o que dizer de mim que trabalho na mesma grande empresa q o meu noivo???? Têm amigos dele, amigos meus, e amigos de ambos, em comum… Todo mundo casado, ou seja, tem que contar duplicado… Nossa!!! Já está em 70 pessoas!!! Imagine!!!

  • Talita diz: 7 de setembro de 2013

    Olá,

    Estou no mesmo drama de todas rsrs…no meu trabalho são apenas 8 pessoas…pretendo dar convite apenas para 5 pessoas incluindo meus chefes…fica chato deixar essa minoria de fora sendo que não tenho intimidade com eles? Posso mandar e-mail convidando pelo menos de confirmação?

    A mesma situação acontece no meu prédio…só tenho 6 convites para convidar 2 familías, sendo cada com 4 pessoas….que também não tenho muita intimidade…mas eles convidam agente pra tudo. Ou é melhor não chamar ninguém do prédio para não ficar deselegante?

  • Thainá Santos diz: 24 de julho de 2014

    Olá, Meninas estou com esse mesmo problema :/ Ou pior, primeiro meus pai nem tanto mais minha mae quer convidar todo mundo que fala OI pra ela, e não sei nem como mais dizer “não mãe, não da” pq ela ta me ajudando e muito no meu casamento ambos né… E pra completa.. Eu sou do tipo de pessoa que comprimento e sou gentil com todos, mas nem por isso todos são meus amigos… E a empresa que eu trabalho por ser bem “família” e razoavelmente grande, tudo que é novidade ta na boca de todo mundo.. então ja ta todo mundo sabendo… Ja entreguei o convite para as pessoas especiais que eu quero que estejam la… mas me martela ainda o negocio de colocar o convite no mural…Não quero colocar só por ser gentil demais, mas tbn não quero ficar com o carão depois que volta a trabalha… Vai que todos os fulanos que vê se sentem convidados e aparecem?? O local não terá estrutura e nem a comida vai dar pra todos… Oooo assunto estressante em :/ 58 dias *-*

    Beijos

Envie seu Comentário