Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 30 janeiro 2010

Como organizar um casamento ao ar livre

30 de janeiro de 2010 14

Fotos: Divulgação, Elizabeth Messina

Casamentos ao ar livre são lindos e o sonho de muitos noivos. Organizar um, no entanto, requer que o casal observe uma série de detalhes. O Noiva.com reuniu três profissionais super conhecidas do mercado gaúcho para passar dicas preciosas para quem sonha com esta celebração diferente. Conheça agora um guia completo para tornar sua festa perfeita.

:: Qual época do ano é a mais indicada para casar ao ar livre?

É claro que o maior inimigo de um casamento ao ar livre é o clima. Consultei Estael Sias, meteorologista do Grupo RBS, sobre o assunto. A Estael diz que o inverno e o verão geralmente têm uma certa redução no volume de chuva, mas é importante levar em consideração a influência de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña, que têm impacto direto na maior ou menor frequência de chuva. “Nos anos de La Niña, em qualquer época do ano, o tempo fica mais seco e em anos de El Niño a primavera é muito chuvosa e as outras estações têm chuva mais frequente também”, explica a Estael. A dica, então, é casar no verão ou inverno de um ano de La Niña. Aí é tempo seco certo!

:: Em que lugar eu posso realizar um casamento ao ar livre?

Quando a gente pensa em casamento ao ar livre geralmente lembra de praia, mas existe uma série de opções que os noivos podem considerar. Anna Medeiros e Neca Esbroglio, da Anna e Neca Eventos, têm longa experiência realizando algumas das festas mais bonitas do Rio Grande do Sul e dão algumas: “fazendas e casas de campo fazem um lindo cenário. Um clube como o Country, em Porto Alegre, possibilita uma cerimônia sob o Guapuruvu, árvore frondosa e com vista para um lindo gramado. As residências nas ilhas também são perfeitas ou qualquer outra residência que tenha áreas possíveis de serem adaptadas para eventos desta importância.”

:: Que estrutura preciso montar para um casamento ao ar livre?

Primeiro passo: definir que tipo de estrutura os noivos querem. A ideia é ter uma cerimônia no mesmo local? Então é preciso providenciar cadeiras para todos os convidados e um altar. Querem oferecer um jantar formal? É preciso montar mesas completas (com arranjos, toalhas, guardanapos e louça). Caso a intenção seja oferecer um jantar mais simples (falaremos disso daqui a pouquinho), lounges e bistrôs resolvem. Agora uma parte muito importante: mesmo que a meteorologia esteja prevendo um dia maravilhoso você tem que montar uma área coberta. Toldos ou tendas não protegem apenas da chuva, mas também de sol forte, calor e sereno. Um piso falso também é imprescindível para que todos possam circular e dançar com conforto. O casamento será em um período quente? Providencie leques para a cerimônia e garanta ventiladores especiais para eventos espalhados pelo local. Será no inverno? Aquecedores, também específicos, vão garantir que todos se sintam bem.

:: Eu preciso mesmo ter um plano B?

Sim, é fundamental. Não tente organizar um casamento complexo como um ao ar livre sem contar com a ajuda de uma organizadora. Caso algo dê errado (e existem muitos detalhes que podem causar problemas) é esta profissional que vai tomar as rédeas e resolver tudo enquanto os noivos, a família e os amigos se arrumam para a festa. A Anna e a Neca comentam: “jamais deve-se fazer um casamento ao ar livre sem a possibilidade de ter outra opção. É um momento delicado, de decisões sérias, e para isso os noivos precisam confiar nas organizadoras. Ao sinal de qualquer intempérie um plano pensado previamente deverá ser executado”. Lembrem-se, noivos: em caso de chuva ou vento forte a estrutura de toldos pode não suportar.

:: Casamento ao ar livre é mais caro que um tradicional, feito em local fechado?

Anna Medeiros e Neca Esbroglio respondem: “nem sempre, pois o custo de igreja e da decoração podem ser destinados a este espaço. Temos que considerar também que as decorações têm porte bem menor que os templos.”

:: Estamos decididos a fazer cerimônia seguida de festa, ambos ao ar livre. Como fica o cerimonial nestes casos?

“Normalmente fazemos como se fosse em um templo. Os noivos saem com o cortejo, se isolam e neste momento são feitas fotos do casal e familia para depois de todos os convidados acomodados, fazerem a entrada festiva”, dizem Neca e Anna.

:: Existe algum tipo de flor mais adequado para quem vai casar ao ar livre?

Quem responde agora é uma expert em flores. Angélica Martins comanda o Atelier das Flores e deu mil dicas para o Noiva.com: “o casamento ao ar livre é mais descontraido, mais casual. Eu gosto muito de utlizar uma linha de flores no mesmo estilo, que seriam flores mais leves e com movimento. Fica muito bem alstroemérias, flores do campo, orquídeas plantadas e bastante verdes.”

:: Como garantir que os arranjos durem mesmo expostos ao sol e ao vento?

“Expostos ao sol e ao vento é quase impossível durarem muito tempo”, diz a Angélica. “O correto é trocar a água muitas vezes e, de preferência, trabalhar com flores na linha das flores tropicais: Helicônias (Rostrata, Estrelitzia, Bihay….) são flores que se dão melhor com o calor.”

:: Como fazer as flores se destacarem em uma celebração realizada em meio à natureza?

As dicas da Angélica para resolver este dilema envolvem, especialmente, iluminação. Ela recomenda colocar os arranjos em um local em evidência e com bastante iluminação pontual. “Eu sou apaixonada por orquídeas, e acho lindo quando utilizadas em abundância em vários vasos com água e mini velas. É um impacto na chegada dos convidados!”.

:: O que servir em um casamento realizado durante o dia e ao ar livre?

O menu vai obedecer vários quesitos, mas especialmente o horário da cerimônia. Pode ser servido almoço ou jantar completos. Se a intenção é tornar o cardápio mais informal a dica para casamentos da manhã é apostar em um brunch. A palavra é uma junção de breakfast + lunch (café da manhã + almoço). Um brunch contempla alimentos do café da manhã como pães, queijos, geleias e também do almoço, como crepes especiais, suflês e saladas. O brunch é montado em uma grande mesa e o convidado serve-se à vontade. Caso a recepção comece no meio da tarde e se estenda até a noite uma boa pedida é um coquetel seguido de mini-porções, como escondidinhos e risotos servidos pelos garçons.

:: O que a noiva deve vestir em um casamento ao ar livre?

Certamente um modelito com menos pompa, afinal de contas você optou por uma cerimônia mais informal e descontraída. O vestido pode ser longo, mas fica especialmente lindo se a noiva seguir uma linha mais natural, levinha. O vestido da Milene Zardo, apresentadora da TVCOM que casou no finalzinho da tarde, foi perfeito. A festa é na praia? Então clique aqui para conhecer modelos feitos por uma estilista do Hawaii.

:: E o noivo, usa que tipo de traje?

Fraque e smoking são proibidos. A roupa do noivo também pode seguir a linha da festa, que é mais informal. Ele pode deixar de lado os trajes escuros e apostar em ternos de cor mais clara e de tecidos mais leves. Em alguns casos a gravata também pode ser esquecida no armário. Faz questão do traje escuro? Fica mais bacana quando o casamento começa de dia, mas se estende até a noite.

:: As madrinhas e convidadas usam que tipo de vestido?

Já ouviu uma regra que diz que o comprimento do vestido avança de acordo com o horário? Se a festa for pela manhã você não precisa usar longo. Modelos com barra logo abaixo ou pouco acima do joelho são extremamente elegantes. Já que você estará em meio à natureza, opte por cores mais festivas e reduza a quantidade de brilhos.

:: Fontes e mais dicas::

:: Obrigada às queridas Anna, Neca e Angélica pelas dicas. Para entrar em contato com a Anna Medeiros e com a Neca Esbroglio mande mensagem para annanecaeventos@terra.com.br. Já para falar com a Angélica Martins acesse o site do Atelier das Flores para checar todos os contatos.

:: Um dos meus sites de casamento preferidos se chama Style Me Pretty. Ele tem base na Austrália, onde a maioria dos casamentos ocorre ao ar livre. Dê uma passadinha lá para ver fotos maravilhosas e inspirações divinas para sua decoração.

:: Veja casamentos e histórias reais de leitoras do Noiva.com que casaram ao ar livre:

- Paula e Alan

- Daniela e Márcio

:: Mais posts com dicas ótimas:

- Detalhes para um casamento campestre

- Aluguel de chapéu para festa

- Convite que é um leque

- Mini buquês na decoração

- Decoração com cara de praia

- Paleta de cores em tons de azul e branco, tudo a ver com mar

- Paleta com muito verde

- Vestidos mais curtinhos e básicos para as convidadas

- Vestidos curtinhos com um pouco mais de glamour

- Vestidos para noivas mais básicas

- Padres celebram casamentos fora da igreja?