Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Montando uma cerimônia alternativa

15 de fevereiro de 2010 2

Cerimônias de casamento fora da igreja são cada vez mais comuns. Elas são a escolha de noivos que querem dar um ar mais descontraído à celebração e a saída para casais especiais, como aqueles onde um dos dois já foi casado na igreja ou ambos são de religiões diferentes.

Uma cerimônia alternativa tem todo o simbolismo de uma realizada dentro da igreja: fala de amor, da união, da fidelidade, da construção de uma nova família. Há troca de alianças, o famoso beijo dos recém-casados e podem existir até os votos e o esperado sim. Tudo vai obedecer o estilo que o casal quer dar ao momento. Os ritos serão definidos junto ao celebrante, já que na maioria das cidades (entre elas Porto Alegre) os padres não são autorizados a realizar cerimônias de casamento fora da igreja.

Você terá uma cerimônia de casamento assim? Então veja o tira-dúvidas que o Noiva.com montou para te ajudar a montar uma celebração perfeita.

:: Quem vai comandar a cerimônia já que o padre não estará presente?

Um amigo ou membro da família podem ser convidados para conduzir o momento, mas o mais adequado é que os noivos contratem um celebrante. Os celebrantes são pessoas especializadas em montar cerimônias personalizadas, de acordo com o estilo de cada casal.

:: Onde pode ser realizada a cerimônia?

No próprio clube onde será realizada a recepção, em um espaço reservado de um restaurante, ao ar livre, na casa da família. Vai depender do tamanho que vocês vão querer imprimir a esta comemoração.

:: Qual a estrutura necessária?

É preciso que no local seja montada uma espécie de altar. A composição deste altar vai obedecer o estilo de cerimônia pensado pelos noivos junto com o celebrante. Quer um exemplo? No altar podem ser dispostos itens necessários para plantar uma pequena árvore. O celebrante convida o casal a preparar a terra, lançar as sementes, cobrir com terra e regar. Isso tudo vai simbolizar o começo e o crescimento de uma nova família. Os pais e padrinhos também podem ajudar colocando cada um um pouquinho de terra naquele vaso.

Foto: Michael Paz

:: Como fica o cortejo?

O cortejo será feito da mesma forma que o que acontece na igreja (clique aqui para ver a ordem de entrada de pais, padrinhos).

:: Depois da cerimônia, para onde vão os noivos?

Se ela for seguida de recepção os noivos podem sair junto do cortejo e se retirar para fazer fotos enquanto todos os convidados se acomodam. Mais tarde o casal faz uma grande entrada e começa a festa. Se não houver recepção em seguida os noivos saem com o cortejo e se posicionam em um local mais afastado para receber os cumprimentos e fazer fotos.

>>> Veja relatos de noivas que fizeram cerimônias de casamento alternativas e lindas:

- Milene e Ricardo

- Camila e Gustavo

>>> Agora veja dicas para montar a sua cerimônia alternativa:

- Tudo sobre casamento ao ar livre

- Indicação de celebrante

avatar

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!
avatar

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (2)

  • Paula Kruel diz: 15 de fevereiro de 2010

    Oi, faz tempo que acompanho o seu blog, ano passado tive cinco casamentos e a maratona desse ano já começa nesse mês, por enquanto tenho três casamentos até o final do ano. Bom, como eu acabei sendo madrinha de três desses casamentos, e, tentei ajudar ao máximo meus queridos afilhados, recorrri a internet para tentar entender tudo o que é necessário. No fim, ano que vem também estarei casando, então aproveito para sonhar e pensar em todos os detalhes. Eu amei o local onde a Milene casou, é bem como eu queria. Quero um local com vista para o Guaiba, com bastante verde…amei!! Então se tiveres outros lugares como aquele…Ainda tenho tempo até meu casamento. Ah Parabéns pelo blog…é maravilhoso!!!

  • Aline Ferreira diz: 24 de novembro de 2012

    Adorei essa matéria sobre casamentos alternativos, sou Juiza de Casamento e, realizo muito esse tipo de cerimônia, na minha região chamados de “Casamento Personalizados”. Parabens.
    Dra Aline Ferreira

Envie seu Comentário