Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Noiva.com responde: quantos casais de padrinhos eu posso ter na igreja?

22 de abril de 2010 22

Não há um número fechado, uma regra que valha para todos os casos. Ficará a critério dos noivos escolher quantos casais terão como seus padrinhos no dia do casamento. Alguns conselhos, no entanto, são importantes:

:: Em algumas igrejas existe restrição do número de padrinhos. Antes de sair convidando seus amigos pergunte na secretaria da paróquia se ela adota algum critério.

:: Cuidado para não ter mais gente no altar do que nos bancos da igreja. Se você terá poucos convidados evite chamar muitos padrinhos.

:: Faça uma boa análise do espaço que sua igreja dispõe. Amontoar padrinhos ao lado do altar é deselegante. Caso sua igreja seja bem pequena e comporte apenas os pais dos noivos reserve os bancos da frente para os padrinhos.

Um casal de cada lado seria o mínimo. O máximo vai variar conforme os critérios listados acima, mas mais do que seis casais de cada lado começa a beirar o exagero.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (22)

  • Gabriela Cristina diz: 22 de abril de 2010

    O nosso casamento vai ter 2 casais de cada lado, pois como nossa igreja eh pequena, nao queremos ninguem amontoado la na frente. Justamente como vc falou..

  • caroline diz: 22 de abril de 2010

    Sempre ouvi dizer que o número de padrinhos e madrinhas deve ser ímpar, não podendo ter, por exemplo, 2 casais de padrinhos e madrinha de um lado e 2 do outro.
    É verdade isso?

  • Fernanda Correia diz: 22 de abril de 2010

    Assunto muito, muito tenso!!!

    Juro que tentei colocar só 6 casais de cada lado, mas não vai dá! Serão 14 casais ao todo, misturando minhas madrinhas com os padrinhos do noivo! Como os bancos não ficarão no altar, imagino que não ficará tão estranho assim! rs!

  • Pati diz: 22 de abril de 2010

    Fui num casamento que eram 24 casais de padrinhos. Ficou simplesmente ridículo… Não sobrou lugar nem pro padre!

  • Karla diz: 22 de abril de 2010

    Particularmente acho que algumas noivos perderam um pouco a "noção" do que os padrinhos significam para o casal, pois os padrinhos, como sabemos, tem a função de abençoar a união mas vão além disso, são os casais exemplos, aqueles de amigos de verdade, aqueles que acompanharam de pertinho o desabrochar do relacionamento e agora estão nos abençoando na sua "consumação", aqueles que queremos que nos aconselhem durante a nossa vida toda de casados que estamos iniciando naquele dia, se assim for presciso… Por isso, acho muito mais interessante (considerando q tb varia conforme o tamanho da festa), mas mesmo assim acho super carinhoso por parte dos noivos não querer "encher o altar de padrinhos" e sim convidar apenas aqueles que realmente são importante para os dois, não importa se são 1 de cada lado apenas, dois de cada lado, dois de um lado, três de outro… A propósito, isto é possível né? Pois no meu ponto de vista, muito melhor que a "estética" de uma número gde ou certinho lá no dia, é a certeza de que eles são realmente nossos padrinhos do coração…

  • gabichanas diz: 22 de abril de 2010

    Carol, nunca ouvi isso, não!

  • Mariana diz: 22 de abril de 2010

    Eu tb acho que nao podem muitos… A igreja onde vou casar, estipulou no maximo oito casais, sendo quatro para cada lado… Achei um numero bem adequado…

  • Mônica KB diz: 22 de abril de 2010

    Obrigada, Gabi.
    Então, respeitadas as exigências do local, é mais uma questão de bom senso mesmo neh…
    Caso contrário, a entrada inicial viraria quase um desfile de escola de samba. ¬.¬

    Bjos =**

  • Caroline diz: 4 de agosto de 2010

    Olá, gostaria de saber se ficaria muito estranho colocar 12 padrinhos de cada lado e, ainda convidar quatro amigas para serem floristas além de duas daminhas? estou perdida, pois minha mãe fez o favor de convidar e não sei como dispensar

    rsrsrsrs

    Beijos,

    Obrigada

  • Natália Viana diz: 28 de março de 2011

    Sinceramente eu sei que possa parecer exagero.. mas no meu será impossível convidar menos que 18 casais.. Como conhecemos e gostamos de muita gente.. é muito complicado… isso pq ainda estamos tirando metade!! hehehe
    Se alguém souber de uma 2 alternativa.. por favor!!
    :*

    Meu Blog é: diadiadanoiva.blogspot.com

  • Drenalina diz: 14 de dezembro de 2011

    eu queria colocar 6 padrinhos meu e 6 do meu noivo
    sendo 3 no civil e 3 na igreja vcs acham que vai fica feio?

  • Jéssica diz: 15 de outubro de 2012

    KKKKKKKKKKKKK nossa tbn vou me casar e estou endecisa estou querendo colocar 10 do meu lado e 10 do meu noivo mas tou com medo de ficar cafona kkkkkk oq eu faço ?

  • jessica diz: 25 de outubro de 2012

    Acho que a duvida que eu tenho é a mesma de muitas noivas tambem.
    No meu caso, meus amigos mais intimos ja me disseram: seria seu padrinho/madrinha né?! Acabei ficando sem jeito de falar não…
    e isso se acumulou em 9 casais..

    a cerimonia do meu casamento não será na igreja.. sera no mesmo local da festa.

    seria um certo exagero 9 casais de cada lado?

  • Gabrieli Chanas diz: 25 de outubro de 2012

    Jessica, pela etiqueta é, sim. 6 é um número que é considerado máximo. Cuida para não teres mais padrinhos do que convidados. Um beijo!

  • marcia roberta da silva diz: 6 de novembro de 2012

    sou casada a 3 anos no civil e meu marido esta querendo comera nosso proximo aniverssario de casamento realizando um novo ”casorio” ja que nao tivemos casamento na igreja ou seja desta vez seria com direito a bolo vestido de noiva padrinhos so que eu estou com medo de passar por riducula o q vcs acham ? me ajundem por favor.

  • Michelle Silva diz: 18 de novembro de 2012

    Irei me casar em janeiro de 2013 e terei apenas dois casais de cada lado,total de 04,na verdade o que considerei foi a proximidade e cumplicidade que temos com cada um deles,foram eles que nos acompanharam desde o início da relação e estarão compartilhando de um momento sem igual.Na minha opinião utilizando o bom senso com o sentimento do convidar estas pessoas acho que é válido.

  • Janimara da silva rocha diz: 22 de novembro de 2012

    gostaria de ter 5 casais de cada lado.. pois são pessoas de extrema importancia em minha vida… e o meu namorado é jogador.. alguns dos meninos do time são inseparaveis.

    seria deselegante???

  • Paulinha diz: 30 de novembro de 2012

    Genteeeeee, vamos ter 12 casais de cada lado… E estamos confortáveis com isso… Estava muuuuuito sofrido escolher… Meu cortejo será enorme e vai ser na praia… Por isso tenho como investir na estrutura pra o altar do tamanho que couber todo mundo… Vou tbm combinar com a cerimonialista uma entrada mais rápida que o normal pra nao ficar cansativo… Sei que é mais lindo um cortejo menor… Mas estava impossível… :(

  • luana diz: 6 de janeiro de 2013

    Entao eu querme casar ainda neste ano .em marco so que estou meio perdida pra saber quantos casais para padrinhos seria melhor poderia me respinder ….. desde ja agradeco bjos

  • Fernanda diz: 7 de março de 2013

    Bem, acho que o número de padrinho deve ser escolhido da seguinte maneira: usando nosso bom senso pra td e autoconhecimento sempre. Não importa o que vão pensar… Se não há nada de vulgar que vá atingir mh integridade ou a do próximo, então, td o que eu desejar e puder fazer para que esse dia seja excelente eu devo fazer. “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” (I Corintios 6:12). Tenho sempre que ser fiel aos meus princípios. Estou fazendo um casamento para os outros ou para eu ser feliz ? Bem, eu quero um casamento muito simples. Terei muitos convidados, pois tenho uma família muito grande (mh avó teve 21 filhos, ou seja, tenho mais de 80 primos), faço parte de mocidade (sou coordenadora de vários trabalhos com crianças e jovens) e estudei no cefet, ou seja, já deu pra perceber que é muita gente mesmo. Vamos gastar um bom dinheiro com o casamento por causa da quantidade de pessoas que teremos nele. Mas, eu e meu noivo decidimos que o que queremos mesmo é gastar na lua de mel, iremos para o Caribe. O casamento é meu e dele, não de terceiros… Por mais que eles sejam importantes.

  • Cinthia diz: 24 de março de 2013

    Olá
    Me caso esse ano e teremos 26 casais de padrinhos, fora a família. Resolvemos dividir o cortejo da família e dos padrinhos, que são os amigos. A saída para que não fique aquela multidão no altar será colocar todos os padrinhos sentados em bancos em disposição na diagonal e conosco no altar ficará só a família. Não acho que tem que ter regras para isso, cada um tem sua história, acho errado quem critica aqueles que tem muito padrinhos. Certamente quem coloca só 2 é porque também não tem tanta gente mais para colocar, aí é fácil simplesmente criticar e impor regras. A vida passa muito rápido para nos apegarmos em detalhes pequenos. Se trará tanto sofrimento excluir quem quer que seja, então coloque todos como padrinhos, o que importa é a felicidade do casal.

  • maria clara diz: 14 de abril de 2014

    me caso no final do ano e são ate agora 14 casais do meu lado e 13 do lado do meu noivo. A igreja é grande(cabe umas 300 pessoas) e a minha festa é para 550 pessoas..quase impossivel chamar so 2 ou 3 casais como padrinhos. Nas minhas escolhas como padrinhos, inclui minhas 2 irmas, meus tios e 6 amigas mais proximas.. meu noivo usou o mesmo criterio, familia e a igos mais proximos como padrinhos. Nao vai ter demoseiles, o que diminui o cortejo.

Envie seu Comentário