Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Missal para a igreja

21 de junho de 2010 10

Ter missal personalizado na igreja é um daqueles itens de casamento que não são obrigatórios, não fica feio se você não tiver mas quando os noivos decidem por tê-lo todo mundo acha legal. Eu optei por fazer e a leitora Luma pediu mais detalhes sobre o assunto.

:: O que é: quando você vai à missa sempre pega na entrada um folhetinho com o programa da cerimônia, não é? Este programa também é chamado de missal e algumas noivas optam por criar um para seu casamento.

:: Qual o conteúdo do missal? Se o casamento for realizado com missa (com todos os ritos) o missal pode trazer as transcrições de leituras, de cantos. O programa também é usado para identificar as pessoas envolvidas no cortejo do casamento. Foi este estilo que eu e o Marcelo adotamos. No programa nós colocamos os nomes dos nossos pais, dos padrinhos, do padre que conduziu a cerimônia. Também aproveitamos para contar aos convidados o porquê de querermos casar em um templo, o significado daquele 22 de maio (dia de Santa Rita de Cássia) e uma frase de Santa Teresinha do Menino Jesus, que dá nome à igreja onde casamos.

:: Qual o formato do missal? O que você quiser. Ele pode ser um pequeno livro ou um folheto. Tudo vai depender da quantidade de conteúdo.

:: Como ele é distribuído? O programa pode ser entregue na porta da igreja por um membro da equipe de cerimonial ou ser deixado previamente sobre os bancos. Eu optei pela segunda alternativa. Deixar o material sobre os bancos ajuda até a organizar o ambiente, já que as pessoas têm a tendência de se dispersar muito. Com o programa esperando por elas irão se sentar onde tiver material.

O nosso missal ficou fofo e foi um dos gols da Grafjet, que fez o projeto para a gente. Eles adotaram o conceito Better Together e criaram uma peça com as nossas iniciais unidas por um laço da mesma fita que adornou os outros materiais. Para abrir a pessoa precisava desfazer o laço. Quando fechava acontecia o que? A união do G e do M: better together!

Dentro, na aba que ficava do lado do G, vieram as minhas informações: meu nome, nome dos meus pais e dos meus padrinhos. Na aba do M vieram os nomes do Marcelo, dos pais dele e dos padrinhos. Na página central o nome do padre Leandro e aquele conteúdo que comentei lá em cima.

Na primeira foto dá para ver um material coloridinho embaixo do missal. Trata-se de um mapa com instruções de como ir da igreja até a nossa recepção. Fizemos isso porque vários convidados vieram de outras cidades, já que nem minha família e nem a do Marcelo são de Porto Alegre. A Grafjet sugeriu que imprimíssemos a imagem em papel vegetal e o resultado ficou lindinho demais. Deu um contraste com a formalidade do programa e mostrou que eram dois materiais bem diferentes. Fiz um print do mapa para vocês poderem ver os detalhes.

A arte desse mapa foi feita pelo meu noivo, digo, marido. Usamos um mapa normal de fundo e sobre ele alguns ícones que representavam a igreja, o Juvenil.

:: O que mais pode ser colocado em um missal? Os noivos também pode escrever quais serão as músicas tocadas na cerimônia. Fica bem legal!

Apesar de missal e programa serem considerados a mesma coisa por muita gente eu vejo uma boa distinção entre os dois. Acho que o programa é mais descontraído, mais voltado para dar detalhes sobre a cerimônia (assim como foi o meu). Vejo o missal como um material mais formal e destinado a ajudar os convidados a acompanharem melhor a ocasião.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (10)

  • Larissa Wagner diz: 21 de junho de 2010

    Que lindo esse missal, Gabi! Ficou muito delicado!

  • Dimona diz: 21 de junho de 2010

    e a cor perfeita da fita!!!

  • Andréia Zargiski diz: 21 de junho de 2010

    Lindo… assim como tudo que vi até agora do seu casamento! Parabéns por tudo! E principalmente, obrigada por compartilhar conosco todas as suas lindas idéias!!!

  • Ju Wagner diz: 23 de junho de 2010

    Lindo o mapinha, amei!!

  • Manoela Martins diz: 6 de abril de 2011

    Boa Tarde Gabrieli:

    Sou uma noivinha de São Paulo e conheci seu site pesquisando sites de noivas. Adorei o mapa de localização que disponibilizou aos convidados. Também gostaria de fazer o meu. Li que foi seu atual marido quem os fez. Poderia me ajudar explicando as etapa para a confecção e dicas de como ele fez?

  • Gabrieli Chanas diz: 6 de abril de 2011

    Oi, Manoela! Ele pegou o mapa do trajeto no Google Maps e trabalhou os desenhos por cima dele. O charme ficou por conta da bordinha. Super simples de fazer. Beijo!

  • Raquel diz: 30 de julho de 2011

    Oi!!!Que lindo o missal e o mapa. Tb estou fazendo o meu e gostaria de saber onde posso encontrar desenhos para colocar nele, parecidos com esses da igreja, do carro, das árvores. Obrigada

  • Thatiane Cabral diz: 12 de agosto de 2011

    Gabi eu amei…ja copiei as fotos e mandei pra minha amiga ver qto q ela cobra pra afzer…vc tem cada ideia genial….amei…
    bjus

  • VANDA LÚCIA diz: 8 de março de 2012

    oi Gaby, estou sempre acompanhando seu blog, e já usei e vou usar várias dicas suas. Queria saber se vc poderia enviar por email o seu missal, alguma foto mais de perto, para ver os detalhes de como estão dispostos os nomes e o programa, penso em fazer parecido rsrs. Em breve enviarei detalhes do meu Chá de lingerie e chá de casa nova, e tbm fiz o mapa, parecido com o seu rsrs! Grata, bjus!

  • Mariana Vela Reis diz: 5 de setembro de 2012

    Olá!!!! Parabéns pelos ricos detalhes…
    Você faria uma gentileza de me enviar o seu missal?!! Vejo que fez algo bem resumido como estou programando fazer o meu… mas gostaria de ter uma idéia.

    Muito agradecida com a ajuda rsrs
    Beijos e mais uma vez PARABÉNS!!!

Envie seu Comentário