Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Quanto vai custar o meu casamento?

13 de julho de 2010 20

Logo que eu fiquei noiva eu corri para a internet e vasculhei revistas querendo saber quanto custava um casamento. Não tinha a mínima ideia de preços (afinal de contas eu nunca tinha casado e na época da formatura toda a conta ficou com meus pais). Fiquei bem chateada ao não encontrar nenhum valor explícito, nenhuma explicação que me dissesse centavo por centavo quanto cada coisinha iria custar. Só quando eu entrei com tudo no planejamento entendi o porquê de ninguém abrir esses custos: eles variam imensamente de evento para evento e são pouquíssimos os serviços que têm um preço fixo que possam anunciar por aí.

Apesar de você não poder contar com alguém que lhe diga exatamente quanto sairia o casamento dos seus sonhos, existem formas de ter uma boa ideia dos valores. Listo abaixo algumas dicas para quem está pensando em casar ou acabou de ficar noiva e quer descobrir que tipo de casamento cabe no seu orçamento.

:: Calcule o valor do jantar: a comida e a bebida de um casamento são a parte mais cara da festa. A maioria dos clubes obriga os noivos a contratarem o economato com o qual trabalham. Esses economatos costumam ter uma tabela pronta com alguns valores fechados para passar os noivos que entram em contato pedindo orçamentos. É a partir dessa tabela que você poderá tirar suas primeiras impressões sobre o custo de um casamento naquele lugar. Ligue para o salão onde você sonha em se casar, peça para falar com o economato e solicite os valores. Você deverá receber sugestões com preços por pessoa, aí é só multiplicar pelo número de convidados que planeja ter.

Se o valor final ficar muito além do seu orçamento já é certo que será preciso um plano B, pois você estará tratando apenas de uma parte de tudo o que vai precisar para montar o casamento. Lembrete: as tabelas dos economatos trazem sugestões de cardápios. O valor por pessoa pode cair ou subir com alterações feitas por vocês.

:: Orçamentos online: muitas meninas me mandam e-mails perguntando quanto custa contratar este ou aquele fotógrafo. Tenho uma dica ótima: vários profissionais oferecem em seu site o envio automático de orçamento. Você visita a página do seu preferido, preenche alguns dados e em segundo os valores chegam por e-mail. Várias gráficas, cerimonialistas e empresas de locação de materiais também fazem orçamento online.

:: A experiência da cerimonialista: os organizadores de casamentos têm os custos de cada tipo de festa na ponta da língua. Contratar um garante que você terá uma pessoa empenhada em fazer seu casamento caber dentro do seu bolso. As cerimonialistas também podem abrir o portfólio e lhe mostrar outras festas que organizaram e que são semelhantes à que você deseja. Já disse e vou repetir mil vezes: a contratação de um bom cerimonialista é o melhor investimento em um casamento. Para saber quem contratar marque entrevistas, converse, veja com quem se sente à vontade.

Essas são três dicas simples e básicas para auxiliar quem não faz a mínima ideia de quanto vai custar seu casamento. Não pense que você será um ET ao enviar e-mails pedindo orçamentos, pois essa prática é bem comum, viu?

Casar custa caro, sim, mas é muito gostoso. Tem que ter tudo muito bem planejado para encarar a maratona de organização sem comprometer outros planos do casal. Uma última dica que quem trabalha com eventos costuma dar a quem recém noivou: não fique pensando nas coisas que poderia comprar com o dinheiro investido no casamento. Se vocês decidiram que querem mesmo ter uma festa e que aquilo faz parte do sonho de vocês, ficar contabilizando quantos carros populares já poderiam estar na garagem é certeza de stress.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (20)

  • Indianara Ribas diz: 13 de julho de 2010

    Gabi… super oportuno falar em valores para o casamento, eu mesma estou tendo "síncopes" com os preços para se fazer uma bela festa….e percebi que muita gente não gosta ou não quer falar sobre, pra poder ajudar nos noivas pesquisadoras.. então, pergunto a você, para fazer a tua festa, qto vc gastou? e para quantos convidados?? agradeço se puderes responder.. para termos como parametro… bjão, Indianara.

  • gabichanas diz: 13 de julho de 2010

    Indianara, eu tive cerca de 200 convidados. Eu não abro os valores aqui no blog porque acho chato um convidado meu passar por aqui e saber quanto eu paguei para que ele comesse e bebesse. Se quiseres me enviar um e-mail perguntando o valor de um item específico eu te respondo com o maior prazer! Bjos

  • Ana Paula F. diz: 13 de julho de 2010

    Olá,
    Concordo contigo Gabi, realmente não dá para ficar pensando no que daria para comprar com os gastos do casamento, se fizermos isso a festa vai acabar sendo um peso ao invés de uma alegria.
    Eu e o meu noivo no começo não queríamos festa por saber que é caro e que poderíamos fazer muitas coisas com o dinheiro. Mas acabamos sendo convencidos pelos nossos pais com um argumento perfeito: dinheiro, bens, viagens, etc, teremos a vida inteira para adquirir depois…A felicidade de uma noite que vai ficar para o resto da vida é unica.
    Nós já estouramos o orçamento em mais do que o dobro do que pretendíamos gastar, mas já está valendo a pena!!!
    Bjs da Ana

  • Fernanda diz: 13 de julho de 2010

    Oi Gabi

    Realmente, para ajudar seria bem interessante você divulgar o quanto você gastou no total no seu casamento.

    bjs
    Fernanda

  • Luciana diz: 13 de julho de 2010

    Gente! Às vezes fico pensando se sou a única ET que participa do blog. Claro que sei que um sonho não tem preço. Mas percebo as noivinhas se desesperando pq isso é caro e isso tmb e, mesmo assim, gastam com itens q não são tão relevantes na minha opinião. Penso que o casamento e a festa devem ter a cara do casal, e às vezes, pra q isso ocorra, não precisa gastar 50 ou 100 mil. Fui a diversas festas onde o orçamento estourou, gastaram horrores e a festa estava um saco, a bebida quente, o DJ não levantou a galera, a dama de honra caiu ou empacou na metade do cortejo, e o vestido da noiva era o item mais simples, sem graça e barato que tinha. Sendo q na minha opinião é um dos itens mais importantes. E teve um casamento q fui, onde os convidados pagaram sua bebida, os pais e a irmã fizeram cerimonial e decoração, não teve filmagem, estava tudo simples, de bom gosto e foi o casamento mais perfeito q já presenciei. Portanto, não é a ostentação q faz a festa e nem um casamento feliz. Além do mais, começar a vida de casado sem dívidas e sem precisar morar com a sogra – como vejo em várias situações -, pra mim é o mais importante. Bjo e felicidades.

  • Paula Kruel diz: 13 de julho de 2010

    Com certeza temos que colocar todos os gastos na ponta do papel, pois o mais fácil é se perder, até pq tudo é tão lindo…que fica fácil perder o controle das finanças para preparar o casamento..Obrigada pela dica Gabi.

  • Amabile diz: 13 de julho de 2010

    Realmente, o serviço de buffet e bebidas são os mais caros (depende da quantidade de pessoas e da qualidade da comida e bebida)! Vejo isso pelo meu casamentotambém…

    O resto vai depender do que é a sua prioridade, pois tem noivos que preferem não gastar muito dinheiro com foto, mas acabam gastando bastante com decoração, ou querem o DJ que está na auge da fama e não priorizam lembrançinhas ou querem os melhores profissionais em todos os segmentos, e por aí vai….

    O gasto de um casamento depende muito do gosto do casal, você pode gastar de R$ 5.000,00 (não necessariamente este preço) até onde seu orçamento puder….

  • Adri diz: 13 de julho de 2010

    Mais uma vez pensei que ia ver os valores (em R$$$) de um casamento
    :o(

  • Daniela diz: 13 de julho de 2010

    Olá Gabi!
    Eu estou com a Indianara em relação a essa dúvida de custos! è sempre bom quando se tem pelo menos idéias de quanto custa um sonho assim! Vc que sempre nos ajuda nos diga o seus valores!

    Super beijo!

  • Jac Michels diz: 13 de julho de 2010

    Olha.. já escutei de bastante gente esse lance do "vcs poderiam mais 1 carro" "vcs vão gastar tudo isso em 5 horas de festa" etc..
    Entra por um ouvido e sai pelo outro!! =D
    Vale a pena realizar esse sonho!

    Beijo noivinhas

  • @lucianatschmidt diz: 13 de julho de 2010

    Gente! Às vezes fico pensando se sou a única ET que participa do blog. Claro que sei que um sonho não tem preço. Mas percebo as noivinhas se desesperando pq isso é caro e isso tmb e mesmo assim gastam com itens q não são tão relevantes assim, na minha opinião. Penso que o casamento e a festa devem ter a cara do casal, e às vezes, pra q isso ocorra, não precisa gastar 50 ou 100 mil. Fui a diversas festas onde o orçamento estourou, gastaram horrores e a festa estava um saco, a bebida quente, o DJ não levantou a galera, a dama de honra caiu ou empacou na metade do cortejo, e o vestido da noiva era o item mais simples, sem graça e barato que tinha. Sendo q na minha opinião é um dos itens mais importantes. E teve um casamento q fui, onde os convidados pagaram sua bebida, os pais e a irmã fizeram cerimonial e decoração, não teve filmagem, estava tudo simples, de bom gosto e foi o casamento mais perfeito q já presenciei. Portanto, não é a ostentação q faz a festa e nem um casamento feliz. Além do mais, começar a vida de casado sem dívidas e sem precisar morar com a sogra – como vejo em várias situações -, pra mim é o mais importante. Bjo e felicidades.

  • jÚNIOR diz: 13 de julho de 2010

    A mulherada fala que o $ não é importante porq geralmente quem paga ou são os pais ou é o otário do noivo. Quero ver quanto tempo vcs levam pra economizar 50 mil se sustentando e morando com os pais.
    Casamento hj em dia é dinheiro jogado fora.

  • Fernanda Oliveira diz: 13 de julho de 2010

    Há um tempo atrás lancei esse desafio no blog, criei a discussão “O preço de um casamento” para que pudéssemos discutir valores reais, e que cada um dissesse realmente o quanto gastou ou pretendia gastar em sua festa.

    Me surpreendi bastante com as respostas, o que me confortou, porque estava apavorada só com os orçamentos.

    No fim, minha conclusão foi a de que com bebida gelada, comida boa e amigos e familiares reunidos toda a festa será um sucesso.

    O blog proporciona coisas deste tipo para nós, noivas: poder se desesperar com os preparativos mas em seguida confortar-se com as respostas de pessoas que estão no mesmo barco.

    Um beijo grande.

  • Antonio calçada diz: 13 de julho de 2010

    È bom lembrar que tem vários cerimonialistas que cobram um valor de todos os profissionais por eles indicados e que são pasados para o preço dos produtos.
    Ex. : se o fotografo te cobra R$3.000.00 e ele for indicado por um cerimonialista esse preço passa a ser R$3.600.00.
    Fica embutido no preço uma médisade 20%.
    Depois do meu casamento é que ddescobri isso.

  • Celina Muza diz: 13 de julho de 2010

    Nossa, quando a gente começa a colocar todos os valores no papel dá um susto né?

    É muito detalhe, muita coisa que a gente gostaria, mas no fim temos que abrir mão de algumas ou talvez trocar um pouco. Colocar na balança o que realmente é relevante e o que podemos deixar de lado e de repente utilizar numa possivel festa de bodas.

    Quem bom saber que podemos encontrar com ajudas no site.

    O mais importante é ver bem os profissionais que vamos contratar para o barato não sair caro, não é mesmo?

    Beijos meninas

  • Patrícia diz: 28 de outubro de 2011

    Com certeza casar custa caro, mas poder realizar um sonho é melhor que ter um carro na garagem. O meu casamento será dividido por mim, o meu noivo e o meus pais, sei que é um sonho para eles também. Moro com o meu noivo e trabalho muito por isto valorizo cada centavo que eu ganho. A opção de casar é uma opção individual e isto não quer dizer que não tem noção do quanto é caro.
    Abraço,
    Patrícia

  • Jaque diz: 12 de novembro de 2013

    Pois é,lembro de ter lido este post qndo a Gabi postou mas eu ainda não estava nos preparativos do nosso casamento,agora que estou perto da data do casamento e vi o post da Bárbara no face voltei aqui para relatar minha experiência pois na época “ninguém” relatou isso.

    Desde qndo pensamos em “fazer” o casamento(1 ano atraz) sabíamos q o nosso orçamento era restrito,não contamos nem contávamos com a ajuda dos nossos pais…resolvemos contratar um cerimonialista e falamos o valor do nosso orçamento,tínhamos um valor X de convidados e ele nos disse q daria para fazer c/ esse valor.PORÈM,qndo começamos a receber os orçamentos nos apavoramos pois previmos q se seguisse daquela forma nosso $ não chegaria,enxugamos a lista de convidados,corremos nós mesmos a traz de fornecedores mais em conta e mesmo assim estamos atualmente,há poucos meses do casamento,apavorados pois o valor ultrapassou muito o planejado que tivemos q deixar de fazer muitas coisas q gostaríamos…conclusão, noivinhas com orçamento limitado…ANTES de contratar QUALQUER profissional para o seu casamento,primeiro faça uma pesquisa de preços,há também faça ou baixe da net uma planilha que contenha TODOS os ítens q precisará.Isso certamente evitará estresses e/ou endividamentos.
    Beijos gurias!!

  • Priscila diz: 12 de novembro de 2013

    Olá,
    Esse post é muito importante,aliás é o primeiro passo desse sonho,caso em janeiro/14 e estou passando por toda essa fase e ao contrário do comentario que li ali em cima,não são somente nossos pais que estão pagando e sim!casar é caro mas é lindo!
    Acho que é uma questão de planejamento e escolha,se é seu sonho voce deve se empenhar para que ele se realize de acordo com seu bolso nem sempre uma festa é o
    “casamento ideal” ,as vezes um jantar com os amigos e parentes ja basta para satisfazer os noivos, mas quando entra na jogada igreja,festa,cerimonial,buffet,docinhos …..aff!! é preciso fazer orçamentos e colocar na balança ,eu como não tenho esse dom $$$ precisei correr atrás e o stress maior de um casamento é justamente quando voce não dispoe de muito $$ pois ai é que se preocupa mais afinal, queremos o melhor para nós e nossos convidados!
    Mas digo que vale a pena, e sei que no dia que eu entrar naquela igreja terei mais certeza disso,mas deixo a dica que se é seu sonho,faça valer de acordo com seu bolso pois deixar dividas não vale a pena!!

  • Cleo Cardoso diz: 13 de novembro de 2013

    Falando em casamento, uma das despesas que mais pesam é a do vestido de noiva.
    Existe uma Boutique fechada onde você COMPRA seu vestido de noiva a preço de primeiro aluguel, recebe uma cosultoria de Imagem Visagista e paga um preço justo.
    Mais de 60 modelos a pronta entrega e mais de 80 modelos sob encomenda.
    Preços de R$ 1.450,00 até 6.800,00. Marcas Nacionais e importados originais.
    Visitem:
    https://www.facebook.com/VestidoDeNoivaProntaEntrega?ref=hl

    Nossa loja fica a 40 minutos do Aeroporto de Guarulhos, pertinho do hotel Mercure de Mogi das Cruzes.
    Beijos
    Em breve nosso site estará no ar.

  • aline maria diz: 13 de novembro de 2013

    Junior… nao somos todas iguais, eu concordo PLENAMENTE com vc… Luciana!!! Vc nao é uma E.T, tambem concordo com a tua opinião, e Celina…. vc esta certissima… se quer gastar numa festa espera pelo menos uma de bodas, para ver se deu certo né… pq gastar no começo do casamento, nanananana… acho um desperdicio de grana… sonho? que sonho? sonho mais bobo…. as pessoas deveriam sonhar em ter estabilidade, segurança, ate mesmo para ter as farras e viagens depois… e dinheiro, é claro…., há tempo para tudo…. gastar em festa de casamento, acho bobagem….

Envie seu Comentário