Convite para casamento, formatura, aniversário a gente envia poucas vezes na vida, mas dezenas de vezes estamos do lado contrário, o de convidados. Você conhece todas as regras de etiqueta para quem é convidado de uma festa? Sim, existe a forma certa de convidar, mas também a forma certa de se portar como convidado de um momento especial.
:: Fui convidado para um casamento. Posso levar as crianças? A pista para responder esta pergunta está na forma como os noivos, formando ou aniversariante endereçaram o convite. Se lá está escrito “e família” significa que você, o cônjuge e as crianças estão sendo convidados (modelo abaixo). Já se o endereçamento for para “Fulano e Sra.” o convite é para marido e mulher, sem filhos. Leia aqui mais dicas sobre formas de endereçar o convite.
:: Preciso comprar o presente na loja indicada pelos noivos? A lista de presentes é uma sugestão de itens para presentear o casal. Ela surgiu como uma conveniência para ajudar quem sempre fica indeciso na hora de escolher um mimo. É claro que os noivos vão adorar que você compre algo que eles previamente escolheram e as chances de você acertar no gosto do casal aumentam consideravelmente, mas não existe uma obrigação formal.
:: Os noivos definiram os lugares dos convidados. Posso escolher outra mesa? Só faça isso se quiser dar uma grande dor de cabeça para o organizador da festa. Os lugares marcados são definidos com muito carinho pelo casal, que nunca vão deixar ninguém ao lado de uma pessoa com quem não se dá bem. No momento em que um convidado troca de lugar todo um esquema é perdido. Espere passar o jantar e a pista de dança ser aberta para mudar de lugar. Nesse momento todo mundo está circulando pela festa e você pode se acomodar junto daquele amigo ou familiar que ficou em outra mesa. Leia aqui porque a definição de lugares ajuda os noivos a organizarem melhor a recepção.
:: O estilo de traje escrito no convite precisa ser seguido à risca? Sim, e eu explico o porquê. Todo mundo sabe mais ou menos como se vestir para uma festa. Se o dono dela se deu ao trabalho de especificar o traje no convite é porque imagina que o convidado pode ter alguma dúvida ou porque planeja ver todos vestidos de uma forma específica. Siga o que pede o convite para ficar de acordo com os demais e não passar pela ovelha negra da festa. Leia aqui dicas sobre todos os tipos de trajes e estilos que casam com eles.
:: Preciso me despedir dos noivos antes de ir embora? Se eles estiverem dançando abraçadinhos no meio da pista é melhor sair discretamente do que interromper o momento. No dia seguinte envie um cartão ou uma mensagem dizendo o quanto gostou da festa e desejando uma boa lua de mel.
:: Não posso ir a uma festa para o qual fui convidado. Como fazer isso de forma simpática? Em primeiro lugar, ligue até o prazo informado no convite para informar que não poderá comparecer. Acredite: é melhor avisar do que deixar o dono da festa esperando por você. No dia do casamento, formatura ou aniversário não deixe de ligar, mandar um e-mail ou enviar flores para desejar parabéns pela comemoração.
Gabi Chanas
Latest posts by Gabi Chanas (see all)
- Uma bela olhada no vestido de noiva de Kim Kardashian - 27 27America/Sao_Paulo maio 27America/Sao_Paulo 2014
- Listinha: 3 lugares lindos para casar ao ar livre em Porto Alegre e região - 17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2014
- Save the date: bazar beneficente de vestidos Solaine Piccoli ocorre no dia 25 - 17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2014
Gabi, estou com dúvida em relação aos saves… Precisamos endereçá-los da mesma forma que os convites?
Cíntia, podes usar uma forma mais descontraída e informal. Algo como "Aos queridos tios João e Maria". Bjos!
Todas as pessoas deveriam ter aulas básicas de etiqueta!!
Para não cometer essas gafes…
pena que nem todos os convidados de casamentos acompanham o teu blog, Gabi, facilitaria a vida das noivinhas!!!
bjs
Gabi, eu gostaria que todos os meus convidados lessem o bloguinho.. haha
O noiva.com é cultura, etiqueta, boas maneiras, sociabilidade e TUDO DE BOM…
hahaha
Beijao
Gabi..
Concordo com as meninas, esse tipo de matéria deveria ser publicado em mais veículos de comunicação… Queria que todos os convidados pudessem ler, para entender e não ficarem chateados com alguma coisa…
Obrigada pelas aulas de etiqueta…
Beijos
Gabi
Eu queria tanto que meus convidados entendessem a importância da confirmação..rs…
Aliás no seu casamento o índice de faltosos foi alto?
Mariana