Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posso convidar para o chá quem não será convidado para o casamento?

02 de setembro de 2010 45

Está aí um assunto super delicado e eu quero saber a opinião de vocês sobre ele. Várias noivas ficam com essa dúvida na hora de convidar as amigas para o chá de panela, de lingerie, de bar. Dá para convidar aquelas que não serão chamadas para o casamento?

Antes mesmo de pensar no que diz a etiqueta eu fico imaginando como me sentiria se eu fosse uma dessas convidadas “excluídas” do casamento. O chá geralmente é realizado poucos dias antes da festa e é claro que os preparativos para o grande dia são o assunto preferido da tarde. Nunca aconteceu comigo, mas desconfio que ficaria um pouco constrangida de não poder participar do papo.

Eu optei por não fazer chá, apenas uma despedida de solteira com poucas amigas, todas convidadas para o casamento. Quem fez chá pode nos ajudar dando um depoimento de como lidou com essa situação.

Para não deixar de registrar o que diz a etiqueta: é de bom tom chamar apenas pessoas também convidadas para o casamento. Se os convites já tiverem sido entregues aquelas que não receberam podem considerar o chá um prêmio de consolação. Se o chá acontecer antes da entrega dos convites do casamento a pessoa pode achar injusto não ter sido chamada para a comemoração maior.

avatar

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!
avatar

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (45)

  • Júlia diz: 2 de setembro de 2010

    Gurias…No meu chá só foram convidadas meninas que foram convidadas para o casamento…Ia me sentir envergonhada em convidar somente para o chá…
    Abraços

  • Marina diz: 2 de setembro de 2010

    Já aconteceu comigo, mas no dia do chá ninguém falou nada de festa, nem de casamento civil, nada. Achei que iam só "juntar as escovas". Na verdade, até me surpreendi com o convite para o chá, pois era uma pessoa com quem já não tinha um contato mais direto há algum tempo. Fiquei sabendo que teve festa só depois de já ter acontecido e confesso que fiquei chateada. Com aquele pensamento "ah, pra pedir presente convida, né?". Hoje, como noiva, sei que não tem como convidar todas as pessoas que gostaríamos para o casamento, mas mesmo assim achei bem chato. Acharia melhor não ter sido convidada para o chá.

  • Paula diz: 2 de setembro de 2010

    Ai, nunca nem me ocorreria chamar alguém só para o chá e não para o casamento. É que nem chamar só para a cerimônia na igreja e não para a festa. Muito deselegante.

  • @LucianaOliva diz: 2 de setembro de 2010

    Concordo com a Carla Alves, convidar apenas para o chá realmente parece que a noiva só se preocupa com o presente.
    Vou fazer meu chá de panela quase um mês antes do casamento, e só convidarei quem também será convidado pra festa. Se eu e meu noivo já achamos super chato não poder convidar todos, imagina convidar "pela metade", apenas para o chá?

  • Carla Alves diz: 2 de setembro de 2010

    Bom, eu fiz chá e convidei apenas as meninas que foram convidadas para festa. Já pasei por uma situação inversa, de ser convidada para o chá e não para o casamento. Acabei não indo ao chá, por me sentir desconfortavel e constrangida. E eu acho que vai parecer que a noiva só está pensando no presente.

  • Nathália diz: 2 de setembro de 2010

    Olhaaa.. Eu já fui madrinha de uma pessoa que fez isso…
    Foi bem complicado.
    A noiva e nós (madrinhas) dividimos os custos e fizemos um evento bem grande…
    Portanto, acho que a noiva entendeu que nao teria problema de convidar algumas amigas que nao seriam chamadas para o casamento.
    E foi muito chato!!!
    O chá teve uma certa antecedencia (um mês) e acho que elas acreditaram que os convites ainda nao haviam sido entregues.
    No chá quando elas notaram, foi algo muito chato. Algumas foram embora em seguida.
    Outras se chatearam após com a noiva e hoje mal se falam.

    Eu, particularmente, independente dessa situação presenciada, acho de uma tremenda falta de educação chamar alguém para festejar o final da vida de solteira se nao vai chamá-la para o casamento.

    Mas é minha opinião é claro!!

    Beijos

  • @lucianatschmidt diz: 2 de setembro de 2010

    Pois é Gabi. Mas tem também a questão. As pessoas ficam sabendo que tu vai casar, de um jeito ou de outro e que tu não vai convidar porque não pode, porque a festa é pequena. Elas vão ficar chateadas também. Aí eu pergunto. Eu estou pensando em chamar várias meninas, que não serão convidadas, no meu aniversário (7 meses antes do casório) para uma reuniãozinha, um chá de lingerie talvez, e explicar que sabem que vou casar, mas que não posso ter todos que eu gostaria no casamento. Acho que pior é nem demonstrar esse afeto por essas pessoas. Mas ainda não decidi o que fazer. Bjo!

  • Pâmela diz: 2 de setembro de 2010

    Eu acho de muito mal gosto convidar para o chá que não é convidado do casamento. Tem coisa que não dá.

  • gislaine diz: 2 de setembro de 2010

    Nooossaaaa !!!!!! Gabi só de ler a pergunta sobre a matéria ( Posso convidar para o chá quem não será convidado para o casamento? ) , logo pensei antes de começar a ler o restante , jamaaaaiss poderia ser feito algo assim , esta é minha opinião . Pensa que constrangedor, a sensação acho q seria bem o que a Carla Alves disse , o interesse parece direto no presente . Muito desagradável

  • Luciane diz: 2 de setembro de 2010

    Que situação! Isso aconteceu com minha família a uns três anos, uma amiga de infância que iria se casar convidou minha mãe, minha irmã e eu para seu chá de panela, nos juntamos, fomos até o lugar onde estava a lista de presentes, compramos um bom presente em nome das três e nesse meio tempo recebemos o convite do casamento, onde minha irmã e meu irmão, solteiros, não estavam convidados…foi um choque, acabamos não comparecendo em nenhuma das ocasiões e perdemos o contato com a família, foi uma situação extremamente chata e desnecessária…

  • Alessandra diz: 2 de setembro de 2010

    Eu vou casar em abril de 2011e convidarei para o chá somente quem será convidado para o casamento. Já passei por esta situação e não gostei. Fiquei com a sensação de que o que interessava mesmo era o presente e não a minha presença, portanto não farei o mesmo. O chá faz parte do casamento e deve ser dividido com quem realmente fará parte de tudo isso.

  • Jerusa diz: 2 de setembro de 2010

    Eu não fiz chá, mas acho deselegante fazê-lo para pessoas que não foram convidadas para o casamento. E, se fosse eu a convidada, também considero um constrangimento só…

  • Andréa diz: 2 de setembro de 2010

    Jamais, que coisa horrivel chamar alguem para o seu chá e não para o casamento, acho uma falta de respeito com o convidado. Como diz a Carla, serveria só pra deixar a pessoa constrangida.

  • Gabriela Cristina diz: 2 de setembro de 2010

    Com certeza um situação constrangedora e desnecessária.

    Convidar para o chá, comente quem irá no casamento.

  • Neiva diz: 2 de setembro de 2010

    Talvez os sentimentos até possam variar de pessoa para pessoa, mas no meu caso fiquei muito chateada! Fui convidada para só para o chá (cuja a lista de presentes era mais festa de casamento do que de chá) e não fui convidada para o casamento! Achei muito, mas muito chato mesmo!

    Não pretendo fazer isso no meu casamento!

    Recomendo, a quem está em dúvidas, que convide para o chá apenas quem for convidar para o casamento! Evitaria mágoas desnecessárias!

  • Fabiana diz: 2 de setembro de 2010

    Vou casar em dezembro e tenho esta dúvida de convidar ou não quem não vai ao casamento. Casarei no civil em cerimônia íntima apenas para nossos pais, irmãos e padrinhos (um casal para cada noivo).
    Diante de tantos relatos reprovando a pergunta título do post acho que não vou convidar.

  • @lucianatschmidt diz: 2 de setembro de 2010

    Estamos no mesmo enrosco Gielen. Eu trabalho em duas escolas. Imagine o mulheriu querendo e eu não podendo. Não vou convidar nenhuma das colegas pro casamento porque não tenho condições, mas elas querem participar. E duas já disseram que vão a igreja me ver de noiva. Não posso negar isso.
    Bjo

  • Patricia Santos diz: 2 de setembro de 2010

    Oi Gabi!

    Eu jamais convidaria uma pessoa para o chá se nao fosse convidar para o casamento, e ficaria muito ofendida de passar por isso. Certamente a pessoa só está pensando no presente. Não tem o porque de convidar uma pessoa pra uma coisa e nao para outra. Acho extremamente chato.

  • Tatiana diz: 2 de setembro de 2010

    É interessante nós noivas nos sentirmos constrangidas em convidar alguém para o chá sem convidar para o casamento por causa do presente. Muitos convidados não se sentem contrangidos em ir à festa sem dar o presente ou ir e levar um “extra” que os noivos não conhecem.

  • Gielen diz: 2 de setembro de 2010

    Oi Gabi

    Como eu vou fazer um mini wedding terei apenas tios e tias e padrinhos como convidados ( 60), vou fugir do padrão de casamentos convencionais , pois será dentro de um barco e não fica legal muita gente a bordo.

    Por isso vou realizar o chá de panelas convidando todas aquelas que acompanham meus preparativos para o casamento , já que trabalho em uma escola e esta todo mundo na espectativa para saber como vai ser , o que vai ter … e as meninas pedem para ter um chá onde podemos mostrar algumas coisas do casamento como o ensaio fotográfico …

    Por isso acho sim que dá para convidar quem não vai no casamento para o chá … mas claro cada caso é uma realidade .

    Beijus

    GIh

  • Paula diz: 2 de setembro de 2010

    É um situação complicadissima, eu fiz meu chá recentemente e passei por este dilema, inclusive a Gabi em deu algumas dicas por email. Como o casamento será só em um ano (set. 2011), nós ainda não tinhamos esquematizado toda a lista deconvidados, e no meu trabalho há uma mulherada… +- 20 pessoas, e me senti constrangida de convidar uma pessoa e não outra, também por saber que todas torcem por mim nessa nova fase…decidi convidar todas, e então, corremos fazer o primeiro esboço da lista de convidados do casamento. No entanto, fiz outra opção também, algumas pessoas que serão convidadas para o casamento não foram para o chá, porque acho que esse é um momento dos convidados mais próximos da noiva.

    Bom, essa é minha opinião.
    Beijos meninas!

  • Juliana Prati diz: 2 de setembro de 2010

    Minha melhor amiga fez um chá com as colegas de trabalho, pois elas compreederam que não poderíam participar da festa. Eu estava lá, foi divertidíssimo!! Mas depende da cabeça de cada pessoa.

  • Lidiane Ferro diz: 2 de setembro de 2010

    Eu fiz da mesma forma que a Paula, após montar a lista de convidados, montei a lista de convidadas para o chá – incluindo apenas as mulheres com quem eu tinha um relacionamento mais estreito.
    Mas acabei me deparando com uma situação bem chatinha.. a mãe de um amigo.. sogra de uma das minhas damas de honra.. como ela era muitooo amiga do meu então esposo se achou no direito de ir no chá.
    Eu achei bem chato a situação pelo fato de ter escolhido apenas as pessoas das quais eu tinha bastante intimidade, pois no caso fiz chá de lingerie e, sabia que minhas convidadas seriam bem “tiranas” em fazer brincadeiras que eu só me sentiria a vontade com pessoas com um grau de relacionamento mais íntimo.
    Quando a menina comentou que a sogra iria junto ao chá eu tratei de entregar um convite para depois não se criar a situação de ter sido excluída ou de ela ir de furona (que no fundo foi!!!) mas achei melhor agir desta forma.
    Mas no fim o chá foi maravilhoso!!!
    Ainda aconteceu de algumas mulheres que não foram chamadas para o chá depois me cobraram por isso, só que a situação que eu coloco é que o chá é uma reunião mais íntima, não tem como convidar todas as mulheres que irão ao casamento.
    E, com certeza muito menos as que não irão!!!
    Beijos garotas!!
    Lidi Ferro

  • Fernanda diz: 2 de setembro de 2010

    Eu j á fui convidada para um chá de lingerie, mas não recebi o convite de casamento… Aliás, algumas outras meninas que estavam na festa não foram convidadas. Nós, as "não convidadas" ficamos chateadas com isso, nos sentimos excluídas, por isso, quando eu fizer o meu, só convidarei quem eu também for convidar para a festa de casamento.

  • Larissa Wagner diz: 2 de setembro de 2010

    Eu só vou convidar as meninas que também serão convidadas para a festa. Entretanto, se fosse fazer uma cerimônia bem íntima mesmo, só para a família, talvez pensasse em fazer uma comemoração à parte com as amigas. Agora, se o casamento tiver uma recepção, uma festa mesmo… fica muito chato.

  • Ivana diz: 2 de setembro de 2010

    Acho que nem pensar! Super chato com quem tiver que passar por isso. Eu entreguei uns convites no chá (aproveitei) e não consigome imaginar fazendo isso na frente de pessoas que não vão ao casamento. Ou convida todo mundo ou nem comenta sobre chá nem festa!

  • Joyce diz: 3 de setembro de 2010

    Meninas,

    Eu moro em Hong Kong e vou me casar no Brasil. É óbvio que não posso convidar para a festa todas as pessoas que conheço aqui.

    Conversei muito com as minhas amigas que estão organizando a minha despedida, e decidimos convidar todo mundo, mesmo aquelas que não foram convidadas pro casamento. Até como forma de mostrar que aquelas pessoas são queridas para mim.

    Acho que o pior seria, eu não convidar para a festa e nem para a despedida, pois as pessoas iam pensar: nossa achei que a Joyce gostasse de mim, mas nem me convidou para a despedida!

    Acho que hoje em dia, todo mundo mundo deve entender que casar é muito caro, e que nem todo mundo tem condições de convidar todas as pessoas que gostaríamos.

    Se eu morasse na mesma cidade que fosse casar, acho que concordaria que ficaria muito chato, mas na minha situação, acredito que todas vão entender. Pelo menos, eu entenderia :)

    Bjs

  • Marina diz: 3 de setembro de 2010

    Convidar para o chá e não para o casamento é terrível, eu nunca faria isso e ficaria muito magoada se acontecesse comigo.

    Mas eu tenho uma sugestão para essas pessoas que vão fazer uma cerimônia realmente íntima, só com pais, tios e padrinhos. Que tal fazer o chá depois do casório?? Explico: Depois de realizada a cerimônia, a pessoa chama as amigas para mostrar as fotos, contar da emoção do casório, pedir dicas de casada, etc, etc. Algo do tipo “Casei, estou muito feliz e gostaria de compartilhar isso com vocês e comemorar a entrada em uma nova vida”. Mas tem que ser uma cerimônia pequena mesmo, não vale ter um salão com 50 pessoas nas fotos…

  • silvia diz: 3 de setembro de 2010

    E uma situacao muito delicada. Na minha cidade e costume alguem oferecer o cha para noiva, entao essa pessoa se encarrega de tudo (pode ser madrinhas, amiga, tia, dinda,…alguem proximo) e a noiva so faz a lista de presentes e comparece. No meu caso, me ofereceram um cha no ambiente de trabalho, tudo surpresa, foi lindo, maravilhoso, mas tinham pessoas que eu nao inclui na lista de casamento, pois tinha lugares limitados, bem que queria, mas como sabemos, todo mundo e impossivel, temos q priorizar os intimos. Assim, penso que tenha ficado chato sim, mas foi inevitavel, pois nao sabia quem tinha sido convidado pro cha, era tudo surpresa!

  • Patrícia diz: 3 de setembro de 2010

    Olá garotas! Me casarei em abril de 2011, e será uma festa reservada para 80 pessoas. Optei por não convidar minhas colegas de trabalho (30 mulheres) para o casamento em virtude do número limitado. Então, já combinamos que faremos um chá de langerie, e elas adoraram a idéia. E ao contrário dos relatos anteriores, não penso no presente ofertado por elas, e sim na diversão proporcionada. Realmente, cada caso é um caso!

  • Thanara diz: 3 de setembro de 2010

    Gabi,

    nem acredito que alguém pensa em fazer esse tipo de pergunta. É só se colocar no lugar da pessoa e pensar em como ela se sentiria… Eu não iria gostar nem um pouco. Acho uma tremenda falta de educação.

    Abraço

  • Patricia Beatriz diz: 3 de setembro de 2010

    Na minha opinião, as pessoas que são convidadas para o chá devem ser todas convidadas para o casamento. Seria até falta de educação não convidar para o casamento, já que o chá é uma festa que acontece justamente porque alguém vai casar. Além de ficar parecendo que o convite é só para ganhar presentes, já que o convidado não é querido o suficiente para entrar na lista dos convidados para o casamento

  • Sandra diz: 3 de setembro de 2010

    Eu concordo que é uma péssima idéia convidar só para o chá. Não há dúvidas que fica parecendo interesse no presente, e a desculpa sobre os custos do casamento? Se estas pessoas realmente forem importantes, acredito que a pessoa deve fazer uma cerimônia/festa mais simples e convidar todos, e se não forem importantes a este ponto, também não precisa convidá-los só para o chá.

  • Giulia diz: 3 de setembro de 2010

    Oi Gabi

    Eu concordo com a Sandra. E ainda posso dizer que isso já aconteceu comigo e fiquei bem triste, pois acreditava ser importante minha presença nesta data tão importante para ela.

  • Fabiana diz: 3 de setembro de 2010

    Concordo com a Joyce. Casar é caro, e nem sempre podemos convidar todas as pessoas que gostaríamos.

  • Maria diz: 10 de setembro de 2010

    Meninas, concordo que casar seja caro. Porem não acho legal convidar para participar do chá de cozinha, panela.. bla bla bla… pois pra mim estes tem o mesmo sentimento que o casamento. Se para casar os noivos convidam pessoas mais próximas para não encarecer, então porque convidar pessoas que não estarão presente no grande dia? Estes dias fui convidada a despedida de solteira de uma moça da empresa que trabalho e pra piorar queriam que eu participasse da vaquinha para comprar presente a ela. Aí me pergunto? Se eu não fui convidada para o grande dia , porque devo participar da despedida e ainda dar presente e inclusive fazendo vaquinha? Não faz o menor sentido rs… mas enfim, entendo que não fui convidada justamente por conta do $$$ e por não ser tão proxima, mas também não acho que fica legal convidar para outras coisas referente ao casamento..É só saber separar..não tenho nada contra ela..alias ela é divertidissima, me trata muito bem..e nem por isso acho que deveria ser convidada mas.. certas coisas não combinam rs..

  • Luy diz: 13 de setembro de 2010

    Olha, depende do nível de intimidade que você tem com as convidadas do chá, pq se forem amigas muito intimas e não forem convidadas para o casamento concordo que é horrivel esta situação. Mas no caso de, como já foi colocado em outros comentários acima, a noiva fazer uma festa pequena ou íntima apenas para a família, não vejo problema em convidar as amigas do trabalho, da faculdade ou de onde for… mas sempre deixando MUITO CLARO que a cerimônia será pequena, e que você quer comemorar o momento antes de se casar.. como se fosse uma despedida de solteira, mesmo sendo um chá de panela. Aconteceu na minha faculdade uma situação assim, e o chá da minha colega foi super divertido, mas quem foi ao casamento mesmo foram as mais íntimas e familiares da noiva, e não houve constrangimento para ninguém da nossa sala.

  • Elis diz: 23 de agosto de 2011

    Eu convidei só quem NÃO iria ao casamento. Eu tive o seguinte raciocínio: eu gostaria de convidar muito mais pessoas do que podemos financeiramente, mas não queria deixar o pessoal do trabalho e colegas que não tenho contato constante de lado, então pensei em dividir um momento especial com essas pessoas que não poderão estar no grande dia. Ao entregar o convite do chá de lingerie, expliquei que o casamento seria para apenas familiares que são muitos e em função dos poucos recursos não poderíamos convidar todos os amigos que gostaríamos. Até agora não ouvi reclamações,pelo contrário, elas se sentiram felizes por ter lembrado delas.

  • Mauro diz: 17 de janeiro de 2013

    Bom…achou que sou o primeiro homem a publicar aqui. É o seguinte: Fazer uma festa hoje em dia para 300 pessoas custa muito. Eu e minha noiva faremos o cha de cozinha e a despedida para todos os amigos e colegas de trabalho, mas só faremos um jantar após a cerimônia para os padrinhos. Todos serão chamados para a igreja. Acredito que a minoria ficará chateada com a situação e a maioria entenderá a situação. Particularmente eu ficaria muito feliz em ser chamado para a despedida de solteiro de um amigo, mesmo que não fosse chamado para a festa de casamento. Amigo de verdade entende. Aqueles que não entendem são os que só pensam na festa e não na felicidade do casal.

  • thallyta diz: 31 de março de 2013

    pois é to na duvida, vamos nos casar no cilvil e fazer um coquetel para os pais irmaos, cunhados, padrinhos, bem intimo mesmo (mas só ai sao 45 pessoas), infelizmente nao vamos fazer festança por isso nao posso convidar todos tios primos e tal, agora to na duvida faço ou nao?

  • Diana diz: 16 de maio de 2013

    Gostaria de saber se posso fazer chá de panela se vou casar só no civil. Ficaria deselegante?

  • Giselli diz: 24 de junho de 2013

    Eu vou me casar em novembro próximo e estou pensando nessa questão do chá de panela. Tinha uma opinião a respeito mas, não sabia se era desagradável ou não. Após ler alguns depoimentos de noivas que pensam como eu, me sinto mais segura pra agir conforme acredito. No meu chá de panela as convidadas serão apenas as amiga mais íntimas da noiva. Agora para o casamento irei chamar a todos os outros colegas e amigos que se relacionam comigo e com meu noivo: familiares, amigos, parentes, colegas de trabalho, amigos dos nossos pais e vizinhos. A despedida de solteiro, chá de panela, chá bar ou chá de lingerie, independente do nome que queiram dar, é tudo na verdade uma confraternização despedindo-se da vida de solteira e não faz sentido nesse momento não poder rir, chorar, lembrar da infância, da adolescência, dos momentos com as amigas, dos medos, afliações e até relacionamentos anteriores se for conveniente e divertido. Nesse momento, para evitar transtornos futuros ou comentários desnecessários, quero do meu lado só os mais próximos com quem tenho intimidade maior e onde todas nós nos sentiremos a vontade para isso tudo aí…..

  • Giselli diz: 24 de junho de 2013

    Desculpe pessoal: no lugar de afliações, lê-se: aflições!

  • Mayara diz: 15 de setembro de 2013

    Meu casamento será em dezembro, e será estilo mini wedding. Como no cartório não pode todas as pessoas que queremos conosco deste momento importante de nossas vidas, vamos fazer um jantar com juiz de paz apenas para familiares e padrinhos (neste caso “A” minha melhor amiga e “O” melhor amigo dele). Até o salão que escolhemos não permite nada muito grande (42 pessoas, e só de familiares nossa lista conta com 75 pessoas). Por este motivo pensei em chamar as minhas amigas que não vão ao casamento para o chá de panela (até pq a medida que elas ficam sabendo que será algo muito reservado, comentam: ahh.. mas nem que seja um chá de panela vamos ter que fazer). Vejo esta opção como forma de fazer elas participarem indiretamente deste momento, pq da mesma forma, elas não iriam participar da cerimonia no cartório. Penso que quem é amigo de verdade não vai colocar um convite acima de uma amizade e entende, e com certeza, poder compartilhar é muito mais importante do que o presente.

  • Sonayra diz: 30 de março de 2014

    Ai meninas… também estou nesse dilema cruel. Trabalho em uma empresa e ano passado estava trabalhando como coordenadora de um grupo com 15 mulheres, esse ano fui remanejada para trabalhar com outro segmento com 20 mulheres. Adoro os dois grupos e adoraria ter todas comido no meu casamento, mas não tenho condições. Pretendo casar do civil no fim deste ano e dependendo das condições posteriormente casar na igreja com uma recepção apenas para os familiares. Pensei em fazer um chá de casa para poder ter esse momento de confraternização com todas.

Envie seu Comentário