Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Noiva.com responde: é normal os convidados não confirmarem presença?

24 de setembro de 2010 5

Escrever esse post me traz fortes lembranças do mês de maio, quando começaram a vir as confirmações de presença do meu casamento. Não tem como não ficar ansiosa querendo saber quem vai e quem não vai no dia mais planejado da nossa vida, não é? Nesta semana recebi e-mails de três noivas super agitadas perguntando se é normal as confirmações não chegarem e o que fazer nesses casos. Infelizmente é comum, sim, alguns convidados esquecerem de confirmar ou desconfirmar. Como tudo em um casamento gira em torno do número de pessoas que irão comparecer, seguem dicas pedidas pelas noivas para garantir o RSVP.

Se você contratou um organizador provavelmente não precisará se preocupar. A equipe de cerimonial costuma ligar para quem não confirmou até o prazo indicado no convite. Não são todos os profissionais que prestam este serviço (alguns cobram um valor extra), então tire a dúvida com a empresa contratada.

Se você está organizando sozinha vai precisar fazer o trabalho que seria do cerimonial. Não é recomendado, no entanto, que os próprios noivos façam isso. Pode soar como cobrança e vai trazer stress na reta final dos preparativos. Deixe o trabalho para uma madrinha ou um amigo. Para tornar mais simpática essa ligação (vamos combinar que não é nada agradável ser lembrado que cometeu uma gafe) a pessoa pode aproveitar para passar informações sobre estacionamento próximo à igreja ou salão, se haverá monitora para cuidar das crianças.

É normal ficar ansioso, mas não dá para perder o sono porque alguém que você esperava muito ver no casamento disse que não poderá ir. O que você pode (e deve) fazer é comemorar muito as confirmações que chegam. Eu abria um sorrisão cada vez que a minha cerimonial me mandava os relatórios de RSVP. Ai, que fase mais gostosa!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (5)

  • Camila Kovalski diz: 24 de setembro de 2010

    Esta fase foi uma das piores na minha opinião!! Praticamente ninguém confirmou!! Tivemos que ter o trabalho de ligar um por um e pedir as confirmações! Ainda assim corremos o risco de chegar amanhã (é, meu casamento é amanhã!!!) e os confirmados não comparecerem, ou ainda não confirmados resolverem aparecer de última hora!! Que sufoco!!! Bjs e me desejem sorte!!!

  • Sandra diz: 24 de setembro de 2010

    Que legal, Camila! Nós desejamos muiiiiita sorte e felicidades em seu casamento. Até o tempo irá contribuir e fazer um dia lindo, a previsão do tempo promete sol :-) E os convidados, tenho certeza, não perderão a oportunidade de prestigiar este momento com vocês. Beijos e aproveite ao máximo estes dias tão emocionantes.

  • Nidy diz: 24 de setembro de 2010

    No meu casamento ocorreu o contrário que a maioria dos casamentos… em vez de pessoas confirmarem e acabarem não indo, no meu teve que disse q não iria e na hora aparece (coisa básica, uma família de 7, isso mesmo SETE, pessoas), sem contar os amigos q resolvem levar um acompanhante q não estava na relação… enfim… reservei 320 pessoas pro buffet e compareceram 345… o que me salvou foi que organizamos acomodações para 360 pessoas… minha cerimonialista teve que “rebolar” para acomodar todos… Imagino que teria sido pior se eu tivesse feito lista de convidados com lugares demarcados… penso na família chegando e não ter lugar reservado para eles… ia ser baita constrangedor…

    Mas no final tudo deu certo, e foi uma festa inesquecível!!!! Casei dia 08/05 em Gaspar-SC

    Desejo muitas felicidades à noivinha que casa amanhã…

  • Thanara diz: 27 de setembro de 2010

    Quando minha irmã casou eu fiquei responsável pela confirmação dos conviados.

    Em um total de 350 convidados somente 6 lembraram de confirmar até a data estipulada, os outros todos tive que ligar.

    Impressionando como ninguém lembra desse detalhe importante.

  • Debora Wolf diz: 6 de junho de 2011

    Sabe uma coisa que eu penso? Como a maioria dos brasileiros não tem condições de fazer festas, muitos só casam no civil, outros só se amigam… se pensar, quantos dos seus amigos casaram com festa? E ainda tem a turma do brinde! Uma vez ouvi uma colega de trabalho dizer “não vou confirmar presença, se ela me convidou é porque já pagou para mim” e detalhe, ela não iria a desta! Ou seja, brasileiro não tem muita tradição com o RSVP, alguns acham que dizendo que não vai, o anfitrião vai ligar para cobrar a presença. Tolice, é claro. As pessoas querem saber se você vai ou não a festa para organizar o evento. Imagina que coisa mais feia uma mesa de oito lugares somente com um casal? Imagina o custo que isso tem principalmente se tratando em casamento. Uma alternativa que vejo a isso, e que provavelmente farei em meu casamento, já que teremos convidados de vários estados é colocar um TAG de RSVP no convite. Vou bolar um texto onde será explicito que somente o convidado que confirmou presença terá o seu nome na lista, para ajudar na segurança e organização do evento.
    Uma vez li um texto, não lembro a onde, e a pessoa aconselhava o contrario, disse que todos os convidados já estariam com a presença convidada e somente quem ligasse dizendo que não ia que teria o nome retirado da lista. É mais fino e simpático, concordo, mas é cultural, a maior parte dos brasileiros não sabem o que é RSVP, e mesmo que você coloca no português bem claro, ainda não se entende, falo por experiência própria.
    E digo mais, recebo muitos convites de eventos elegantes e a maioria deles pede-se para confirmar presença.Eu acho que todas as noivinhas ou garotas que tem blog de moda deveria escrever sobre isso no seus sites, quem sabe a gente não começa a mudar a cultura do povo brasileiro?

Envie seu Comentário