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Faça você mesma: confirmação automática de presença pela internet

28 de outubro de 2010 14

Algumas meninas me pediram via Twitter que ensinasse a fazer listas de confirmação de presença usando o Google Docs. É um jeitinho simples e sem custo de fazer o RSVP do casamento ou do chá de panela. Vamos ao passo a passo, então?

Vou mostrar agora como criar um formulário que pode ser enviado para os convidados por e-mail ou ser colocado no site do casal. Os amigos acessam, preenchem e clicam em enviar. Segundos depois os dados entram em uma lista única acessada pelos noivos.

Passo 1:

Você precisa ter uma conta no Gmail. Crie gratuitamente clicando aqui. Assim que entrar com seu login e senha você verá uma série de ferramentas disponibilizadas, também de graça, pelo Google. Escolha Documents.


Passo 2:

Você vai entrar em uma área que guarda todos os seus documentos criados via Google: planilhas, textos, apresentações. O bom de criar documentos aqui é que eles ficam armazenados na sua conta Google e podem ser acessados em qualquer computador (não é péssimo quando a gente quer um arquivo que ficou na área de trabalho do computador de casa?). Voltando ao passo a passo: vá até a aba create new e clique em form.

Passo 3:

Mostro abaixo a tela que vai aparecer para você. Os forms são formulários de preenchimento bem fácil. Você pode escolher que tipo de resposta o seu convidado vai dar. Ele vai escrever um texto? Ele vai escolher entre várias opções? Ele vai dar uma nota para alguma coisa? Dá para criar várias caixas de pergunta e resposta mesclando estilos.


Passo 4:

Para ajudar quem tem alguma dificuldade, criei um formulário fictício para confirmação de presença no meu casamento. Nesse modelinho imaginário eu pedi apenas que o convidado escrevesse em um box o nome que estava no convite. Você pode criar muitas outras pedindo para especificar quantas crianças irão, se há alguma restrição alimentar.


Passo 5:

Agora vem uma parte bem interessante: criar o visual da sua lista de confirmação. Bem no alto do seu formulário existe a opção theme. Clique ali e olhe só a quantidade de estilos que aparecem. Há vários com cara de casamento. O meu preferido é o segundo da terceira linha (aquele bolo de casamento é um amor). Escolhi esse para o meu formulário imaginário.


Passo 6:

O tema não aparece automaticamente depois que você escolhe, então não precisa se preocupar achando que algo deu errado. O formulário final, após a escolha do visual, vai aparecer assim.

Passo 7:

Reparou no link em azul que apareceu no pé do seu formulário? Experimente clicar nele. Tcharam! Vai surgir a sua obra prontinha para ser enviada para os amigos. Olha como ficou fofo o meu.


Passo 8:

Pegue o link do formulário (aquele que apareceu lá na barra onde a gente preenche o endereço dos sites) e coloque no seu site. Esse modelo também pode ser usado em chás de panela e aniversários. Como essas comemorações são mais informais, o link pode ser enviado por e-mail. Assim que um dos seus convidados preencher e enviar a lista de confirmações irá sendo abastecida automaticamente. Onde encontrar essa lista? Lá em Documents, o passo 1 deste tutorial.

Deu para entender direitinho? Tentei puxar meus tempos de professora para explicar bem detalhado. Caso você tenha alguma dúvida é só deixar um comentário neste post.

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Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

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Comentários (14)

  • @AnaLuciaPrzs diz: 28 de outubro de 2010

    Adorei essa dicaa!! FAVORITOS já!! :D

  • Fernanda diz: 28 de outubro de 2010

    Meu Deus, Gabi, o teu blog, sem dúvida alguma, é o melhor! Sempre nos supreendendo! Tem absolutamente tudo o que se precisa para organizar uma festa bem legal. Esta dica foi maravilhosa, pena que eu tá tinha feito o meu RSPV. Parabéns!

  • Ana Luisa diz: 28 de outubro de 2010

    Oi, Gabi!
    Agora que estou começando realmente os preparativos do casamento, esse tipo de informação é muito válida!
    Já vou anotar o passo a passo na minha pasta!
    Ótima dica!
    Bjs

  • @carol_kayser diz: 28 de outubro de 2010

    Shoooooow!!!

    Dá pra dar uma boa economizada com isso!

  • @kissescarpediem diz: 23 de maio de 2011

    Tentei fazer mas pra mim deu erro ao colocar o tema (imagem).
    Mas valeu a dica …

  • dayane felix diz: 1 de agosto de 2011

    Ai adorei eu achei super interessante..

  • Ana diz: 19 de janeiro de 2012

    Nossa, fui ver os posts aqui por que estou no meu momento “assessoria” e que beleza…me ajudou e muito.Ficou muito fofo, obrigada por mais essa dica Gabi!

  • Virginia diz: 15 de agosto de 2012

    Adorei! Super fácil! você explicou perfeitamente. Obrigada!
    Bjs!

  • Mel Cattani diz: 29 de outubro de 2012

    Gabrieli, parabéns pela explicação!
    eu não sabia desta função e adorei! já estou utilizando-a.
    obrigada
    mel

  • Rogerio diz: 23 de novembro de 2012

    Gabrieli,

    as pessoas q vao acessar para confirmar a presença, precusarão ter conta no gmail?
    [ ]´s!

  • Gabrieli Chanas diz: 26 de novembro de 2012

    Rogério, não precisam ter Gmail, não! Abraços!

  • Mi diz: 29 de abril de 2013

    Como fazer esse tutorial na nova versão do GMAIL? Não consegui.

  • Eduardo diz: 30 de agosto de 2013

    Olá… Quero parabeniza-lá e agradecer pela ajuda, eu estava precisando de alguma forma para criar algo para fazer meus convidados confirmarem sua presença e com esse meio acredito que irá me ajudar 100%… Ainda mais surpreenderei minha noiva, ganharei alguns pontinhos etc… Kkkk. E ainda mais fica uma visualização super bacana para quem vai receber… Grato!
    Deus abençoe.

  • Nayara diz: 21 de abril de 2014

    Para utilizar está excelente dica preciso de site para o casamento? Não pretendo ter site para o casamento, porém estou com dificuldade para a confirmação de presença; uma vez que nem todos lembram de ligar… Obrigada.

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