Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Noiva.com responde: quem paga o casamento?

18 de novembro de 2010 13

A Marcela e o Jonas, do Rio de Janeiro, ficaram noivos no mês passado. “Um segundo depois de trocar as alianças já estávamos fazendo planos para a festa, mas ficamos com uma dúvida enorme sobre quem paga a festa: nós ou nossos pais?”.

Todo mundo sabe como funcionavam as coisas antigamente, não é? Os pais da noiva eram os responsáveis por custear o casamento. Os noivos não tinham trabalhos expressivos (em termos de salário) e geralmente moravam com os pais. Hoje as coisas estão bem mudadas e não é difícil encontrar casais que ganhem mais dinheiro do que os pais. Quem paga a conta, então? Quem quiser ou quem tiver condições de arcar com as despesas. É bom, no entanto, que isso seja acertado previamente para ninguém ter surpresas na hora de desembolsar o dinheiro.

O primeiro passo, Marcela e Jonas, é saber quanto vocês, noivos, podem pagar. Com esse dado em mãos vocês já terão uma ideia do quanto será preciso levantar com a ajuda da família. O segundo passo é descobrir se os pais têm interesse em contribuir financeiramente com o casamento. A não ser que eles já tenham conversado com vocês sobre o assunto é praticamente impossível de prever o que passa pela cabeça deles. Conheço pais de noivos que fizeram questão de pagar tudo e pais que se negaram a dividir custos por não concordarem com o tamanho da festa.

É bem interesssante partir para esse papo já tendo uma ideia, mesmo que seja bem superficial, de quanto vai custar o casamento. Conversem com familiares ou amigos que casaram recentemente para ter uma ideia do quanto gastaram ou façam uma pesquisa do valor dos itens dos sonhos (dicas aqui) para ver a quantas vai o orçamento.

Mais três dicas para o momento da conversa com os pais:

:: Se os pais eles estiverem dispostos a pagar por tudo, conversem sobre o que esperam da festa. Há casos de pais que gostam de dar palpites a mais, já que estão arcando com todas as despesas (leia mais sobre isso aqui).

:: Se os pais não contribuírem, seja por situação financeira ou por interesse próprio, e isso surpreender vocês, não é preciso desistir de casar. Reorganizem os planos e considerem adiar um pouquinho o casamento para dar tempo de poupar um pouco mais.

:: Se os pais quiserem pagar uma parte do casamento, tentem delimitar essa ajuda para evitar conflitos futuros. De repente eles querem dar uma quantia específica, de repente eles querem pagar uma parte específica (o jantar, as bebidas, a decoração). Saber até onde vai a oferta de dinheiro é fundamental para adequar os planos de vocês e para não deixá-los aflitos.

As meninas que já casaram são super bem-vindas a deixarem comentários neste post para dar um help para quem está com a mesma dúvida da Marcela e do Jonas. Eu já adianto o meu e digo com toda convicção que essa conversinha com os pais é bem bacana e deixa todo mundo mais à vontade.

PS: a pergunta da Marcela e do Jonas chegou pelos Correios, em um cartão acompanhado de um mais um pinguim de pelúcia para a minha coleção (eu amo pinguins e nos encontros de noivas as meninas sempre me surpreendem com um). Foi uma delícia chegar na redação e encontrar essa surpresa fofa. Amei demais, queridos!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (13)

  • *Dani* Marques diz: 18 de novembro de 2010

    Meu pai está pagando por tudo, mas ele e minha mãe não dão nenhum palpite me deixaram livre pra escolher o que eu quiser pq afinal de contas o casamento é meu, eles são bem sossegados em relação a essas coisas, eu e meu noivo estamos escolhendo tudo!

  • Patricia diz: 18 de novembro de 2010

    Ola, posso dizer que meu casamento foi exatamente como quisemos – meu marido e eu. Nos organizamos financeiramente e começamos a contratar serviços e organizar o casamento com mais de um ano de antecedência e tudo foi bem tranquilo e muito lindo!!! Aconselho os noivinhos de plantão pagarem seu casamento, foi uma experiência fantástica.
    Abraço!

  • Kellen diz: 18 de novembro de 2010

    Oie!
    Gabi, perguntinha idiota, mas… hehehe

    O trash the dress é feito anets ou depois do casamento?

    Beijos!

  • Camila Kovalski diz: 18 de novembro de 2010

    No meu caso foram meus pais que bancaram a festa toda!
    Eu sempre tive o sonho de casar, e como única filha mulher (tenho mais um irmão) meu pai fez questão de realizar este sonho, já que meu marido e eu não tínhamos condições pra isso, pois os custos com a casa nova tomaram conta de todo nosso orçamento.
    Os pais do meu marido não ajudaram com nada, pois são adeptos da ultrapassada frase “quem paga o casamento é o pai da noiva”. Pura grosseria, mas enfim. Por conta disto, os convites para os familiares/amigos deles foram limitadíssimos, embora minha vontade era de cortar 100% da lista que provinha deles.
    Mesmo sendo tudo pago pelos meus pais, as escolhas e definições foram feitas por mim, afinal o sonho era meu, o casamento era meu, e ninguém mais propício para fazer isto do que eu.
    Meu pai sempre foi maravilhoso para mim, e agora é para meu marido! Sempre seremos gratos a ele por tudo que fez e tem feito por nós!!

  • jessica diz: 9 de maio de 2011

    Oii meninas.
    Estou noiva,e pretendo casar ate final do ano, mais…. estamos em funçao de construir casa, moveis etc. Vcs Acham feio que os convidados paguem cada um a sua janta?? Me deem ideias por favor

    bj

  • Thatiane Cabral diz: 26 de setembro de 2011

    Olá Gabi, meu casamento quem está pagando sou eu e meu noivo, como fui criada pela minha amdrinha, q é minha tia…ela me ajudou em grande parte. Meus sogros não ajudaram em nada, se nao ajudam não palpitam tbm. E ja avisei, se reclamar de alguma coisa depois, vou falar QUEM PAGOU PALPITA< QUEM NAO PAGOU NAO TEM DIREITO DE FALAR NADA.
    Fiquei meio P da vida sabe, mas enfim, esta sendo como sempre sonhei, tdo ao meu gosto e do dele…e vai ser um dia lindo. Faltam 33 dias.

    Bjus

    thaty – SP

  • Anne diz: 26 de setembro de 2011

    Oi Gabi. Vamos casar em outubro/2012 e o $$$ vai sair do meu bolso e do bolso do meu noivo. Meu pais tem idéias caretas sobre casamento e como quero da minha maneira, com a minha cara resolvi pagar por tudo. Claro que o orçamento fica limitado mas estou feliz. Organizar tudo, cada detalhe, é muito bom. Eu e meu noivo estamos adorando tudo isso. Estamos fazendo exatamento como a Patricia falou, começando a organizar e contratar tudo com antecedência.

  • Elizangela diz: 26 de setembro de 2011

    Eu quem estou pagando tudo. Eu e meu noivo resolvemos dividir os gastos, eu fiquei com tudo referente a cerimonia/festa de casamento, ele ficou com todas as despesas do nosso apto provisório e tbm o que compramos. Achamos que dividir tudo, acaba não fazendo nada ou nem metade do que fizemos. Então, dividimos assim e dá super certo, uma coisa é tão cara quanto a outra.
    Nossos pais não tem condições de arcar com o orçamento desse tamanho de casamento! Meus pais ajudam de outra forma, pagando uma coisinha aqui, outra ali, ajudando a fazer algo, deram a geladeira, etc. Os dele não podem ajudar em nada, mas também não cobramos e entendemos.
    Casais modernos inovam os “processos”…hehehehe

  • Danila diz: 27 de dezembro de 2011

    Caso em novembro/2012 e meu noivo e eu começamos a arcar com as despesas, mas minha mãe nos ajuda pagando várias coisinhas.
    Meu pai não fala com meu noivo, mas ele compra coisas para minha casa, como jogos de cama, panelas e afins, mas na festa não sei se vai rolar ajuda.
    A família dele é muito humilde, então não contamos com eles.
    Mas to muito nervosa com toda essa preparação!!!

  • Michelle Lucas diz: 1 de março de 2012

    Bom me caso em setembro/12, pensei que teria a ajuda de todos, mas…. somente meu pai e a mãe a vó do meu noivo es~tão ajudando, e claro nós dois. No inicio me decepcionei por que tudo é caro e não temos muitas condições, e também estamos pagando o apto então fica pesado. Mas agora me sinto melhor minha mãe comentou minha lista de convidados mas eu resposndi que o casamento é nosso e os amigos e convidados também… bom estou feliz e muito estressada, pois agene sempre espera que tudo dê certo, e vai dar… mas até lá fico com os nervos a flor da pele.
    bjo e até logo.
    Michelle

  • Maria Thereza diz: 1 de abril de 2012

    Sempre soube que meu pai contribuiria muito para o casamento, já que ele tem uma situação financeira muito boa, então seria um prazer para ele. No entanto, procurei saber primeiro o valor aproximado do custo total do casamento e de posse desse número, perguntei a ele e a minha sogra, que também tem uma boa situação, quanto cada um poderia contribuir. Resultado: eles praticamente estao pagando a conta, meu pai me deu 70% do valor, minha sogra nos deu 25% e sobraram pouquíssimas coisas para pagarmos. E o melhor eh que nenhum dos dois se mete em nada!!!!!

  • Maria Carolina diz: 7 de maio de 2012

    Eu imaginava que casar seria beeem caro e deixava isso beeem visivel porque sou meio neurotica rsrs Me desesperava um pouquinho pelos preços mass a familia do meu noivo tem um poder aquisitivo muito bom e decidiu arcar com boa parte da festa, minha familia é mais humilde nao ia poder ajudar muito e por isso sobrou pouca coisa para nós, minha sogrinha da bastante palpites e isso foi um motivo pra uma pequena discussao entre mim e meu noivo mas mesmo nao sendo em relaçao aos preparativos diretamente, segui a parte os conselhos que vi aqui no site e tudo se resolveu…nao que eu nao quisesse as opinioes, é que ela era mais neurotica que eu kkk e isso me incomdava um pouco ja bastava eu de louca. Enfim, o site me ajudou bastante parabens :)

  • Déborah diz: 28 de abril de 2013

    vou me casar em novembro de 2013 estou começando a ficar super nervosa por que meu pai quer bancar a festa toda sozinho mas deixou eu e meu noivo escolher tudo ao nosso gosto, pois sabe que estamos tendo muito gasto com a casa nova, mas meu noivo fala que se meu pai for ajudar o pai dele vai ter que ajudar tbn mas não quero nenhuma ajuda dos meu sogros pois minha sogra me odeia e é intrometida.

Envie seu Comentário