Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Noiva.com responde: vale a pena enviar save the date?

16 de maio de 2011 22

A pergunta é da Cássia, de São Paulo. Ela me contou que está com o orçamento bem apertado e em dúvida sobre gastar com o save the date. A Cássia pergunta se ele é mesmo fundamental e se vale a pena se jogar na ideia. Vamos à resposta?

Fundamental ele não é, Cássia. O save the date é um mimo a mais que para alguns casais pode se tornar bem importante. Imagine a situação de alguém que vai casar em meio a um feriado, durante as férias de verão ou em uma cidade distante de onde mora. Em todos estes casos o envio do save é bacana, pois avisa seus convidados com bastante antecedência dos seus planos. Dá tempo de reorganizarem as férias, de resevarem hotel e de comprar passagens antecipadamente.

Para quem começou a planejar o casamento agora e ainda se perde nessa função toda de save the date, que tal a gente parar um pouquinho para falar sobre o que ele é e quando você deve disparar? O save the date é como um pré-convite para o casamento, a formatura, o aniversário ou qualquer outro evento. Ao contrário do convite, que deve ser entregue em mãos de 1 mês e meio a dois meses antes da festa, o save é enviado bem antes, de 6 a 3 meses antes do evento. Ele traz informações bem simples, geralmente apenas o nome do casal, a data e a cidade onde tudo vai acontecer.

Imagem: Divulgação, Wedding Paper Divas

O que pode facilitar a vida de quem, como a Cássia, está preocupado com o orçamento, é cortar os custos da impressão, dos envelopes e dos Correios enviando o pré-convite por e-mail. Sim, ao contrário do convite, que é formal e -atenção, noivos- precisa ser entregue pessoalmente, o save é mais descontraído e não pede esta formalidade. Você só vai precisar contratar alguém para fazer a arte.


Dê unidade à toda sua papelaria usando as mesmas cores, fontes e inspirações no save the date e no convite de casamento. Para ver modelinhos feitos por outros noivos acesse a seção convites aqui do blog para ver muita coisa legal.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (22)

  • Paula diz: 16 de maio de 2011

    Optamos por enviar o nosso save somente por e-mail!!! Criamos um e-mail com o nome do casal e colocamos uma observação no Save pedindo que os convidados respondessem o e-mail com o seu endereço!!! Funcionou super bem!!! Bjos

  • Nattali diz: 16 de maio de 2011

    Bom dia!!
    Acredito que não precise contratar alguém para fazer a arte, hoje em dia existem tantos sites, ideias na intenet…

    Espero ter colaborado!!
    Bjs e felicidades!

  • Fernanda Koch diz: 16 de maio de 2011

    Como antecipamos o nosso casamento em 5 meses do primeiro plano acabamos nos enrolando (só tinhamos 6 meses para organizar tudo) e não mandando o Save the date. Foi uma lástima, pois quando fomos entregar os convites muitas pessoas já tinham viagem marcada para a data do nosso casamento, que cai exatamente no meio das férias de verão aqui na Europa. Por isso na minha opinião é que vale sim muito à pena!!

    Se está com o orçamente apertado que tal por e-mail como a Paula disse? Ou crie um site (tem vários gratuítos que são ótimos) e já divulgue para o pessoal que você vai convidar, depois tu podes ir completando com as informações durante o planejamento!

  • Paula Sandrini diz: 16 de maio de 2011

    Meninas… Cássia…

    Dá pra ter custo zero no Save The Date. Basta usar a criatividade e imaginação. No meu caso, farei eu mesma o meu com uma video-montagem e mandarei por email para os convidados (principalmente para os que vem de fora da cidade). Com certeza a Cássia deve ter um amigo, parente, vizinho… que saiba mexer com programinhas de edição de foto e vídeo. :)
    Quando eu terminar o meu até o final do mês eu mando pra vocês darem uma olhadinha!

    Beijinhos.

  • Kellen Trilha diz: 16 de maio de 2011

    Eu tenho uma perguntinha incidente sobre quanto tempo antes se pode mandar o save the date:
    Muito provavelmente, eu vou me casar em um outro pais (e em um outro continente) de onde estao a minha family e os meus convidados, ja que os nossos planos são de casar na Italia natal do meu namorado. Mas uma viagem pra Europa pede tempo, organização do calendario e sobretudo das economias, né! Eu estava pensando em enviar o save um ano antes, mas sera que fica exagerado? Ou sera que não é o suficiente? Muito problematicos esses casorios overseas..
    Obrigada e besitos! :)

  • Andrea diz: 16 de maio de 2011

    Olá,

    Eu mesma fiz o meu save, optei por não seguir um padrão save + convite, e enviar somente por e-mail, o que vai ser custo zero. O foco principal é para o pessoal que está longe já ir se preparando e para a turma que acessa a internet ir acompanhando os preparativos pelo blog que vamos colocar no ar no mesmo dia em que enviarmos o save.

    Bjos

  • Gabrieli Chanas diz: 16 de maio de 2011

    Kellen, seria fantástico mandar com 1 ano de antecedência, ainda mais em um caso destes. Acho super legal! Nos EUA, onde muitos noivos tem os “destination weddings”, casamentos fora do país, os saves são enviados com 8 meses ou 1 ano de antecedência. Um beijo!

  • Laiane Silveira diz: 16 de maio de 2011

    Nossa que ótima esta dúvida da Cássia, era a minha dúvida também…acreditam…hehehe
    Acho que é otima a idéia de enviar o save por e-mail.´
    Estava em duvida se realmente era ou não necessário, se fazia ou não.
    Agora, acho que vou fazer. Tenho parentes e amigos em outros estados e para eles será ótimo, assim podem se programar com calma.

    Bjus!

  • Carolina diz: 16 de maio de 2011

    Olá!
    Tem um site http://www.weddingpaperdivas.com que é ótimo!! Você escolhe o layout (são lindos, tem pra todos os gostos), depois vai acrescentando os seus dados (não sai em inglês não, é só preenher os dados em português) e depois vc pode salvar no seu computador e enviar por e-mail.
    Vale a pena!!
    bjo

  • @nanafrozi diz: 16 de maio de 2011

    Eu recebi um save the date por e-mail e achei bacana. Pois tu podes fazer em um site o layout e enviar por e-mail, assim não gasta nada ;)
    Eu cheguei a fazer o layout do meu, mas acabei nao enviando pq ficou em cima da hora…heheh

  • Josi Flores diz: 16 de maio de 2011

    Acho muito legal enviar um save the date, as pessoas adoram receber e você já tem uma noção de quem vai poder comparecer.
    Seja pessoalmente com um convite original como aquelas “bolachas de chopp” ou por e-mail que tem custo zero vale muito a pena.
    Beijos

  • Ananda diz: 16 de maio de 2011

    Como irei casar no interior (Ijuí-RS) e nossos convidados são, na maioria, de fora da cidade, optamos por fazer o Save the Date. Estamos finalizando eles e entregaremos com 5 meses de antecedência da data do casamento! To louquinha para mandar para o bloguinho e ver o que vcs irão achar!!!!
    Bjinhos

  • Jaque Scota diz: 16 de maio de 2011

    Eu acho muito legal enviar os saves, no meu caso os familiares moram longe, assim ajuda o pessoal pra se programar…
    E é como algumas já citaram, de repente nem gastos tu vai ter.

  • Juliana diz: 16 de maio de 2011

    Eu acho super útil save the dates, principalmente se há convidados de longe. Se o orçamento está apertado acho muito legal a idéia de mandar um save online e já confirmando o endereço para envio dos convites. Acredito que é uma forma de economizar e tanto e não deixar de agradar a todos.
    Bjusss

  • Nikita Genauck diz: 16 de maio de 2011

    oieee…
    então, eu to loca pra saber quando vai ter um encontro de noivas aqui em Santa Catarina…
    eu lembro que vc comentou uma vez, que logo logo teria um enocntro por aqui!!!

    vou ficar esperando!!!

    bjusss

  • Taíse Souza da Silva diz: 16 de maio de 2011

    Oi Gabi. Primeiro quero dizer que acesso seu blog religiosamente todos os dias e cada vez tiro uma ideia para o meu casamento que será em 09.10.11 (aliás te mandei por email meu save p/ publicar aki…).. Bem, Cássia.. sou noiva e estou na mesma situação que vc.. com o orçamento apertado.. por isso eu e meu noivo decidimos criar nosso proprio save the date e enviar pro pessoal por email, apenas entregamos impresso para aqueles que realmente não acessam emails, o restante foi por email para conter gastos.. Não gastamos com a arte pois meu noivo fez tudo .. recomendo que vcs façam e enviem por email mesmo, vcs vão ver que o retorno do pessoal é mt legal.. todo mundo achou super legal e diferente… um beijo e curta seu momento noiva!!!

  • Fernanda Dias diz: 16 de maio de 2011

    Vou casar em janeiro de 2012 e fico em dúvida se não é meio cedo para enviar o save… Mas como tenho parentes que moram longe e a festa será em período de férias, talvez não seja tanta afobação, não é?

  • erica diz: 16 de maio de 2011

    Eu fiz isso! montei meu save the date e mandei por email e orkut mesmo! td mundo está sabendo! E o melhor custo: zero eu emsma fiz no photoshop com imagem de noivos, uns desenhos na borda em marca d’água e os escritos em cima e em baixo, ficou muito bom! Cássia passa la no blog p vc ver, se quiser eu faço um pra vc viu! de graça! bjs e boa sorte
    noivamuitoansiosa.blogspot.com

  • Enedina Barcelos diz: 17 de maio de 2011

    Oi Gurias.. Eu fiz o Save the Date! Digo a vcs que é suuuuper válido e os convidados adoram! Muitas pessoas a quem convidamos não sabiam do que se tratava e acharam muito legal. O nosso Save foi feito às pressas pois o Jones (hj maridão) estava em viagem de trabalho na época e aproveitamos um dos finais de semana que ele veio para o RS para executar o nosso projetinho … inclusive foi postado aqui no Noiva.com. Fizemos uma sessão de fotos Gre-Nal e pedimos que o fotografo montasse as fotos em estilo marcador de texto adicionando a data e nossos nomes … depois eu e o Jones compramos Ímas (em manta), recortamos em tirinhas colamos nas bordas… virou uma ímã de geladeira bem legal que todos nossos amigos mantém até hj na geladeira! Vale a pena e não é preciso gastar muito !!! Bjus

  • Gabi diz: 27 de janeiro de 2012

    Gostei muito deste post, ainda estamos marcando data de nosso casamento que deverá ser para outubro de 2013, bom irei fazer o Save the date, para meus convidados. Sem experiências para organizar festas aconteceu uma situação chata esta semana, pois estou concluindo a entrega dos convites de minha formatura e um convidado pelo qual faz parte da família e que já estava sendo avisando de minha festa um ano antes, ao avisar que iria entregar o convite, me avisa de um possível compromisso, achei super chato, afinal já fazia uma ano que estava falando da tal data. Desta forma para que não aconteça a mesma coisa em meu casamento, pensei em mandar o Save the date, porém a dúvida é: quanto tempo antes é o ideal?
    Ah, parabéns pelo blog. Bjus

  • Gabrieli Chanas diz: 27 de janeiro de 2012

    Gabi, o save é enviado de 6 a 3 meses antes do casamento. Um beijo!

  • suellen diz: 13 de fevereiro de 2012

    Olá meninas!
    Me caso em julho/2012 e estou ansiosissima!!
    Acho que vou enviar os Save´s no final desse mês por e-mail mesmo, afinal nosso casamento será apenas para familia e amigos mais proximos, jantar para 70 pessoas aprox. Adorei a ideia e nem sbia que isso existia.

Envie seu Comentário