Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

E esse noivado que não acaba mais?

25 de maio de 2011 39

Falei mais cedo sobre o noivado da Kim Kardashian e passei o dia vendo amigos da moça darem parabéns para ela no Twitter. O pessoal estava animado comentando que não veem a hora de chegar o casamento, que já vão começar a procurar vestidos, coisa e tal. Essa ansiedade toda é bem justificada, afinal de contas nos Estados Unidos e na Europa os noivados não são tão longos como os nossos. Lá fora, noivar significa firmar um compromisso de casar em breve. Nós acabamos de ver algo assim no casamento real. William e Kate anunciaram o noivado em novembro de 2010 e trocaram alianças em abril de 2011. A não ser que a dona Kardashian resolva desmanchar o compromisso antes de rumar para o altar eu acredito que este noivado também não vai levar 2, 3 anos, como estamos acostumadas a ver.

Vocês também percebem esta diferença de comportamento dos brasileiros? Eu tenho a impressão de que para nós o noivado também é um compromisso de casamento, mas ele não significa uma cerimônia em breve. Tenho amigas que estão noivas há mais de 5 anos! Também vejo muitas leitoras reclamando que os amados as pediram em noivado mas nem querem ouvir falar de casamento!

Em 2009 eu fiz uma enquete no blog perguntando quanto tempo durou ou estava durando o noivado das leitoras. O resultado está na imagem ao lado e comprova que demoramos mais tempo para casar. Chega a ser engraçado pensar que para nós, mulheres, um pedido de casamento significa começar na mesma hora a pensar no vestido, enquanto que para os homens o pedido pode não passar de um sinal de que ele quer ficar com você, mas talvez sem pompa nem cirscunstância envolvidas.

O que será que torna os nossos noivados mais longos? Será a vontade de curtir mais tempo a aliança na mão direita? Será que é a condição econômica do brasileiro, que obrigada a passar mais tempo juntando dinheiro para a festa? Será que por aqui organizar um casamento é mais complicado do que lá fora? Conto com os palpites de vocês para desvendar este mistério!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (39)

  • Aisha diz: 25 de maio de 2011

    Fiquei noiva um pouco antes do querido ir morar por um ano na França. Na época já dividíamos as escovas de dentes, mas ainda não tinha uma grande formalidade, era mais roomate. Aí sim ficou claro que ele queria a reserva de mercado e quando ele voltou começamos a pensar mais claramente nas coisas do casamento.

  • Andreia Leeurven diz: 25 de maio de 2011

    OI Gabi e meninas,

    acredito que a condição econômica influencia muito nessa hora, pois além da festa tem a casa nova, afinal “quem casa quer casa”. No meu caso vai durar 2 anos, por que é o tempo de o ap ficar pronto, e organizarmos tudo…

    bjoo

  • Juliana diz: 25 de maio de 2011

    Gabi, eu acho que leva muito em consideração a condição economica do Brasil. Nós bem sabemos que as coisas e produtos são bem mais baratos la fora que aqui no Brasil, talvez seja por isso que aqui o pessoal demore tanto. Não sei quanto custa casar la fora, mas aqui todas temos uma ideia.
    Meu namorido já deixou bem claro que quando noivarmos será coisa rápida, ele não curte noivados longos, acha que é sem cabimento noivar e ficar 5/6 anos “enrolando”, então não noiva se é pra continuar namorando, entende?
    No entanto, nós namoramos por 9 anos e 3 meses já :/ hehehehe

  • Fernanda Sanhudo diz: 25 de maio de 2011

    No meu caso é a condição econômica mesmo, já faz um ano que noivamos e ainda falta 2 anos para o dia do casamento.

    Beijos

  • Adriana de Paula diz: 25 de maio de 2011

    Ai Gabi, nem me fale em noivado longo… Namoro longo… rsrsrsrsrsr. Eu sou daquelas que prefere noivados mais curtos, namoro há 10 anos, porém pretendo ficar noiva no máximo seis meses, pretendo resolver tudo rapidinho e como não vou precisar alugar salão, acho que fica mais fácil. Afinal, pra que noivar mais tempo se já tem todo esse tempo? Rsrs.

    Beijos

  • JESSICA ALMEIDA diz: 25 de maio de 2011

    Nossa! é muito estranho mesmo.
    eu mesma namoro a 5a anos e meio e não noivei ainda pq nao tenho certeza da data que vou casar… a uma ano atras meu namorado me fez uma surpresa no meu aniversario: fui abrindo as caixas de varios presentes e a ultima eram as alianças douradas… chorei, né? mas ai a gente ia marcar o noivado neste ultimo janeiro, ai eu enrolei (também pq temos que ter uma data bem pensada já que moro num estado e ele em outro…=/ unir as familias não é uma facilidade de qualquer fim de semana), aí a gente só deve casar em 2012 ou 2013… fiquei meio insegura com a distancia, fora que não quis ficar noiva tanto tempo (ia dar 3 anos…) piis sempre tem aquela encheção de saco, aquela pressão de já estar noiva, uma cobrança muito maior.
    Claro que, como conversei com meu namorado, estar noivo dá a impressão de um compromisso maior, te faz mais comprometido em juntar dinheiro pra festa e tal. e claro que pelo fato deu semrpe ter adiado a data do noivado ele fica falando que não noivei porque não quis (e eu, respondo que não noivei porque ele me deu uma caixa com alianças, mas não a colocou no meu dedo e não vou ser que vou ter essa iniciativa…) enfim, um dia a gente se entende… acho que quando a gente tiver mais certeza da data (que não sabemos se é fim de 2012 ou meio de 2013) a gente noiva… possivelmente já no começo de 2012…
    mas é um costume bem diferente das brasileiras

  • Val diz: 25 de maio de 2011

    Pois é, conheço pessoas que já foram noivas 2, até três vezes….mas nunca casaram. Meu noivo, antes de noivar, chegou a dizer que não queria noivar pq não via sentido. Como nossa casa fica pronta ano que vem e eu só quero casar com a casa pronta (mas já moramos juntos) preferi fazer a festa em setembro/12. Decidimos, então, ficar noivos durante o tempo de espera até a data enquanto vamos acertando os detalhes para a cerimônia, mas assim que decidimos noivar já marcamos a data do casamento. Noivar por noivar realmente eu não vejo muito sentido…

  • Ana Flores diz: 25 de maio de 2011

    No meu caso estavamos com a igreja marcada desde de out de 2010 ( meu casamento será dia 01/10/11 ) e ainda não estavamos noivos , noivamos dia 23/04/11 , por tanto meu noivado vai durar menos de 6 meses !!! Não queria ficar noiva e nem ter ideia de quando ia ser o casamento … Para mim assim foi perfeito :)

  • Clarissa Coelho diz: 25 de maio de 2011

    Meu noivado vai durar 1 ano, exatamente! Noivamos no dia 17 de dezembro e casarei no dia 17 de dezembro!! Ao longo do namoro (de oito anos), meu noivo sempre disse que quando noivassemos, casariamos em 1 ano!! E aqui estamos nós, organizando o casório pro final do ano!! Acho complicado ficar mto tempo noivo, principalmente pra mim, que já namorava há bastante tempo…!

  • @carol_kayser diz: 25 de maio de 2011

    Voto na condição financeira.

    É aquela história de quem casa quer casa.
    E para isso, é preciso uma graninha.

  • Kellen Trilha diz: 25 de maio de 2011

    Oi Gabi! Eu acho que noivar deve ser acompanhado de uma mudança de perspectiva em vista de um casamento. Pode não ser em 5 meses, como William e Kate (até porque 5 meses pra organizar tudo é uma correria se você não é um príncipe, né!), mas um planejamento pra procurar um apartamento, fazer uma organização do budget, etc etc.
    E é engraçada mesmo essa diferença de culturas. Meu namorado (que é italiano) insiste que não faz sentido noivar agora pra casar daqui a dois anos. Mas ao mesmo tempo falamos do nosso casamento o tempo todo! Eu já me sinto noiva de facto, enlouquecida aqui no bloguinho. A oficialização é que vai ficar pra mais tarde, pra preservar a dita da “logica”…

  • Camila diz: 25 de maio de 2011

    Oi Gabi! Sou noiva a quase dois anos (comemoramos no dia 12/06) e tenho certeza que esse ano ainda não será o do meu casamento. Motivos? Vários. Noivamos enquanto ainda estávamos na faculdade. Eu, em janeiro, fiz um ano de formada, estou engatinhando na minha vida profissional. Mudei de cidade, por causa do trabalho, e meu amor ficou na nossa cidade natal. Estamos “separados” por enquanto, nos vendo apenas nos finais de semana.
    Além disso, meu noivo ainda não concluiu os estudos. Com isso, nossa situação financeira não é das mais favoráveis a comprar uma casa e arcar com uma festa de casamento. Como todas que estudam, sabemos que as despesas são muitas, ainda mais eu, que fiz financiamento estudantil (meu noivo tb!). Enfim, ainda tenho que ter paciência nesse quesito. Mas não vou desistir! Tudo colabora para que ano que vem nosso “just marriage” chegue! Estamos nos organizando muito pra isso! Torçam por mim!

  • Melina diz: 25 de maio de 2011

    Eu acho que o noivado por aqui significa que há a intenção de querer ficar junto para sempre (casar), mas isso soa diferente para homens e para mulheres. Muitas vezes por falta de dinheiro ou por perfeccionismo, acaba demorando um pouco mais. No meu caso, estou noiva ha 2 anos e meio e me caso ano que vem, com 3 anos e meio de noivado, mas não por querer tudo certinho. Com 1 ano de noivado começamos a decidir onde morar. Optamos por comprar um apartamento na planta e estamos esperando ficar pronto. Por isso, nossa vontade é casarmos assim que ficar pronto. Enquanto isso, tenho tempo para pesquisar local, valores e tudo mais da festa que eu quero. Acredito que, se formos organizadas, conseguimos o que queremos.
    Espero ter ajudado!
    Beijosss

  • Kamila diz: 25 de maio de 2011

    Eu ainda não sou noiva, embora já tenha minha data de casamento marcada faz um bom tempo. Chegamos a um consenso, eu e meu namorado, do dia do casamento, mas ele ainda acha que não devemos noivar. Pra ele serve a ideia americana. Noivar pra logo depois vir a festa e casar. Nada de noivados longos! Mas como já estamos organizando as coisas pro casamento, acredito que ainda esse ano a gente noive! Até pq ano que vem já é o casamento…

  • @nanafrozi diz: 25 de maio de 2011

    Nossa, essa pergunta rende uma tese de sociologia…hehhe… Mas eu acho que no Brasil o noivado é visto como um compromisso mais sério do que o namoro, mas não tão sério qt um casamento…pode ser isso…

  • Amanda Rabelo diz: 25 de maio de 2011

    Eu acho que o fator dinheiro sempre fala mais alto. É claro que muitos homens não pensam que o casamento deva acontecer tão rápido quanto a noiva, mas acho que as dificuldades financeiras atrapalham mais!

  • Ananda diz: 25 de maio de 2011

    Oi Gabi!!!
    Acho que aqui no Brasil é um pouco de cultura ficar noiva durante um ano e meio ou mais. Mas acho que a condição econômica do brasileiro conta bastante tbm.
    Eu particularmente acho que um noivado deve durar um ano ou dois, para se curtir esta fase de preparação para o grande dia.
    Acho que este momento antes do casamento é muito gosotoso e deve ser desfrutado tanto quanto o grande dia. Planejar, fazer a famosa pastinha no computador com mil fotos, gostar e desgostar de algo, olhar muitos vestidos, docerações, mesas de doce, etc.
    Acho que com um noivado relâmpago você não tem tempo para aproveitar esta fase. Você acaba fazendo tudo na correria, tem de tomar decisões rápidas para não perder fornecedor, fazr escolhas que depois pode se arrepender…
    Não sei, mas está é a minha opinião!
    Será que as outras noivinhas concordam?! hehehehe
    Bjinhos

  • Michele diz: 25 de maio de 2011

    Oi Gabi, acho que é mesmo uma questão cultural. Antigamente, nos tempos dos meus pais, noivar também significava marcar a data do casamento. Comigo aconteceu da mesma forma, meu agora noivo só me pediu em casamento porque queria mesmo marcar a data do casamento, e eu amei!
    Vou ficar menos de 1 ano noiva!!! De outro lado, tenho amigas que querem simplesmente noivar pra sair do namoro, pra ficar uma coisa mais séria.. e estão noivas há anos! Eu não gosto disso. Acho que o noivado serve para você organizar o casamento. Beijos

  • Paula diz: 25 de maio de 2011

    Olá. Namoro há 9 anos e estou noiva a 5. Concordo com as meninas que dizem que noivar é como “passar de fase”, ou seja, firmar algo mais sério que o namoro, mas nem tanto quanto o casamento.
    Fiquei noiva na minha formatura, de surpresa, ninguém sabia, só ele. Foi muito emocionante.
    Vai fazer 3 anos que moro com meu noivo (para alguns já estamos casados, mas para a gente é importante o ritual do casamento) e o fato de estar noiva não fez com que apressássemos as coisas. Acredito que tudo tenha seu tempo e, depois de 5 anos, marcamos nossa data de casamento: 28 de janeiro de 2012.
    Para que chegássemos a ela vários fatores contaram: a estabilidade nos nossos trabalhos, pois precisávamos ter certeza que teríamos o dinheiro para fazer uma festa maravilhosa, o momento da nossa relação, nós dois estamos formados, já fizemos cursos, pós graduação, ou seja, teremos mais tempo pra gente, para nos curtirmos e, claro, a vontade grande de comemorar este momento especial, um sonho para ser realizado.
    Acredito que não há certo nem errado neste assunto. O importante é que o casal mantenha a essência de sua relação – o amor – e que juntos decidam qual será o momento de casar, independente de pressões ou tradições.

  • Giórgia Bazotti Claudino diz: 25 de maio de 2011

    Eu já deixei BEM avisado ao meu namorado que ele só pode me pedir em noivado quando já tiver uma data para o casamento!
    Sou da opinião de que ficar aaaanos noiva sem ter uma ideia de quando casará é apenas para formalizar de uma maneira mais séria um relacionamento.

  • Josi Flores diz: 25 de maio de 2011

    Acho que o noivado é o momento de sentir como será o casamento e para os dois terem certeza do que querem.
    Acho que ele acaba se prolongando porque as vezes é dificil conseguir a data desejada na igreja e é neecessário tempo e planejamento para conseguir juntar a grana para o casamento que sonhamos.
    No caso de Willian e Kate tinham tudo que é preciso para um casamento rápido….dinheiro e profissionais competentes.

  • Fernanda Schmidt diz: 26 de maio de 2011

    No meu caso, quando noivei, não tinha data para o casamento… Sempre sonhei em me casar na Igreja, fazer festa, e tudo o mais, mas não tinha data para isso… Na época simplesmente meu noivo falou em noivar, comprou as alianças e fizemos uma celebração em família… Foi muito legal… Queríamos casar, mas não tínhamos previsão, eu queria estudar, terminar a faculdade… E nesse ano, em fevereiro, foi que decidimos nos casar… Três anos após o noivado… Acho que tudo tem a sua hora… O que importa é o casal estar feliz e em sintonia, e deixar a sua vontade prevalecer!!!!

  • Tatiane Romani diz: 26 de maio de 2011

    Bom dia,

    Também acredito que seja condição financeira, eu pelo menos ja estou noiva a mais de 1 ano, mas não tenho data marcada, acredito que vai demorar mais uns 2 anos pra casar, ele tem que terminar a faculdade, se não o financeiro não aguenta…. hehehehe
    Como vejo o blog acredito que uns 3 anos já…. hahahhaa meu bau de idéias ja ta gorrrdo…. acho que quando eu começar a pensar realmente em planejar meu casamento, vai ser mais fácil, por ter quase td definido minhas ideias….. hehehe

    Beijos meninas

    Blog dia e noite….

  • Sheila Almeida diz: 26 de maio de 2011

    Bom dia Gabi e meninas!
    No meu caso, o que mais influenciou foi a condição financeira… Fiquei noiva em novembro de 2009 e caso agora em dezembro de 2011, ou seja, dois anos noiva, mas durante este período eu e meu noivo juntamos dinheiro pra comprar apartamento, pagar reforma, móveis e também a festa…

  • Fê Oliveira diz: 26 de maio de 2011

    Com certeza, situação econômica, estamos nnoivos há 3 anos, quando decidimos colocar as alianças pensávamos em um ano, dois np máximo, mas a nossa casa está teimosa e não sai do papel.
    Como nenhum de n´s dois quer morar de aluguel, vamos esperar o tempo que for para ter a nossa casinha tão sonhada e uma festa planejada com calma, cheia de detalhes e com muito carinho…

    Quem sabe no encontro de domingo eu não sou iluminada e Deus me ajuda a tirar minha casinha da planta….

    Beijos meninas

  • Mari diz: 26 de maio de 2011

    Com toda a certeza o que mais influencia é a condição financeira! Eu noivei no dia dos namorados de 2010, mas caso em outubro de 2012… ou seja, 2 anos e meio de noivado! A questão foi, noivar em uma viagem romântica que fizemos e começar a juntar o dinheiro para montar a casa! Sem falar no ape na planta que demora para ficar pronto e conseguir a data na igreja ou no clube preferido das noivas!

  • Letícia diz: 26 de maio de 2011

    Gabi!
    Nossa, esse assunto rende pra mais de metro, né! heheh
    Até acho que a questão econômica influencie, mas acredito que esses noivados tão longos é um pouco de… digamos, enrolação.
    Eu sou da seguinte opinião: colocar aliança uma vez na vida. Quanta gente namora, desnamora; noiva, desnoiva… e que graça tem? O namoro serve para se conhecer, e para mim o noivado é o primeiro passo do casamento, o que pressupõe que vc conhece e ama tanto a pessoa, a ponto de quere passar o resto da vida ao lado dela.
    Ao meu ver, o momento certo de noivar é quando se tem uma data em vista… noivar sem planos mais concretos, não acho muito legal não. Acho que perde a graça..
    Acho um ano de bom tamanho… é um tempo legal para organizar as finanças, e cada detalhe dos preparativos.
    Noivei no dia 14/11/2010, com a data praticamente escolhida… Vou casar com o amor da minha vida no dia 13/11/2011, um ano depois do noivado… e se pudesse, seria antes!!
    Beijos!

  • Leka diz: 26 de maio de 2011

    Não vejo sentido em passar 2 ou mais anos noiva, o tal do “noivar por noivar”. Aliança nenhuma é capaz de “prender pretendente”. Planejam ficar juntos? Comecem a pensar nisso tudo antes! Não é preciso ficar dependendo da construtora para casar, para viver com quem você ama! Planejamento é importante. Fui noiva por 9 meses. Um mês após o noivado a data já estava definida. O “lar doce lar” foi escolhido durante este período, mas só fomos morar juntos depois. Foi ótimo. Está sendo ótimo.

  • Shaiala (@laila_flower) diz: 26 de maio de 2011

    Nós definimos quando íamos casar antes mesmo de noivar…
    Peranci noiva de abril a dezembro de 2009!

  • Aline Reinhardt diz: 26 de maio de 2011

    Gabi, noivei recentemente e uma coisa q meu noivo sempre disse foi “não quero noivar para ficar esperando um tempão pro casamento”. vai ser o tempo de organização (tanto no sentido de planejamento quanto de financiamento) do casamento, mas claro, isso vai significas pelo menos um ano e meio. Acho que aqui organizar um casamento ainda é difícil, não faz tanto tempo que nos profissionalizamos pra valer, com todas as coisas fofoas que vemos lá fora, e a questão financeira pega muito, em especial com nosso sistema de aquisição da casa própria (sonho de tds) e tudo mais.

  • Ana Cardoso diz: 26 de maio de 2011

    Também acho que seja a condição financeira que influencie em casar logo ou não. No meu caso, namoramos a 3 anos e desde o ano passado já venho me projetando, e enchendo minha pastinha de idéias, mais só no início deste ano, dia 29 de janeiro resolvemos noivar, pois a intenção é não ficar muito tempo noivos também, mas como abrimos um negócio agora, só estamos dependendo do sucesso disto para casarmos, os planos são para final deste ano ou no máximo inicio do ano que vem, fazendo um ano de noivado.

    Beijo Gabi e noivinhas!

  • Camila8. diz: 26 de maio de 2011

    Creio que seja muito também pelo fator econômico, mas também pela cultura mesmo. De ser quase que “comum”, noivados que durem mais de um, dois anos… é o “curtir aliança na mão direita.
    Às vezes também, como no caso da nossa colega-noiva Paola, o fato de morar juntos tira um pouco da “pressão” de ter logo a data.
    No meu caso a “enrolação”, foi para começar o namoro, entre idas e vindas, demorou um ano. Depois mais um ano de namoro, e agora 8 meses de noivado. Noivamos já com a data prevista do casamento. Agora confirmado, casamos em outrubro/2011.

    Abraços a todas.!

  • Denise diz: 26 de maio de 2011

    Sugiro um novo tema: “E esse noivado que não chega nunca??”
    beijos meninas

  • Dessa diz: 26 de maio de 2011

    Na minha opinião é uma qustão cultural, no Brasil os namoros também são mais longos.Eu namoro a algum tempo e já falei para meu namorado que só quero noivar quando tivermos a data da festa, pois um namoro longo combinado com noivado longo realmente não tem como!!!

  • Juliana diz: 26 de maio de 2011

    Como muitas ja disseram e eu concordo, acho q o noivado e uma mudança de fase… daquela em que estamos conhecendo a pessoa (apesar de estar conheceno a pesoa p sempre…mais cada dia), para aquela fase em que estamos certos de querer passar o resto da vida ao lado dela.
    Eu fiqei noiva no dia em que marquei a data da Igreja, foi perfeito.. em 04/10 e agora em setembro seráo casamento. Será um ano e 5 meses de noivado…tempo suficiente para preparar todas as coisas do casório!!
    Faltam 4 meses.. e parec que não chega nunca rsrs
    Bjinhos

  • Souza diz: 17 de agosto de 2011

    Quando encontramos textos falando sobre sub missão, encontramos o oposto que seria a missão, o homem tem uma missão muito grande para chegar a um casamento, enquanto a missão da mulher “ sub missão” missão menor mais leve, ou seja de auxiliar o homem se torna mais simples, quase todas as mulheres começam a namora pensando em casar, tudo e só festa, mais esta missão do homem pesa muito pois suas responsabilizes não são poucas, o custo de manter uma casa, além de compra a casa e alto, isso acaba pesando na decisão, e como o homem e acomodado ele vai deixando e empurrando com a barriga.

  • kk diz: 13 de novembro de 2012

    Noivar é a coisa mais brega do mundo,pra que noivar,lendo os relatos de 4,5,10 anos de namoro e tem gente que quer noivar….isso é sem sentido algum.No tempo de nossas avós sim,pois se exigia até dote pra casar,me do que fizessem”mal” pra namorada e não casar.Mas hoje em dia alguém querer noivar é patético.

  • Lari diz: 3 de janeiro de 2013

    Namoro a 5 anos e eu nem meu namorado temos pretensão de casar logo. Tenho 31 anos e ele 27, mas temos que estruturar a vida financeira primeiro. Acho que noivaremos esse ano, confesso que estou feliz de imaginar quando será e como, mas igual pretendo ficar mais uns dois anos noiva pra só depois casar.

  • Lu Fonseca diz: 30 de junho de 2014

    Olá, namoro há 9 anos e noivei há 3 meses. Noivei sem ter data para casamento
    noivei por achar que devíamos uma explicação para a família
    e precisava de uma segurança maior em meu relacionamento.
    eu forcei a barra para o noivado, é fato mas estou completamente
    insatisfeita e insegura com a dará do casamento. Meu noivo disse que
    só quer pensar em casamento depois que passar em uma prova que ele Almeida.
    me produz a cuidar de tudo so pra ele não ter que se preocupar mas ele nao aceita
    Estou achando que issi nada mais é que uma desculpa dele, Uma fugida da responsabilidade comigo
    oq acham?

Envie seu Comentário