Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Noiva.com responde: o que servir em um casamento no final de tarde?

28 de junho de 2011 9

Imagem: Marcelo Andrade

A noiva Marina vai casar no ano que vem, durante o inverno, e no fim de tarde. Ela está em dúvida sobre o que servir na recepção: é adequado um coquetel simples, apenas com canapés, ou jantar completo?

Marina, que tal fazer uma combinação dos dois? O brunch (mistura de breakfast + lunch) é uma opção bem adotada por quem casa no começo da manhã. Ele combina comidinhas de um café da manhã com as de um almoço. O mesmo esquema, com algumas mudanças, também anda fazendo sucesso nos fins de tarde. A ideia é combinar itens de um lanche da tarde com uma pitadinha do jantar.

.: Coquetel de recepção: um coquetel com canapé, vol au vent, mini quiches, patês servidos na colher japonesa e outros petiscos para comer sem precisar de garfo e faca são perfeitos para receber os convidados. Já que vais casar no inverno, uma opção que substitui esta é montar uma grande mesa de queijos e vinhos para o receptivo. Para ficar legal, no entanto, é preciso caprichar e oferecer muitas opções, além de torradinhas, geléias e outros acompanhamentos. Uma mesa no estilo café colonial também pode casar com a tua proposta, ainda mais se estiveres planejando um casamento com toque rústico.

.: Prato quente: já que a festa entra em um pedacinho da noite é legal programar um prato quente. Há várias formas de servir e eu te dou três opções. A primeira, para algo mais requintado, é oferecer o jantar empratado. Neste caso precisarás ter mesas montadas com toda a louça, cadeiras e arranjos de centro. Outra opção é montar uma ilha de pratos onde cada convidado se serve. Já que estará frio, vale investir em uma ilha de massas com diversos molhos ou em uma risoto. Aqui vale o mesmo esqueminha anterior: mesa completa para todos os convidados. A última opção é mais simples, mas igualmente legal, e consiste em servir o prato quente em um modelo de mini porções. O prato é entregue pelo garçom e o convidado pode comer de pé, sem a necessidade de sentar-se à uma mesa montada. Esta opção é bacana porque permite investir em comidinhas mais leves, bem adequadas ao horário em que serão servidas (imagino que lá pelas 18h, 19h). Minhas dicas são risotos, escondidinhos, massas com recheio, quiches. Vale fazer uma ressalva: não é porque a festa não terá jantar formal que você vai dispensar mesas. Monte pelo menos algumas para os mais velhos. No restante do salão os noivos podem dispor bistrôs altos e lounges.

.: Snack para o começo da noite: eu adoro a ideia de servir um complemento do jantar para aqueles convidados que ficam até mais tarde. Com o frio do inverno é tudo de bom pensar em caldinho de feijão (que anda aparecendo até nas recepções mais elegantes) ou sopinhas. São comidas quentes e leves para dar uma recarregada nas energias.



Crianças pagam valores diferenciados no jantar?

Preciso colocar menu impresso na mesa caso sirva o jantar em esquema buffet?

Entrevista: tire todas as dúvidas sobre o jantar do casamento

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (9)

  • Carol diz: 28 de junho de 2011

    Amei as opções!
    Eu pretendo casa num fim de tarde no verão e já tenho mil idéias para o cardápio. Adorei a mesa de queijos e vinhos, vou dar um adaptada e incorporar na minha pasta de inspirações!

  • Marina diz: 28 de junho de 2011

    Gabi obrigada pela ajuda!!! Vc é muito atenciosa com suas leitoras… gostei muito!!! Beijinhos

  • Tamyres Palma diz: 28 de junho de 2011

    Ótimo post, Gabi, de verdade.
    Eu e o quase-noiva ainda pretendemos só um casamento simples no civil, e esta ideia da mesa de vinhos e queijos é ótima para uma recepção pequena em casa.

    Obrigada pelas dicas sempre, e parabéns pelo blog. É lindo.
    Passo aqui todo dia, embora quase nunca comente.

    Beijos, flor.

  • Tamyres Palma diz: 28 de junho de 2011

    Quase-noivo eu quis escrever ali em cima.
    ;)

  • Simone Cassol diz: 28 de junho de 2011

    Oi Gabi
    Eu casei às 16h durante o inverno em Joinville. Como a cidade tem tradição alemã, a nossa escolha foi por um café colonial, cheio de delícias. Os convidados gostaram muito.

  • Gabrieli Chanas diz: 28 de junho de 2011

    Simone, tudo a ver! Deve ter sido muito legal! Beijo!

  • Fernanda Koch diz: 28 de junho de 2011

    Oi Gabi, Marina e gurias

    Meu casamento é daqui há 3 semanas (nervosismo à mil) no final da tarde, só que aqui é verão e hoje já está fazendo 35°C!

    Como o casamento começa com sol alto (17h) e termina de madrugada optamos por um coquetel com canapes leves de entrada e mais tarde um Buffet de carnes, muitas saladas e um prato quente vegetariano, pois alguns convidados não comem carne. Mais tarde a tradicional mesa de doces e o bolo e uma ilha de chás, cafés e licores.

    Beijinhos e boa sorte *Ü*

  • Vênica diz: 28 de junho de 2011

    Adorei as ideias, serão postas em prática!

  • diana da silva diz: 26 de junho de 2013

    Oi gaby vou casa as 19.30 eu nao sei oque servir na janta que vou fazer .depois da janta vou servi docinhos e bolo e salgad
    inhos dirveso .oque poso servi de janta .

Envie seu Comentário