Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Quando chega a hora de renovar as bodas

01 de julho de 2011 5

Planejar a festa de casamento exige esforço da noiva. É necessário organizar convites, escolher o horário do evento, planejar recepção, além de outros inúmeros detalhes. Mas, para aquelas que já realizaram esse sonho e viveram momentos felizes de casada, quem sabe não está na hora de renovar as bodas? A cerimônia é uma opção para os casais que querem reforçar o amor, mas exige cuidados assim como um casamento. As cerimonialistas Anna Medeiros e Neca Esbroglio (imagem abaixo) tiram dúvidas sobre o assunto e explicam como realizar a festa.

Como é a cerimônia de renovação?

Normalmente um padre, pastor ou mesmo alguém com espiritualidade falará sobre o amor, o crescimento do casal juntos nestes anos, renovando seus votos de união.

Quem pode realizar uma renovação de bodas?

A partir de quanto tempo de casamento? As comemorações iniciam no primeiro ano de casamento com as Bodas de Papel, bastante festejadas. Os demais anos sempre podem ser lembrados, mas as mais comuns são as Bodas de Prata e de Ouro.

Partindo para a organização: qual é o melhor horário para se realizar a festa?

Normalmente a escolha é pela noite, com jantar e dança, mas pode ser comemorado em almoço ou mesmo happy hour.

Sobre a lista de convidados, quem deve estar presente?

Normalmente nas Bodas de Papel, quando mais jovem, o casal convida seus padrinhos e amigos íntimos. Já nas Bodas de Prata e de Ouro são convidados os familiares e amigos.

Há casais que desejam fazer a cerimônia também na igreja. A organização deve ser diferente?

A cerimônia religiosa pode anteceder um jantar ou coquetel. Se for apenas ela, na saída pode ser entregue uma lembrança do casal, alusiva à data. Cada comemoração pede um tipo de organização.

Se a recepção for em um salão de festas ou restaurante, como escolher a decoração? Os detalhes que o casal precisa ficar atento são os mesmos de um casamento?

Como toda a festa, essa comemoração deve ser de acordo com o ambiente e estilo do casal. Pode-se usar a cor prata na comemoração dos 25 anos de casado  e ouro nos 50 anos. As festas requerem sempre muito cuidado por serem únicas, sem poder comparar, pois são momentos diferentes. O casamento precisa atender às expectativas de duas famílias e as Bodas são decididas pelo casal.

Para aquelas que estão com dúvidas, qual a melhor opção de cardápio? Há restrições de acordo com o horário da festa? O que servir e o que não servir?

A gastronomia depende do perfil e formato da festa. O cardápio deve ser adequado. Pode-se fazer serviço de ilhas ou o empratado, procurando sempre ter opções para gostos diversos e o bem estar dos convidados. Não se deve servir frutos do mar como única opção. Para uma faixa etária mais alta, evitar um cardápio pesado, principalmente à noite.

Há algo que o casal não pode fazer na festa, pois corre o risco de parecer cafona?

Cafona é não ter naturalidade, querer ser o que não é. Com esse princípio, cada um precisa se adequar ao seu estilo e receber com carinho seus convidados.

O Noiva.com também procurou o Padre Cesar Leandro para saber se um padre pode dar a bênção de bodas na residência de um casal ou em um clube (lembre-se que padres não podem realizar cerimônias de casamento fora da igreja). Ele diz: “a renovação de bodas é uma cerimônia mais tranquila. Têm um sentido mais religioso e geralmente são promovidas por um casal que tem uma vivência de igreja”, explica. Ele dá sinal positivo para a presença de um padre nestas celebrações. “Sendo uma renovação do sacramento, existem rituais de benção próprios, previstos pela igreja, feitos no lugar onde vai ser comemorada a renovação de bodas”.

Agora que você já sabe quais são os passos para organizar a renovação dos votos, que tal começar a planejar o seu?

Imagens: Divulgação, Silva’s Fotografia

As fotos que desse post são de uma comemoração de Bodas de Prata realizada no Country Club de Porto Alegre e organizada pela Anna Medeiros e pela Neca Esbroglio. Todos os detalhes em prata e espelhos dão um charme especial à cerimônia.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (5)

  • grazi diz: 1 de julho de 2011

    Nossa!! ótimo post..estava pensando nisso hoje mesmo….estamos comemorando 2 meses de casados..e já estou pensando em comemorar…
    ótimas dicas…obrigadaaaa

  • Aline diz: 1 de julho de 2011

    Meu marido e eu completaremos, em setembro, 10 anos de casados. Primeiramente eu pensei em organizar uma festa para amigos, padrinhos e família. Depois conversamos e optamos por fazer uma viagem, utilizar o dinheiro somente conosco.. A única coisa é que não criamos coragem de fazer a viagem sem a nossa filha de 6 anos!!

  • Camila diz: 1 de julho de 2011

    Oi Gabi, muito legal esse post! Estou ajudando meus pais a organizarem uma festa para os 30 anos de casados deles, e gostaria de tirar uma dúvida. Pesquisei em vários lugares e encontrei informações divergentes (a maioria indica Bodas de Pérola), mas qual seria o nome correto para a boda de 30 anos? Um beijão!

  • Grasy diz: 23 de dezembro de 2011

    Gabi bacana o post, falando em Bodas tenho uma ainda hoje, na verdade são 3 em 1. Uma Bodas de Ouro e duas de prata, os pais commeorando 50 anos e os filhos 25 anos de casamento. Adorei as dicas, ainda não sou casada mais acho que sempre que comemora esta data importante foi querer fazer uma comemoração

  • Luh diz: 4 de fevereiro de 2012

    Ai, ai… Quem dera completar logo as bodas!!! rsrsrs… Motivo: amei casar com meu marido, quero casar de novo! Passar pela mesma sensação maravilhosa… Foi tudo mágico, maravilhoso e quero passar por tudo de novo!!! :-)

    Meu Blog: http://solteiras-noivas-casadas.blogspot.com

Envie seu Comentário