Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

E se eu quiser que todas as madrinhas usem vestidos iguais?

04 de julho de 2011 46

O assunto passa longe de ser unanimidade. Há quem ache brega e ditatorial pedir que todas as madrinhas usem vestidos da mesma cor e quem ache que a tática dá uma unidade linda no altar. Caso a senhorita seja uma daquelas encantadas com a ideia, que via as bridesmaids americanas (nos Estados Unidos as madrinhas costumam usar os mesmos vestidos, ou pelo menos parecidos) e sempre sonhava em algo igual no seu casamento, o Noiva.com dá algumas dicas para ter madrinhas lindas e felizes no grande dia.

.: Prepare-se para caras feias. O maior problema em ditar qual vestido um grupo de mulheres irá usar é agradar todas elas. Entre as suas madrinhas vai haver uma mais baixinha, uma com quadris mais largos, uma de pele branquinha, uma bem bronzeada. Quando você comunicar sua decisão tem que se preparar para nariz torcido de alguma delas, que pode discordar que aquela cor ou aquele modelo de vestido vai lhe favorecer.

.: Pense em oferecer o mesmo modelo em vários tons. Essa é uma estratégia que vai lhe garantir um menor percentual de testas franzidas. Se adotar o rosa, por exemplo, considere dar às meninas o poder de escolha sobre o tom que irão usar. O degradê no altar fica bonito e cada uma fica dentro do seu estilo. Sabe outro excelente motivo para fazer isso? Provavelmente as suas madrinhas sejam amigas e por isso poderão se encontrar em outras festas por aí. Se todas elas tiverem o mesmo vestido, igualzinho da cabeça aos pés, nunca terão coragem de repetir o modelito por medo de encontrarem uma “gêmea”.

.: Pense em oferecer vários modelos de uma mesma cor. Essa dica é para quem não abre mão de uma mesma cor em todos os vestidos. Espia os modelitos abaixo, da coleção bridesmaids da Rosa Clará. Todos têm a mesma cor, mas mudam o estilo de madrinha para madrinha: tem tomara-que-caia, tem de um ombro só, tem mais justinho e tem mais larguinho. Este, eu confesso, é o jeitinho que eu acho mais bacana de “uniformizar” madrinhas.

Imagens: Rosa Clará


As suas madrinhas estarão se vestindo de forma parecida para atender um pedido seu, portanto não deixe as meninas sem assistência. Reúna as moças com bastante antecedência para um chá (ótima forma de todas se conhecerem) e faça o pedido, explicando seus motivos. Mostre referências, peça opiniões e envolva o grupo nas decisões, mesmo que a palavra final seja sua. Considere levar todas no mesmo atelier para fazer os vestidos e faça dos momentos de prova uma festa, levando espumante e pedindo ao fotógrafo para ir registrar a algazarra. Com todo este carinho a chance de uma madrinha ficar chateada por ter tido seu look pré-definido é bem menor.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (46)

  • Paula diz: 4 de julho de 2011

    Eu acho lindo o efeito no altar, mas confesso que ficaria p. da vida por ter que gastar dinheiro com um vestido que eu talvez odiasse. Sou da opinião de que se a noiva quer que as madrinhas se vistam assim, deve pagar pelos vestidos.

  • Shaiala (@laila_flower) diz: 4 de julho de 2011

    No meu casamento, pedi para todas as madrinhas usarem vermelho. Nenhuma (!!) se opôs, todas acharam muito legal, amaram e o resultado ficou lindo!

  • Aninha diz: 4 de julho de 2011

    Acho bacana,lindo e elegante!! Mas por não ser tradição por aqui, acho que a noiva pode escolher a cor o tom (desde que não seja nada extravagante) e deixar o modelo por conta das madrinhas nem todas vão poder pagar por um vestido caro, nem ter o mesmo gosto, mas escolhendo o mesmo tom já fica bonito, assim as pessoas vão se adaptando aos poucos.Começa assim todas com a mesma cor … depois quem sabe a tradição pegue …

  • Fer diz: 4 de julho de 2011

    De pleno acordo com a Paula. Se quer exigir que pague! E não sou da turma que gosta de todo mundo igual!

  • Nayra diz: 4 de julho de 2011

    Eu acho lindo todas as madrinhas com o vestido da mesma cor, vou me casar em dezembro e escolhi vermelho fechado pra todas elas, graças à Deus não tive problema com nenhuma, algumas até acharam um pouco diferente, mas todas concordaram com minha vontade de deixar o altar mais harmonizado.
    Já o mesmo modelo não acho legal, pois como tu mesma disse, cada uma tem corpo e estilo diferenciado.

  • Alyne Motta diz: 4 de julho de 2011

    Fui no casamento de uma amiga, onde as 8 madrinhas estavam brigando pela cor do vestido. Todas queriam roxo, mas não queriam que as outras fossem também. Para decidir a questão, a noiva decidiu que seria a cor delas. Todas estavam no altar de roxo, super satisfeitas!

  • Larissa Tita diz: 4 de julho de 2011

    Uma grande amiga minha chamou todas as amigas de Quinta ( de quinta feira, qdo nos reunimos) para sermos as “daminhas” dela, no melhor estilo americano. Então ela teve madrinhas e daminhas! Só pediu para usarmos a mesma cor e deixou bem livre a questão de variar os detalhes com outro tom. Deu super certo ! cada uma fez o vestido do modelo que queria, cada uma usou um detalhe de outro tom e fico perfeito ! e ficamos todas felizes e lindas !

  • Ananda diz: 4 de julho de 2011

    Ai Gabi, eu cheguei a pensar em pedir para as minhas madrinhas usarem todas a mesma cor (até em diferentes tons e modelos de vestido), pois no meu casamento eu convidei as minhas madrinhas e o meu noivo convidou seus padrinhos (até deu números diferentes de meninos e meninas…). Mas depois vi que seria melhor para todas se elas tivessem liberdade de fazer/comprar o vestido que quisrem!!!!!
    Mas não abro mão do formato madrinhas de um lado do altar (do meu…hehehe) e padrinho do outro… hehehehe.
    Bjinhos

  • Juli Donini diz: 4 de julho de 2011

    Eu copiei a Shai… =S
    Achei lindas as fotos do casamento dela, e pedi para minhas madrinhas irem todas de vermelho…
    Elas acharam diferente e tal… mas nenhuma delas se negou ou reclamou… e depois, quando veio o álbum, TODAS, acharam que ficou lindo de morrer!!!!
    Não me arrependo!!!! =)

  • Dimona diz: 4 de julho de 2011

    no meu casamento tive madrinhas e as bridesmaids, que foi uma das coisas q mais curti no casamento, todas usaram o mesmo tom de roxo da última foto (pq não queriam cor clarinha, q engorda etc), uma alugou, outra preferiu fazer o vestido e, apesar de os modelos não terem sido o mesmo, ficou mto legal, deu um brilho a mais na cerimônia e todos amaram!!!

  • Andrea diz: 4 de julho de 2011

    Olá,

    O meu caso é diferente, as madrinhas do meu lado viram a ideia e amaram, e antes que eu me desse conta elas já estavam falando com a minha organizadora e tal. O problema é que uma madrinha do noivo resolveu que quer escolher a cor e modelo dela. O detalhe é que as meninas não pensaram em um modelo padrão, apenas nas cores e depois que me contaram, eu tbém gostei da história.
    Agora vou ter que ver como administrar a única que não concordou.

    Bjos

  • Ariane Vieira diz: 4 de julho de 2011

    Olha girls, vamos ter 06 casais de padrinhos, 03 para cada lado.
    Eu gosto muito desse estilo para as madrinhas e sempre sonhei com isso. Comprei os tecidos e dei para elas fazerem os seus vestidos. Para 03 madrinhas, cor de rosa e para as outras 03, um nude (lindo). Só pedi que fosse comprido, mas o modelo fica a criterio de cada uma (se quer frente única, tomara-que-caia, alçinhas.. etc) por causa do corpo de cada uma. Creio que vai dar certo isso, até agora minhas madrinhas estão gostando…

  • denise diz: 4 de julho de 2011

    eu gostaria de chamar minhas amigas para serem damas de honra. terei apenas 2 casais de padrinhos de cada lado e serão familiares. gostaria mto de envolver as amigaa na cerimônia, então pensei em coloca-las como damas de honra. mas só quero se der pra padronizar alguma coisa. mas como posso exigir uma coisa dessas? eu não tenho condições de arcar financeiramente com isso, então não sei o que fazer. estou até pensando em desistir das damas de honra pq sei que vou me estressar se não tiver uma harmonia entre as roupas. alguma sugestão?

  • Gabrieli Chanas diz: 4 de julho de 2011

    Denise, tu não precisas arcar com os custos. De repente escolhe uma cor e pede para as amigas usarem vestidos desta cor. Simples! Elas já iriam comprar um vestido novo para a tua festa, não iam? A tarefa fica de comprar um vermelho, ou amarelo, ou azul. Um beijo!

  • Marta diz: 4 de julho de 2011

    No casamento da minha irmã, surgiu das próprias madrinhas a ideia de padronizar a cor, pois a maioria queria vermelho ou bordeaux.

    Ficou super bonito, então conversei de forma bem aberta com as minhas madrinhas:
    perguntei se elas já têm algum vestido/tecido que queiram usar e apresentei uma paleta de tons que vão do salmão ao lilás, para saber se elas gostam. Algumas poucas já tinham vestidos, que se encaixam na paleta perfeitamente, e todas as outras também amaram as cores, inclusive minha sogra. Só minha mãe que inventou de reformar um vestido prata que era da minha avó… O que faço? Peço para a mãe do noivo escolher uma cor diferente também, assim as duas ficam destacadas?

  • Rita diz: 4 de julho de 2011

    Minh airmã casou-se em maio de 2010, e todas as madrinhas usaram vestidos vermelhos e os padrinhos ternos pretos com gravata vermelha, ficou lindo um arraso…Surpreendente o efeito no book e nas filmagens foi maravilhoso, aconselho a todas padronizarem, pelo manos a cor, senão o altar vira carnaval!

  • Anna Carolina diz: 4 de julho de 2011

    O efeito fica divino! As minhas madrinhas usaram tons de rosa. Eu fiz no estilo norte-americano, inclusive estava marcado para a rua a cerimônia, à beira do Arroio Pelotas em uma charqueada, mas choveu (espero que vocês possam em breve ler o Just Married que eu enviei para o site!). Enfim, as meninas ficaram lindas, eu optei pela cor (rosa) e deixei o tom e o modelo a critério delas. A única que usou um tom mais claro foi a minha irmã, a bride of honor.

  • Hortelino Trocaletra diz: 4 de julho de 2011

    Nossa, como vc é criativa! Vc tem cada ideia! Vc deve passar o dia inteiro pesquisando e pensando em um modo de gastar dinheiro em um casamento. Quando eu olho esse blog com a minha namorada ela fica alegre e eu fico triste com uma estranha coceira no bolso – sempre sobra prá mim. Desse jeito, é melhor eu ser um marido 50% caseiro e 50% turista, deixando ela sair para conquistar e vencer, caso vc invente um blog http://www.clicrbs.com.br/ poscasada.

  • BRANCO diz: 4 de julho de 2011

    q bobagem..coisa de mulher fresca…

  • Aline Amorim diz: 4 de julho de 2011

    Olha o vestido da minha amiga de novo… Igual o da Vic.

    No meu caso não serão as madrinhas e sim as damas, porque eu quero que sejam as minhas amigas.
    E fico pensando como será que vou fazer para que os vestidos sejam pelo menos parecidos. Porque uma mora em Viçosa, duas em Belo Horizonte, uma em Patrocionio e a outra na minha cidade, Patos de Minas. A soluçao vai ser avisá-las com antecedencia e organizar um encontro aqui na minha cidade para eu mostrar o tecido e o modelo..
    espero que de tudo certo.
    Beijos

  • luma diz: 4 de julho de 2011

    gente eu fui madrinha a poucos meses…ela nao exigiu nada na hs do convite,depois nao parava d m ligar p saber q cor seria meu vestido,achei um saco pq nem tinha visto nada ainda,pois trabalho e tenho pouco tempo…na hs ficaram mulheres d um lado,homens do outro e uma bagunça tanto na hs d entrar como na hs d sair! pena um momento tão especial nao ter sido organizado antecipadamente! acho q todas da mesma cor deve ficar chiki,com lindas fotos! noivas…faça um ensaio antes e tudo fica ótimo!#DICA

  • Jaque Scota diz: 5 de julho de 2011

    Eu provavelmente não vou optar por “padronização” das madrinhas, mas nada contra. Alias, vestidos iguaizinhos eu sou contra sim. Mas vestidos de cores iguais mais modelos diferentes, ou mesma cor só q tons diferentes (rosa claro, escuro) eu acho legal. O que eu pretendo fazer é o corsage para identificar as madrinhas.

  • Jéssica diz: 5 de julho de 2011

    Acho super bacana e lindo isso…
    Vou casar em março de 2012, e queria que todas as madrinhas viesse pelo menos com a mesma cor, porém cor modelo diferente. Só que tem um problema, algumas madrinhas do meu lado são do meu Estado (SC), já no meu noivo é de outro Estado (RS), como faço para eles virem com a mesma cor? Será que ficara chato pedirem para virem com mesma cor?

  • Amanda Alves diz: 5 de julho de 2011

    A ideia é ótima, o efeito mas fotos é lindo, mas eu preferi deixar as madrinhas à vontade, desde que não repitam o mesmo modelo e cor!!!!!!!

  • Lívia diz: 5 de julho de 2011

    Isto é complicado, sempre vai ter uma ou duas torcendo o nariz….

  • Luana Rodrigues diz: 5 de julho de 2011

    Oii Gabi… Casei agora em maio. Queria as damas iguais… mas não queria obrigar ninguem a nada. Aconteceu q elas se empolgaram mais q eu e sairam em busca de um modelo. A principio iríamos comprar um tecido e cada uma fazer como quisesse… mas como o dinheiro tava apertado…elas conseguiram achar um vestido, colocaram uns acessórios e ficaram lindas!!!! Acho legal fazer o q quer…mas tb nao pode obrigar ninguem a nada… tive várias conversas com elas e no fim todas gostaram e ficaram animadas com a ideia.. :)

  • Roana diz: 17 de agosto de 2011

    Nossa gente! Ser madrinha pra mim é uma honra, eu concordaria com a noiva no modelo q ela escolhesse, por mais que eu num gostasse, pois é o dia dela, deixa a noiva ser feliz! E eu pagaria sim! Pois os noivos já estão pagando tudo pros convidados, o buffet, as lembranças, a festa… Esse negócio de “ela que pague” é pura ignorancia. Ainda bem que minhas madrinhas não pensam como vocês, é um milagre alguém ter chamado vocês que são desta opinião ridicula para serem madrinhas do casamento.

  • Priscilla diz: 6 de janeiro de 2012

    Olá!
    Minha irmã casará em abril/2012 e todas as madrinhas usarão a mesma cor de vestido (com liberdade de escolher o modelo). Mas temos uma dúvida, e as mães (da noiva e do noivo), devem seguir a mesma cor ou podem usar qq vestido?
    Obrigada!

  • Gabrieli Chanas diz: 6 de janeiro de 2012

    Priscilla, podes deixar as mães livres para escolher a cor! Um beijo!

  • Renata diz: 7 de janeiro de 2012

    Eu fui madrinha e a noiva pediu para usarmos a mesma cor. Foi um arraso! Todos adoraram. De longe, todas sabiam que éramos madrinhas. Agora vou fazer o mesmo no meu casamento. Se a madrinha acha ruim é pq nao é sua amiga e vc deve conhecer bem suas madrinhas a ponto de dizer se elas podem ou nao usar a mesma cor!

  • Aparecida Frausino diz: 23 de fevereiro de 2012

    Eu acho lindo,porque ser madrinha de um casamento já é uma honra,então temos que fazer o que a noiva pede, se o vestido não for a cor que a gente gosta,depois troca com alguém ou vende,acho que fica perfeito todo mundo da mesmo cor

  • Lilly diz: 1 de maio de 2012

    Eu como madrinha… que na verdade soh fiquei sabendo que seria madrinha por email no mesmo dia em que a noiva expos o seu desejo pelos vestidos da mesma cor.. nao gostei! Eu acho q as madrinhas nao precisam seguir a decoracao do casamento… Cada uma tem o seu estilo e acho muito indelicado e egoista! Sem contar que a noiva nao vai arcar com nenhum custo, no meu caso! Acho q eh mais um desabafo… hahahaha… pq eu nao sou amiga da noiva… sou cunhada do noivo e nao faco a menor ideia de quem sao as outras madrinha :p E para melhorar moro longe.. hahah!! Para nao comecar uma briga familiar eu vou com o vestido da cor escolhida pela noiva, mas muito a contra gosto… pq eu e minhas amigas sempre procuramos usar vestidos diferentes umas das outras e sempre ficou muito, muito bonito!

  • Fernanda diz: 14 de maio de 2012

    Bom Dia gostaria que no meu casamento as madrinhas se vestissem igual pois esta sendo um problema , porque não encontro uma loja que tenha 4 vestidos da mesma cor: Rosa Nude..se souberem de alguma loja em São paulo para me indicar?

  • Amanda diz: 15 de julho de 2012

    Gabi,
    Vou ser madrinha e a noiva exigiu o tecido do vestido (já trouxe uma amostra do tecido e a loja onde comprar) e o modelo (deu tres opções, sendo que serão muitas madrinhas) que ela quer que as madrinhas usem. Isso segue a etiqueta? Ela não deveria pagar pelo vestido?
    Eu particularmente acho um absurdo, pois o custo do vestido sairá muito alto e ninguem vai querer mais usar, pois terão muitas madrinhas.

  • Veronica Frizon diz: 15 de julho de 2012

    eu vou casar em Novembro, está bem em cima da hora, e estou cheia de duvidas…. quero muiiiito as madrinhas da mesma cor, mas de modelos diferentes… mas não faço ideia de qual cor para elas… a decoração será branca com flores vermelhas… acho lindo as madrinhas de vermelho, porém não sei se ficara legal por causa da decoração, acho que ficará combinando muito, mas com outra acho muito nada haver… CONFUSA DEMAIS…. ME AJUDEM!

  • RENATA diz: 30 de julho de 2012

    ACHO MUITO LINDO AS MADRINHAS IGUAIS,GOSTARIA DE SABER QUAL COR PEDIR PARA ELAS USAREMSENDO QUE A ORNAMENTAÇAO É LARANJA E VERDE.BRIGADIM

  • caroline diz: 11 de agosto de 2012

    oi vou casar em abril de 2013 é cafona as madrinhas usarem a mesma cor? vai ser tendencia isso em 2013? a minha festa é com vermelho e tinha pensando em elas usarem vermelho é melhor ser uma cor diferente da festa? obrigada

  • Claudia diz: 14 de setembro de 2012

    Olá vou casar em Dezembro, a minha festa é com vermelho e rosa e tinha pensando em minhas madrinhas usarem vermelho ou é melhor ser uma cor diferente da festa?
    Estou super confusa.
    Bjux

  • Stefane diz: 23 de outubro de 2012

    Minha irmã se casa em dezembro e eu serei madrinha. Amei a ideia de usar vestidos iguais, acho que dá um charme em cima do altar. O bom é que todas as quatro madrinhas têm quase o mesmo manequim, e escolhemos um modelo que não desfavoreça nenhuma.

  • Andrea diz: 27 de dezembro de 2012

    Vou me casar em julho de 2013, estou comecando a conversar com as minhas madrinhas, estou com um pouco de receio é com as madrinhas do noivo, e se elas nao gostarem.
    sera da mesma cor em modelos diferentes

  • Aline diz: 29 de maio de 2013

    Vou me casar em julho/2013 e pedi que todas as minhas madrinhas usassem a mesma cor de vestido, deixei o modelo livre para o que mais ficasse melhor nelas, mas o tecido e a cor são iguais. Eu procurei uma costureira que fizesse o vestido delas e que fosse o mais barato possível. No começo tive problema com uma só, mas depois ela concordou. Cassamos uma vez na vida, mesmo que case outras vezes essa primeira vez sempre ficará marcado, é de fato um marco na vida e pelo menos eu quero tudo perfeito e o meu perfeito é como sempre sonhei, acho que contar com a ajuda de pessoas próximas e especiais pra você não deveria ser um absurdo… Eu não iria me opor de forma alguma se fosse alguma delas me pedindo o mesmo… E você querer impor algo que é parte do sonho de outra pessoa é muito complicado! Se você se importa com aquela pessoa que de coração te chamou pra ser madrinha pq você é especial pra ela, acho que vale um esforcinho desses…

  • Rejane diz: 16 de junho de 2013

    Sobre as madrinhas usarem a mesma cor e modelos diferentes, eu acho super brega e desagradável. Na minha opinião , a noiva deveria então fazer todos o vestidos iguais e arcar com o custo já que ‘e um capricho dela!!! Na minha opinião a noiva que pede isso tem medo que alguma madrinha se destaque mais do que ela!!!

  • Priscila diz: 25 de setembro de 2013

    Olá,

    escolhi para minhas madrinhas o Bordo e o Azul Marinho, mas o meu noivo não quer gravata azul marinho com terno preto, o que vc me sugere para gravatas?

  • Itala diz: 5 de fevereiro de 2014

    Olá. Estou meio atrasada de acordo com a data de publicação do blog mas esse post é muito importante pra mim. Gostaria muito que minhas madrinhas usassem a msm cor pois pretendo vestir azul no meu casamento e acho que pareceria mais madrinha do que noiva se todas fossem de cores diferentes. A cor “escolhida” seria nude. Meu problema é que nem todas as madrinhas são minhas amigas. Eu e meu namorado teremos 10 pares de padrinho e madrinhas, 5 para cada lado e cada um escolheu seus casais. Como faço?
    Apesar de pensar muito se as madrinhas ficaram incomodadas acho ridículo uma madrinha que realmente goste dos noivos falar tão mal da escolha da noiva… enfim…

  • Catia diz: 4 de março de 2014

    Acho que padronizar os vestidos das madrinhas algo muito brega e até mesmo grosseiro, sem contar que soa como copia da cultura americana!! As pessoas tem seu próprio estilo e personalidade (principalmente quando nos referimos a mulheres). Nem todos os tons de cores ou modelos que combinam em uma pessoa ira se ajustar na outra. Além de que trata-se de uma festa e nao de um desfile militar onde se deve usar uniformes.Obvio que as madrinhas devem ser muito cautelosas quanto ao modelo e qualidade e glamour dos vestidos que irao usar. Sem jamais se esquecer de que a noiva é a estrela da festa. Muito mais simples pedir aos padrinhos para que usem o mesmo estilo de vestimenta, pois os trajes masculinos sao sempre muito padrao.

Envie seu Comentário