Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Lista de presentes para a formatura

25 de julho de 2011 10

* Por Morgana Laux

Daqui a um ano estarei recebendo o diploma de conclusão no curso de Jornalismo em uma cerimônia rodeada de familiares e amigos. Por enquanto ainda não escolhi onde fazer a recepção nem os outros inúmeros detalhes, pois ainda falta um pouco de tempo. Entrentanto,  com a produção de pautas para o Noiva.com sobre como montar listas de presentes para casamento, chá-bar e outras cerimônias, descobri que existe também a lista para formandos.

Por ser um momento especial como casamento, bodas ou aniversário, os convidados também gostam de dar presentes em uma formatura. O ruim disso é que às vezes é difícil acertar o gosto da pessoa ou pensar em lembranças que ela realmente aproveite. Quem nunca recebeu um presente e não gostou? Talvez para a minha cerimônia eu adote uma lista. Ela é ideal para também para quem têm parentes distantes e que não sabem muito sobre o seu gosto. Então,  se você, assim como eu, acredita que esse é um bom caminho, saiba que conversamos com Mirta Wolf, da Casa Bonita, para descobrir um pouco mais sobre as opções de lembranças. Confira a entrevista:

Afinal, o que uma menina ou um menino podem incluir na lista de presentes quando estiver se formando?

Pode incluir itens relacionados a escritórios ou consultórios. Peso de papel em cristal, apoio de livro, escultura, conjuntos de escritório com porta-caneta, risque-rabisque, porta-retrato e quadros são as dicas. Além disso, pode ser um presente ao gosto do formando como taças de champanhe e vinho, balde de gelo, copos de whisky ou de água, abridor de vinho, decanter, objetos de cristal e cinzeiro.

Alguns ainda moram com os pais e não planejam se mudar. O que pode ser incluído nessa lista?

Objetos que possam usar principalmente em seus quartos ou escritórios. O formando normalmente quer itens para uso em local de trabalho e não para a casa. Ele deseja ganhar coisas práticas.

Os valores são os mesmos de outra lista? Ele ou ela podem pedir produtos de diferentes valores?

Claro, sempre é importante colocar diferentes valores para os convidados terem diferentes opções.


Com qual frequência as pessoas montam uma lista desse tipo no Brasil? É comum entre os jovens?

Para nós é pouco comum, pois os formandos ainda não têm o hábito de fazer uma lista.

Então formandos, vocês adotariam essa ideia?

Se você ainda têm dúvidas sobre  formaturas,  clique aqui e veja posts sobre cerimônias belíssimas e também ideias de vestido para você usar.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (10)

  • Giórgia Bazotti Claudino diz: 25 de julho de 2011

    É bem difícil fazer uma lista de presente para formatura, pois não há tantas opções como em um aniversário ou casamento.
    Eu também me formo daqui um ano em jornalismo e acho que não tenho tanto presente assim para pedir! Não sei o que vou fazer ainda :/
    O ruim é que geralmente nós ganhamos várias coisas repetidas, né?!

  • Fabiana diz: 25 de julho de 2011

    Na minha lista de formatura incluirei livros também. E para que vai fazer logo uma especialização, que tal incluir quotas para especialização, ao contrário das quotas de viagem para recém-casados.

  • Carol diz: 25 de julho de 2011

    Sou completamente contra qualquer tipo de lista, de formatura então, nem pensar. Hoje em dia parece que o primeiro pensamento das pessoas é no presente, depois elas pensam na festa e nos convidados, é uma pena.

  • Amanda Alves diz: 25 de julho de 2011

    Tb sou contra listas….Pior ainda é pedir dinheiro….Todo presente que ganho eu adoro pq levo em conta o carinho de quem me presenteou, afinal de contas, ninguém é obrigado a dar presentes! Convido as pessoas pela amizade e consideração, não pelo presente!Colocar listas seria impôr, e presente eu acho que se dar de coração!!!!!!!!!!

  • Kelly Peixoto de Oliveira diz: 25 de julho de 2011

    O presente em uma formatura é um mimo para quem passou anos estudando e tudo mais…agora, lista de formatura? Eu acho exagero…
    Masss…cadum cadum né?

    =)

  • Milla diz: 25 de julho de 2011

    Acho de péssimo mal gosto a ideia de fazer uma lista de formatura, pior ainda, pedir dinheiro aos convidados. Se as condições financeiras não permitem é mais bonito fazer a colação em gabinete ao invés de constranger os convidados pedindo presentes.

  • Jaque Scota diz: 25 de julho de 2011

    Dependendo da formatura vc não sabe o que dar, a lista é uma boa opção.
    Bom para o convidado que tem opções e bom para o formando que ganha realmente o que gosta.
    Bjs

  • Ana diz: 25 de julho de 2011

    Eu me recusaria a ir em uma formatura onde me pedissem cotas. Eu preferiria pagar pelo meu jantar como em ocasiões em que fui convidada e o formando gentilmente disse o quanto gostaria de minha presença, mas que não tinha consdições financeiras de pagar o restaurante para cada convidado. Se é para cobrar algo que seja assim, com humildade, agora fazer uma festa e depois pedir o dinheiro de volta em cotas ou presentes não.
    O convidado que não tiver ideia do que comprar e que queira realmente agradar o formando, não precisará de lista alguma, ele perguntará ao formando o que lhe seria bem vindo.

  • Mírian diz: 25 de julho de 2011

    Na minha formatura, a minha mãe ficou informalmente encarregada de responder a quem perguntasse que eu queria livros, não flores. A família acabou indo pelas dicas dela, e os amigos mais próximos já me conheciam bem. Dei sorte :)
    Na época eu não pedi nada, mas não acho errado as pessoas pedirem. Só não é usual. Há um tempo atrás todo mundo acharia o fim pedir presente de casamento, e hoje é super comum. Além do mais, as pessoas normalmente já presenteiam nessas datas, e quase sempre acabam gastando muito em coisas que o coitado do formando vai tentar trocar por alguma coisa mais útil (se conseguir).
    No meu casamento todos os convidados vão ser bem de casa, e vou fazer algum tipo de lista sim. Pra mim, seguir a etiqueta é muito bom até o limite do que é prático. Mas né? Como disseram aí pra cima, cada um, cada um.

  • Laís diz: 19 de fevereiro de 2013

    que coisa deselegante pedir presente!!!
    cada um que dê se quiser e puder

Envie seu Comentário