Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Usar ou não usar sousplat na mesa?

18 de agosto de 2011 11

A noiva Betina, que casa em março do ano que vem, escreveu para o blog com uma dúvida: usar ou não usar sousplats nas mesas da recepção? Ela pergunta também se o acessório é necessário quando os pratos do jantar são entregues prontos pelo garçom aos convidados.

Antes de esclarecer a dúvida da Betina vale pegar a carona no assunto e relembrar o que é e para que serve o sousplat. Trata-se daquele prato maior que fica embaixo do prato usado para servir o jantar. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é só uma figura decorativa, não, apesar de deixar qualquer mesa linda. O sousplat ajuda a demarcar lugares, especialmente naqueles casos onde o prato não está na mesa. É o caso do serviço empratado (onde o garçom traz o prato para o convidado) e de alguns estilos de buffet onde os noivos optam por enfileirar os pratos perto das ilhas de jantar. O sousplat também tem outras funções, como evitar pinguinhos de comida na toalha e ainda evitar que o prato fique escorregando quando a pessoa tenta cortar a comida. Vamos combinar que as toalhas de casamento usam tecidos cada vez mais chiques e lisinhos, o que faz com que o prato fique dançando de um lado para o outro na hora de comer.

A etiqueta diz que um evento formal, como a recepção de um casamento, pede sousplat. Se quiseres usar o acessório podes aproveitar para incorporá-lo à decoração. Existem modelos coloridos, rústicos, de prata, de aço, madeira, forrados com tecido da decoração e de vidro. As peças são alugadas em locadoras de itens para festas e o preço unitário varia de acordo com o tipo escolhido. Quer ter uma ideia de como fica?

No casamento da Cynthia e do José Luiz, que mostramos há alguns dias no blog, foi usado um sousplat dourado para complementar a decoração que tinha o vermelho como cor predominante.

Imagem: Everton Rosa / Staff

Já no casamento da Alice e do Paulo, que aconteceu na praia, com vista para o mar, o sousplat se incorporou ao clima natural e rústico da recepção.

Imagem: Andrea Graiz

No meu casamento usamos o sousplat de prata para casar com a proposta da decoração, que era bem clássica.

Imagem: Jorge Scherer

No casamento da Raquel e do Jorge, sousplats forrados com tecido. Repare na variedade de estampas e como elas combinaram com a decoração.

Imagem: Divulgação


Sem sousplat e sem prato a mesa fica vazia. Alguns truques, no entanto, ajudam a resolver o problema. O melhor deles é usar guardanapos de tecido para demarcar os lugares.

Imagem: Style Me Pretty

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (11)

  • Betina diz: 18 de agosto de 2011

    Oi Gabi!!!!

    Obrigada por responder a minha dúvida!!!

    Um Beijo
    Betina.

  • Ananda diz: 18 de agosto de 2011

    No início da preparação do casamento eu não pensava em usar sousplat, mas depois do dia de ver as mesas montadas, minha cerimonialista colocou um sousplat prata e minha visão mudou completamente, pois, tirando ele, parecia que faltava alguma coisa para compor a mesa.
    Então acabei optando por usar o sousplat!!!! heheheh
    Acho que ele deixa a mesa mais completa e chique!!!
    Bjussss

  • KARLA FERREIRA diz: 18 de agosto de 2011

    Gabi,

    Sou de Recife/Pernambuco e acompanho o blog diariamente. Adoro as dicas e geralmente vejo uma postagem com informações que estou necessitando. É realmente uma transmissão de pensamentos.risos.

    Meu casamento será em 29/10/2011, para recepção contratei o seguinte: coquetel frio e quente, 2 empratados (massa e outro que ainda estou escolhendo), bem ainda, mesa de frios, onde contempla saladas, massas, salmão, quiches e outros itens e por fim, outra mesa com crepes salgados e doces. Não terá jantar propriamente dito.

    Assim sendo, tenho dúvida da necessidade de sousplat.. Por favor me ajuda..
    Muito obrigada pelas dicas.
    Um abraço.
    Karla

  • Gabrieli Chanas diz: 18 de agosto de 2011

    Karla, eu voto por usá-lo. A mesa fica super bonita, mais “pomposa”. Caso faça grande diferença no teu orçamento certamente será um item que poderás cortar, mas se couber, te garanto que vais amar o resultado na decoração final. Um beijo!

  • KARLA diz: 18 de agosto de 2011

    Gabi,
    Muito obrigada. Karla

  • Glaucia diz: 19 de agosto de 2011

    E se eu colocar os souplast só nas mesas das famílias? Pensei em deixar na mesa dos convidados só os guardanapos…

  • Jaque Scota diz: 21 de agosto de 2011

    Ah sem dúvida q a mesa fica bem mais bonita…
    Mas o orçamento ta tão apertadinho q eu ainda to pensando…
    Bjbj

  • Heloise diz: 12 de dezembro de 2011

    olá, me casei em setembro deste ano. Quando estava escolhendo a decoração surgiu essa dúvida, então a decoradora me colocou alguns pontos; com certeza fica bem mais bonito, porém qual o publico do casamento? Ela me contou sobre um casamento em que os noivos optaram em colocar, mas no dia os convidados não sabiam para que servia, uns levavam junto na hora de servir, outros ficavam sem jeito, uns iam perguntar para que servia! Como no meu casamento teria pessoas de várias classes optamos por não colocar, assim ninguém ficaria constrangido e se sentiriam mais a vontade. Mesmo assim ficou lindo! #Ficaadica

  • Rita Cecilia Ramalho diz: 7 de janeiro de 2013

    Eu acho que a mesa fica mais elegante.

  • Viviane diz: 12 de fevereiro de 2014

    Olá, estou com uma duvida e gostaria que em ajudasse. Vou fazer meu casamento este ano, meu buffet será servido coquetel volante, empratados e terá uma ilha de massas, e estou na duvida se uso sousplat ou não. Gostaria muito de usar pois a mesa fica lindaa!!! rs… Obrigada pela a atenção, espero que me ajude.

  • RAIMUNDA diz: 29 de junho de 2014

    tO PRECISANDO URGENTE COMPRAR SOUPLAT DE PAEL ESTOU EM SAO PAULO SABE AONDE ENCONTRE. BJOS

Envie seu Comentário