Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Receita: risotinho verde da Lemoncello

27 de outubro de 2011 4

Eu disse mais cedo que teríamos uma receitinha dos deuses por aqui e agora é hora de aprender um risoto verde fabuloso. Este mesmo prato, serviço em pequenas porções, fez sucesso no 10º Encontro Noiva.com. A Lemoncello, empresa responsável pelo quitutes da noite, é craque e nos ensina o passo a passo. As dicas vêm da Mahara Soldan, uma das proprietárias.

“Risoto é, na minha opinião, um dos pratos únicos mais gostosos de preparar. Ele tem uma infinidade de combinações de sabores que dão possibilidade para que esse prato se torne uma entrada, mini-porção, acompanhamento ou até um prato principal, requintado e elaborado. O risoto verde é um ótimo acompanhamento para um peixe com tempero leve. É feito de forma tradicional e é cheio de legumes importantes para a nossa alimentação”, diz Mahara.


- 1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli (rende duas porções para ser usado acompanhamento). Dica: no supermercado você encontra um arroz para carreteiro que também fica super legal com este prato.

- 1 taça de vinho branco

- caldo de legumes  (eu uso bastante cebola, cenoura, cascas de legumes e muitas ervas frescas)

- 1 cebola e 3 dentes de alho picadinhos

- 1 abobrinha cortada em rodelas (com casca e tudo)

- 100 gramas de vagem

- 100 gramas de ervilha torta

- 50 gramas de espinafre

- 100 gramas de aspargos verdes (é importante tirar a ponta fibrosa)

- 50 gramas de manteiga

- 100 gramas de queijo parmesão

- 1 colher de sopa de nata

- sal e pimenta do reino a gosto

Eu costumo refogar os legumes juntos em uma outra panela com um pouco da cebola e algo e azeite de oliva, adicionando um a um na ordem do cozimento, cuidando para não cozinhar demais, deixando al dente. Primeiro entra a vagem, depois ervilha torta, aspargo, abobrinha e espinafre. Em outra panela (uso uma frigideira grande antiaderente, mas  pode ser também numa daquelas de aço inox pesadas de fundo triplo) eu faço o arroz. Refogo com azeite, cebola e alho, adiciono o vinho branco e vou acrescentando o caldo, mexendo sempre para cozinhar por igual. Eu ponho caldo sempre cobrindo e já fervente, para não esfriar o cozimento. Leva mais ou menos uns 15 ou 20 minutos para chegar no ponto. Aí vai a manteiga, nata e queijo, e por último os legumes. Cuide para ficar tudo bem misturado e cremoso, porém sentindo a textura de cada ingrediente.

Bom apetite!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (4)

  • Ana diz: 27 de outubro de 2011

    Delicioso!!
    Confesso q voltei do encontro e corri atras de uma receita… Claro q vou testar a Original rsrsrrs

  • Maura diz: 27 de outubro de 2011

    Uma delicinha este risoto. Alías, os eventos Noiva.com têm se superado neste quesito, muitas comidinhas deliciosas que nos deixam nas nuvens! E só pra variar (!) já copiei a receitinha pra aprontar na cozinha com o amore. Tem coisa melhor??

  • @sabri_sf diz: 27 de outubro de 2011

    Receita simples, gostosa e saudável. Adoro risotos de diversos tipos pois além de ser fáceis de fazer são maravilhosos. Já copiei a receitinha e vou fazer pq na fotinho ele está muito tentador! amei, bjos

  • Roberta diz: 27 de outubro de 2011

    Gabi, e o enfeite!!!

    Queremos a receitas!
    Bjo

Envie seu Comentário