Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Casamento em uma estação de trem

18 de novembro de 2011 47

Na semana passada eu fui a um casamento lindo, lindo, lindo e não via a hora de dividir com vocês os mimos pensados por meses e meses pelos noivos. O Gustavo é meu amigo de anos, daqueles super especiais, e a Zenaide é uma moça adorável que ele teve a sorte de conhecer. São perfeitos um para o outro!

O casamento foi daquele jeitinho que eu adoro: todo regido por um tema e em um espaço que foi totalmente transformado para receber a festa. A recepção aconteceu na estação ferroviária de Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul, cidade natal da noiva. O local tem grande significado para a família dela, pois foi lá que os pais se conheceram.

O prédio é histórico e não é um espaço para festas. Para conseguir casar lá eles tiveram que pedir autorização da prefeitura e fazer várias reformas na estação. Pintar paredes, por exemplo,  foi tarefa que entrou no cronograma do planejamento do casamento. Deu um trabalho danado, mas vocês vão ver o quanto valeu a pena.

As mesas dos convidados foram posicionadas ao longo da plataforma de embarque. Um palco foi instalado sobre os trilhos para acomodar a pista de dança e uma passarela que levava à mesa de doces.

Quem gosta de casamentos temáticos vai adorar as ideias que a Zenaide e o Gustavo tiveram. O save the date apresentou pela primeira vez a identidade visual criada pelo casal (e desenvolvida pelo irmão do noivo), que remetia aos antigos logos de empresas ferroviárias. O convite foi um mimo e imitava uma passagem de trem. Achei super bacana o fato dos convites serem individuais: eu recebi uma “passagem” e o Marcelo outra.

Quando a gente chega em um casamento geralmente é recebido pelas cerimonialistas, que indicam o número da mesa, certo? Neste casamento as profissionais ficaram nos guichês da estação. Super divertido ir ali, como se estivesse comprando um bilhete. Cada mesa foi batizada com o nome de uma cidade que os noivos visitaram juntos (e eles amam viajar). A nossa era Gimmelwald, na Suíça.

Reparou nos fardos de envelopes sobre a mesa? Cada convidado tinha uma cartinha à sua espera. Nela uma mensagem personalizada escrita pelos noivos. O Guia de Bordo, que vocês também veem aí na imagem de cima,  trazia a história da estação ferroviária e o menu da noite.

Detalhe fofo: sobre cada guardanapo foi deixado um bombom, remetendo a um momento da história do casal. Cruz Alta fica longe de Porto Alegre, uma viagem de quase 5 horas. Imagina como foi o começo deste namoro com cada um morando em uma cidade. Uma vez o Gustavo apareceu na casa da Zenaide para entregar um bombom (que desculpa, hein?) e este momento foi transportado para a recepção.

O que eu mais me encantei neste casamento (além do amor explícito dos noivos) foi estar em uma estação ferroviária de verdade. Os trens passavam bem pertinho enquanto a gente estava ali dançando e se divertindo. Simplesmente fantástico! Falando em trem, adivinha como os noivos chegaram na festa?

Foi uma festa linda que marcou a união de duas pessoas que se amam muito e que estavam incrivelmente felizes. Eu soube do noivado deles no meio do meu casamento (literalmente) e acompanhei de perto toda essa história. Nossos desejos de muito amor para este casal que nós adoramos  muito!

As fotos são de Marcelo Andrade, que também viajou para registrar o casal, e estão lindas, lindas.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (47)

  • @sabri_sf diz: 18 de novembro de 2011

    Gabi de deus que casamento é esseeee!!!!! OMG!!! Que luxo, lindo demais as fotos estão incríveis imagino vc lá vendo tudo isso ao vivo e a cores cada detalhe tudo tão perfeito. Eu estou aqui babando nessas fotos e apaixonada por este casamento que coloquei nos meus favoritos! parabéns e felicidades a esse casal tão lindo. bjos

  • foleu tudo diz: 18 de novembro de 2011

    Aproveitando o espaço alegre, cumo tá o teu relógio biológico atualmente? Funcionando bem? Tem recebido corda regularmente?

  • Larissa diz: 18 de novembro de 2011

    Oi pessoal, sou de Cruz Alta e conheço a estação, ela é realmente linda, mas estava bem depredada, o que eles fizeram foi lindo e deixou um pouco pra cidade tambem, pois foi necessario uma reforma no local…as fotos comprovaram que ficou muito lindo mesmo..voces imaginam o “burburinho” que foi na cidade saber que ia ter um casamento na estação…hehehehehe
    Felicidades ao casal

  • Gabrieli Chanas diz: 18 de novembro de 2011

    Funcionando bem e sempre com a corda em dia!

  • izabela diz: 18 de novembro de 2011

    ki lindo…tanta delicadezantos detalhes…to APAIXONADA!!

  • Sandra diz: 18 de novembro de 2011

    Lindo, encantador!

  • Gabriela Cristina diz: 18 de novembro de 2011

    Eu fico admirada com a criatividade das pessoas.
    Realmente está tudo lindo e super original.

  • Bethiele diz: 18 de novembro de 2011

    Super criativo e lindo demais!!! Pabarabéns aos noivos!!!

  • Gabriela Lorenzet diz: 18 de novembro de 2011

    Nossa, que casa,mento lindo! Adoro quando os casais conseguem passar pra festa um pouco da historia deles. Também fico impressionada com a criatividade das pessoas, que show! Me emocionei com o texto, Gabi. Lindo! Super bem escrito e conseguiu passar a emoção do momento. Parabéns!

    felicidades aos noivos!

  • Ananda diz: 18 de novembro de 2011

    Parabéns aos noivos, as fotos estão lindas!!!!
    Muita criatividade e muitos significados importantes juntos fazem uma festa linda e única!!!
    Adorei toda a inspiração deles para fazer este dia tão especial!!!!
    Gabi, vc esteve beeem pertinho da minha cidade!!! Cruz Alta fica uns 30 minutinhos de Ijuí… hehehehe
    Bjinhos

  • Vênica diz: 18 de novembro de 2011

    Lindo o casamento! Criativo e elegante! Parabéns aos noivo!!!!
    Estava ansiosa para ver as fotinhos de tanto que tu falou Gabi! Valeu a espera!

  • Larissa diz: 18 de novembro de 2011

    Gabi, passa a ficha técnica….please..onde ela conseguiu esse carro??? showw

  • Quelin Marques diz: 18 de novembro de 2011

    muito lindo e criativo.. Parabéns!!!
    ..e MUITAS FELICIDADES aos noivos…

  • Glaucia diz: 18 de novembro de 2011

    Oi Gabi!
    Show esse casamento!!
    Cruz Alta é a minha cidade natal, amo muito … casei lá em outubro agora!
    Fiquei sabendo do casamento por uma convidada e achei muito estranho, mas vendo o resultado, ficou lindo e com certeza esse casamento vai ficar na história da cidade!
    Beijos!

  • Rodrigo Lorandi diz: 18 de novembro de 2011

    Nossa, ficou simplesmente sensacional este casamento. Além da beleza, elegância e criatividade, teve toda uma essência por trás de cada detalhe! Parabéns, abs

  • Aline Amorim diz: 18 de novembro de 2011

    Maravilhoso! Deu vontade de casar num lugar desses.
    Super criativo. Parabéns!

  • Jonathan diz: 18 de novembro de 2011

    Bom, aqui vai o comentário de mais uma pessoa que esteve lá… Inclusive minha mesa era a mesma da Gabrieli… Sou um grande amigo do noivo e foi um casamento fantástico, com muito bom gosto, algo para nunca esquecer!

    Realmente tudo teve seu sginifcado, e conhecendo os noivos, sabendo de seus valores pessoais e familiares, só poderia esperar um grande evento, elaborado com muita dedicação, não só do casal, mas de todos os envolvidos. Muito original, e até emocionante em muitos momentos. Foi tudo 100%! Experiência única!

  • Luciane diz: 18 de novembro de 2011

    Que casamento lindo e criativo!
    Parabéns e felicidades aos noivos!

  • Francisco diz: 18 de novembro de 2011

    Pena não ter mais fotos……….., deve ter dado um trabalho muito grande, organizar este “casamento temático”, dada a originalidade do evento.
    É bom saber que os jovens estão optando pelo casamento tradicional, que são valores familiares que não podem ser esquecidos.
    Que sejam felizes, façam todas as viagens que puderem, que sejam parceiros, amigos, amantes e que a transição da paixão , para o amor seja de admiração e respeito, entre marido e mulher e entre pais e filhos!

  • Maria Eneida (màe da noiva) diz: 18 de novembro de 2011

    Realmente, estava tudo a contento graças a Deus. hufaaaaa agora podemos respirar aliviados, pricipalmente vendo esses lindos depoimentos, o pós festa esta ótimo, pois a festa foi feita principalmente para os convidados, eu sou suspeita de falar mas a noiva estava linda de mais e o noivo(meu genro) muito requintado e ao mesmo tempo simples, mas o principal é o que os convidados nos dizem, eles estavam alegres e muito felizes, pois o AMOR faz maravilhas e nào é qualquer noiva que chega na festa de auto de linha dirigido pelo pai, o nosso filho Joào Paulo disse que para ele a parte mais emocionante foi ver o pai dirigindo a carro e trazendo os noivos, após 15 anos aposentado e sem dirigir o outo de linha que era o serviço dele.
    Nossa missão agora é sempre rezar e pedir proteção divina a eles e que SAGRADA FAMILIA proteje sempre o nosso querido casal.

  • Eliriane diz: 18 de novembro de 2011

    Depois de ouvir a Gabi falar tão entusiasmada deste casamento confesso que estava bem curiosa para ver estas fotos…e o resultado não decepcionou. O casamento estava maravilhoso, lindo e com certeza será inesquecível para os convidados tbm.
    parabéns!

  • Maura diz: 18 de novembro de 2011

    Que LINDO! O lugar ficou estupendo, a decoração ficou perfeita e as fotos são maravilhosas… mas o mais bonito foi cada detalhe ter seu significado… Quer dizer, aquele bombom não estava lá por acaso, tudo foi pensado numa forma de representar a caminhada do casal e isso tornou a celebração ainda mais linda!

  • Milene Szaikowski diz: 18 de novembro de 2011

    Uauuuu! Estou encantada! Que casamento maravilhoso!

  • Tulio diz: 18 de novembro de 2011

    Parabéns a matéria! tb sou de Cruz Alta, acompanhei os preparativos da festa pois moro quase em frente a estação ferroviária e minha filha faz atividades nos escoteiros nos sábados lá na estação, justamente onde eram entregues os convites estilo passagens, a idéia dos noivos foi genial e foi matéria de destaque no jornal local. Parabéns aos noivos.

  • João diz: 18 de novembro de 2011

    Muito criativo. Passei parte de minha infância nesta Estação férrea. Meu Pai (já falecido) foi agente de estação lá, no início dos anos 70. Pude recordar esta parte da minha vida. E parabéns pela criatividade. Felicidades!
    Pena o estado em que esta gare se encontrava. Um dia voltarei lá para visitar.

  • Celi diz: 18 de novembro de 2011

    Nossa! LINDO! Estou recuperando o fôlego!
    Amei a idéia de realizar um casamento temático e que tenha um grande significado na história do casal.
    Nem tenho planos de casar, mas já estou pensando num possível tema pra o meu! hehehehehehe…
    Parabéns!

  • João Dias Pinheiro diz: 18 de novembro de 2011

    Parabens aos noivos e tambem pela criatividade.
    Passei grande parte da minha infancia saltitando por estes trilhos ,pois ai tmb é minha terra natal hoje moro em Laguna S/C mas vou sempre a Cruz Alta pois minha mãe ainda reside ai.
    abraços

  • Naiara diz: 19 de novembro de 2011

    eu amo criatividade de noiva, amei tudo isso !!* tb quero um assim, já copiei algumas ideias :) beijos

  • Fabiane diz: 19 de novembro de 2011

    Lindo!! Amei!!Muito criativo, os detalhes fazem toda a diferença!

  • Zenaide e Gustavo diz: 19 de novembro de 2011

    Oi Gabi! Em meio à lua de mel, ler o teu post sobre o nosso casamento nos deixou super felizes. Muito obrigado pela presença e pela cobertura especial. Durante a preparação da festa, consultamos o blog várias vezes. E aproveitamos o acesso privilegiado à autora para tirar algumas dúvidas!

    Muito obrigado à todos que mandaram seus elogios através dos comentários! Assim que voltarmos para casa vamos passar a ficha completa de todos que, além da nossa família, ajudaram a fazer este casamento uma realidade.

    Abraço dos noivos!

  • Romulo Seitenfus diz: 19 de novembro de 2011

    Oh! Q lindo este momento e sobretudo significativo pois, a Zenaide foi minha colega na faculdade e nos formamos juntos. Me emocionei ao ver as imagens da Ze vestida de noiva na estacao de trem, principalmente por conhece-la e ter a certeza do quanto esta feliz. Ao ver as fotos do Marcelo Andrade – com quem trabalhei em Porto Alegre no Jorge Scherer Fotografos – e ler o texto da Gabi – que a conheci pessoalmente em Londres, quando realizamos a cobertura do casamento do Principe William e da Duqueza de Cambridge – tive a sensacao de que tudo foi perfeito, a altura de todos vcs, profissionais e noivos. Parabens e um abraco enorme! Desculpem-me a falta de acentos, teclados londrinhos sao desprovidos de particularidades da lingua portuguesa. Beijao!

  • Maria Tereza N da Porciuncula diz: 20 de novembro de 2011

    Sou cruzaltense, adoro aquela estação, muitas vezes com meus pais, Helio e Lola da Porciuncula levamos meu irmão Antonio Augusto da Porciuncula à Estação Ferroviária para tomar o trem que vinha para Porto Alegre, onde ele estudava. Pegava o trem sempre na corrida. É uma lembrança linda que este casal tão criativo me fez lembrar. Parabéns aos dois que sejam muito felizes!!!!

  • Neidy Regina da Câmara diz: 20 de novembro de 2011

    Ainda emocionadíssima por fazer parte dessa celebração ao amor!! Foi impossível segurar as lágrimas e não se deixar levar pela emoção. Era como viver um filme, participar de um momento único. Um verdadeiro conto de fadas, perfeito em todos os detalhes vindos de “cabeças privilegiadas” como a desse casal de jornalistas – Zenaide e Gustavo. Emocionante mesmo!! Um dos momentos mais marcantes foi o vídeo do pai do Gustavo (falecido), parece ter sido feito para aquele momento.
    Soube hoje pela mãe da noiva que o casal está em lua de mel na República Dominicana. Aproveitem meninos, e sejam felizes pra sempre!!!! beijos

  • Aline Tartare diz: 20 de novembro de 2011

    Que lindo Gabi!!! Parabéns aos noivos pela criatividade !!! As fotos estão maravilhosas!! Desejo muito amor e felicidade ao casal!!
    Beijos

  • Graciele diz: 20 de novembro de 2011

    Também sou de Cruz Alta e achei lindo tudo o que eles fizeram, especialmente por permitir que a comunidade também compartilhe deste momento especial através das notícias e fotos, e pelas benfeitorias deixadas no local.
    Conheço a Zenaide e desejo à eles toda felicidade do mundo. Que Deus abençoe esta família que iniciou sua vida de forma tão linda e original.

  • Maria de Fátima Bronzatti diz: 20 de novembro de 2011

    Estes noivos são pessoas especiais mesmo e só poderiam fazer algo inusitado e maravilhoso em seu casamento, já que o noivado tb foi lindo e uma surpresa em Paris.
    Adorei as fotos e me emocionei muito pois me criei passando nesta Estação Ferroviária para viajar já que meu pai tb era ferroviário.
    Desejo toda a felicidade do mundo para este lindo e amoroso casal bem como para toda sua família que ajudou a proporcionar este lindo enlace.

  • Mariane diz: 22 de novembro de 2011

    Nossa, tudo muito lindo! Parabéns aos noivos.
    Beijos

  • Gabriela diz: 22 de novembro de 2011

    Nossa!!!!!!!!!!!! Nunca vi festa mais linda!!!!!!!!!!! Gostaria de saber quem foram os responsáveis pela decoração. estou curtindo cada detalhe nas fotos. Tudo de muito requinte e bom gosto. Parabens a vcs que sejam mto felizes.

  • Preta Silveira Netto diz: 22 de novembro de 2011

    Oii gente.. verdade, foi um conto de fadas.. eu participei da montagem da festa, os móveis antigos da festa eram meus.. inclusive aquele relógio maravilhoso.. e não podia deixar de elogiar a Nedi Brenner e sua maraaavilhosa equipe ( de Santa Maria) que cuidaram de cada detalhe para que fosse a festa mais linda na nossa cidade!! Parabéns Nedi, parabéns Ze e Gustavo por terem acreditado nessa mulher batalhadora!!! Juntando a competência dessa equipe e a criatividade dos noivos: UMA FESTA LINDA E PERFEITA!! Ze, te adoroo e desejoo todo o sucesso do muundo p vcs 2

  • Nedi Brenner diz: 22 de novembro de 2011

    Zenaide e Gustavo.
    Fiquei feliz de fazer parte da realização do sonho de voçês.
    Ufa!!! até a hora do casamento foi aquele stress por conta do tempo, medo do vento… medo do chuva…Mas tudo foi perfeito todos os detalhes.Eu e Rejane Straus mais a equipe do cerimonial não medimos esforços para que tudo fosse um sonho.
    O buffet foi por conta do Cheff Roselio Raddatz também de Santa Maria que sofreu pela improvisação mas tudo estava delicioso.
    Obrigada por confiarem em nós e por fazer parte desta linda história de amor.
    Que Deus os abençoe.

  • Vera diz: 24 de novembro de 2011

    Amei ver os detalhes do casamento do Gustavo (meu primo), e da Zenaide. Como moro no Canadá, acompanhei de longe, pelo blog deles, os preparativos. Deve ter sido uma experiência inesquecível participar desse momento. Parabéns a todos que contribuíram para a realização do sonho dos noivos!

  • Ju Behs diz: 28 de novembro de 2011

    Adorei! Uma das ideias mais criativas que já vi aqui no seu blog!
    Beijos,
    Ju

  • Zenaide (noiva) diz: 2 de dezembro de 2011

    Quantos comentários maravilhosos. Muito obrigado a todos pelo carinho. É super emocionante saber que o trabalho de 1 ano inteiro rendeu bons frutos. Para quem questionou, na verdade eu e o Gustavo nos conhecemos em Santa Cruz do Sul (duas cidades com Cruz é fácil confundir). Foi na época em que eu trabalhava na RBSTV de lá e ele na TVCOM em Porto Alegre. Ele conta que me viu na TV e se apaixonou ehehe. A história do bombom aconteceu na primeira vez que ele esteve em Santa Cruz do Sul. Abraços

  • LANEI LORENZON VEDOLIN diz: 3 de dezembro de 2011

    Que casamento lindo voces tiveram.
    Acho que todos os cruzaltenses deveriam ter a oportunidade de olhar estas fotos para perceber a beleza que é a nossa estação, pois passamos muitas vezes em frente sem ver o quanto ela é linda.
    Parabens aos noivos pela originalidade.Como cruzaltense fiquei muito orgulhosa da minha cidade.
    Felicidades ao casal Zenaide e Gustavo.

  • Regina Guimarães de Marins diz: 5 de dezembro de 2011

    Parabéns pela originalidade.Sou cruzaltense e fiquei feliz de rever a Estação Ferroviária, palco de minha infância, em uma situação tão linda como o casamento de vocês.
    Felicidade ao casal Zenaide e Gustavo.

  • luiz antonio reolon diz: 19 de janeiro de 2012

    Achei muito emocionante e criativo este acontecimento.As minhas infinitas recordações da minha infância me encheu de emoção e saudade,pois foi dentro da Viação Férrea que mais curti as brincadeiras de guri…pegar o trem andando,dar a volta na pera e subir nas Marias Fumaças e tantos outros.
    Parabéns ao casal.

  • Nilara Piekas diz: 19 de maio de 2013

    Lindo………..

    Muito além de um casamento dos sonhos…

    Fui colega da Zenaide no Margarida…e depois do colégio mantivemos contato, ela é um doce de guria e merece os parabéns por todo capricho e criatividade.

Envie seu Comentário