Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Um convite de antigamente

15 de dezembro de 2011 16

Ontem eu tirei a noite para arrumar a minha boa e velha caixa de recordações. É nela que eu guardo bilhetes, cartões, fotos, recortes de jornais e outras coisas que me lembram bons momentos da vida. Fui postando alguns achados no meu Facebook pessoal, entre eles a minha lembrancinha de nascimento com nome errado. Pode, gente?

Eis que no meio de quilos de memórias estava o convite de casamento dos meus pais. Eles casaram em 1968 em Sombrio, Santa Catarina, terra da noiva. Na época os meus avós por parte de mãe estavam vivos, mas a minha avó por parte de pai já era viúva. Quando um dos pais dos noivos é falecido a gente vê nos convites o nome da pessoa com in memoriam ao lado, certo? Pois no convite dos meus pais a minha avó aparece como “Va. (abreviação de viúva) Adelina Maria Chanas”. Me contaram que era o formato mais usado na época. É meio estranho para mim. Para vocês também? Outra coisa que notei foi o fato do nome dos noivos aparecer antes do nome dos pais. O formato mais usual é exatamente o contrário, né?

Eu não consigo deixar de me emocionar ao falar da vó Adelina. Ela foi a única avó com a qual eu convivi, pois os pais da minha mãe morreram quando eu ainda era bem pequena. Já o avô por parte de pai, Gabriel (de onde veio meu nome), nem o meu pai conheceu direito, pois ele faleceu quando o meu velho tinha só 1 aninho. Quando a vó Adelina faleceu eu fiquei com um terço dela de lembrança. Quando casei usei ele preso no buquê e na cerimônia de casamento enrolei ele nas mãos e não larguei um segundo. Me fez sentir que ela estava comigo.

Imagem: Jorge Scherer

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (16)

  • Melissa diz: 15 de dezembro de 2011

    Gabi,
    Muito linda tua história… fiquei emocionada.
    Bjo.

  • Giórgia Bazotti Claudino diz: 15 de dezembro de 2011

    Meu papi também é de Sombrio, Gabi!!!
    Mas meus pais se casaram em Cachoeirinha. hehehe

    Beijos

  • Gabrieli Chanas diz: 15 de dezembro de 2011

    Sério, Giórgia? Certo que teu pai e minha mãe se conhecem. Impossível não se conhecer naquela cidade, né?

  • @sabri_sf diz: 15 de dezembro de 2011

    Quantas lembranças maravilhosas Gabi, ontem tava vendo no teu face recordações do teu passado e na arrumação das tuas coisas foi achando momentos tão especiais seu e da sua família, é muito bom tudo isso eu adorei! adoro ver tuas fotos de noiva, está linda!!! bjos

  • Mih diz: 15 de dezembro de 2011

    Oi Gabi, meu casamento é em 17/03/2012 e meus convites ficarão prontos na semana que vem, envio eles para compartilhar aqui no blog.
    Meu pai querido tbm é falecido, ele era simplesmente tudo na minha vida, e desde que faleceu em 2002 eu morro de saudades e sinto demais a ausência dele, então recebei de uma amiga uma idéia para o convite, ao inves do tradicional In memorian , coloquei ao lado do nome dele “sempre presente” achei a ideia fofa e original e todo mundo com quem eu comentei adorou.
    beijos e obrigada por tda a ajuda que o blog dá as novinhas!!!

  • Gabrieli Chanas diz: 15 de dezembro de 2011

    Mih, SUPER BACANA a tua ideia. Nossa, fofo mesmo! Um beijo!

  • Mariane diz: 15 de dezembro de 2011

    Gabi que história linda! E q foto maravilhosa essa com o terço! Meu pai tbm é falecido. Irei me casar em 2013 e desde já estou pensando no relicário que vi aqui no blog q é um terço com uma fotinha, e claro q será a dele! Uma maneira “dele” entrar comigo, já q infelizmente não poderei ter a presença fisica.
    Um beijo! E obrigada pelo blog! É divino e nos ajuda mto!

  • Elaine Faria diz: 15 de dezembro de 2011

    Meus pais se casaram 17 anos depois em Cariacica – ES.

  • Jaque Scota diz: 15 de dezembro de 2011

    Ai Gabi que legal esse convite…
    Fiquei acompanhando ontem no face tuas postagens.
    Bjbj

  • Mariana Costa diz: 15 de dezembro de 2011

    Mih,

    meu pai também era falecido na época do meu casamento e usei a frase “sempre presente” no convite, pois me pareceu mais carinhoso…

  • Hortelino Trocaletra diz: 15 de dezembro de 2011

    Ué, vc disse que ia ousar usando um vestido tomara que caia azul, mas, se eu estou vendo direito, vc casou com um tomara que caia. Só se o atual é mais up, pq o do casamento é bem comportadinho, não chegando nem perto de um que eu vi aqui de uma costureira mineira, que a mulherada do blog, que é muito conservadora (nossa como as mulheres, que escrevem para esse blog, são conservadoras), espinafrou.

  • Debora diz: 16 de dezembro de 2011

    Me emocionei lendo esse post, deve ser porque não tenho mais avós vivos também… lindo, a foto com o terço é maravilhosa….

  • Gabrieli Chanas diz: 16 de dezembro de 2011

    Hortelino, o ousar fica por conta do AZUL, não pelo modelo. Besos!

  • Francielle diz: 19 de dezembro de 2011

    A Igreja lá em Sombrio é muito bonita, não sei se na época dos teus pais já era assim, mas hoje em dia é uma gracinha, principalmente na época de Natal.
    Eu veraneio em Balneário Gaivotas desde que era pequena e lembro que sempre via a Igreja iluminada a noite…

  • Gabrieli Chanas diz: 19 de dezembro de 2011

    Francielle, o papi da minha mãe era dono de uma olaria. Foi da empresa dele que saíram os tijolos usados para construir a igreja. Legal, né? Bjs!

  • Francielle diz: 7 de janeiro de 2012

    que incrivel isso, Gabi!
    preciso dizer que mesmo nao sendo noiva (ainda) acompanho o blog sempre e ja tenho uma partinha de inspiraçoes. parabéns pelo trabalho incrivel que tu faz aqui, ajudando tantas mulheres nesse momento tão lindo e esperado por muitas! (e que certamente dá um pouco menos de trabalho graças a ajuda do noiva.com)
    beijos e que o blog continue assim por muitos anos (e que logo tenhamos um bebe.com hehe)

Envie seu Comentário