Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Noiva.com responde: como recebo a noiva no altar?

29 de fevereiro de 2012 21

O Éder mandou e-mail para o blog (contato@clicnoiva.com) perguntando como é o momento de receber a noiva no altar. Existe um ritualzinho neste momento em que o pai entrega a filha ao futuro marido e o Éder, que casa agora em março, quer saber qual é.

A ordem certa, Éder, é a seguinte. Tu estarás em frente ao altar acompanhado da tua mãe, que entrou contigo. Quando a noiva e seu pai chegam perto do altar, pouco à frente dos primeiros bancos, eles param e te esperam. Tu desces os degraus e vai até eles. Primeiro cumprimentas o pai da noiva com um aperto de mão ou abraço. Lembra que tudo em um casamento tem um significado. Aqui tu estarás agradecendo o pai da noiva por ter cuidado dela e por estar entregando-a para ti. A noiva se despede do pai, também com um abraço ou um beijo. Logo depois tu irás receber tua noiva e conduzi-la ao altar. Fazes isso dando um beijo na testa ou na mão dela. O beijo na boca a gente reserva para o final.

Imagem: Carolinne Ghetes

Vale aproveitar a deixa para falar de uma movimentação dos pais que acontece neste momento da entrega da noiva. Tenta acompanhar comigo: a mãe da noiva entra de braços dados com o pai do noivo, certo? Os dois chegam ao altar e se posicionam do lado esquerdo, que é o lado da noiva, de seus pais e de seus padrinhos. Olha o significado aí: o pai do noivo ficará ali, “no lado que não é dele”, para ser um gentleman e fazer companhia à mãe da noiva, que estará sozinha (afinal de contas seu marido ainda está lá fora esperando para entrar de braços dados com a noiva). O noivo vai entrar com sua mãe e ficará com ela no altar no lado direito. Quando a noiva chega os lugares de alteram. O pai dela vai até sua esposa, do lado esquerdo. O pai do noivo, que estava ali fazendo companhia, caminha até o outro lado e vai dar o braço para sua esposa. Terminada esta “dancinha” os casais ficam certinhos e do lado certo do altar.

É complicadinho de entender, né? Lá em 2008, quando o blog começou, eu fiz o “Guia Gabi de Cerimonial”, que explicava de um jeito bem interessante o cortejo de um casamento. É uma forma divertida de explicar para os pais. Guarda aí, Éder!

“O noivo entra de braços com a mãe. Ela fica ao lado dele para evitar que o filho fuja ou para dar aquela força caso a noiva demore demais e ele fique nervoso. Já que o pai da noiva estará ocupado lá fora secando as lágrimas da filha, o pai do noivo faz aquela gentileza e fica no altar ao lado da mãe da noiva, que está sem par. Entram os padrinhos e vai cada um pro seu quadrado: os dela para a esquerda, os dele para a direita. Aí entra a noiva toda faceira de braços dados com o pai. Quando chegam no altar o pai entrega a encomenda ao noivo e corre pra matar a saudade da esposa. O pai do noivo, que não é bobo, se manda para a direita para ficar com a mulher (que já devia estar com ciúme).”

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (21)

  • Barbara diz: 29 de fevereiro de 2012

    Oi Gabi, bom dia! E quando o pai do noivo faleceu, como fica a dancinha? A mae da noiva fica sozinha e logo apos a entrega da noiva ao noivo, o pai dela vai ate a mae dela e a mae do noivo fica sozinha, eh isso?

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de fevereiro de 2012

    Barbara, quando um dos pais é ausente a gente faz um esquema todo diferente. Cada caso é um caso. Se o pai do noivo faleceu a mãe da noiva pode entrar com um filho, com um irmão ou outro parente. É uma saída. Um beijo!

  • Rochele diz: 29 de fevereiro de 2012

    Oi Gabi! Nosso casamento é em maio e minha mãe e eu estamos em dúvida com quem ela entra na igreja e como fica no altar, já que o pai do meu noivo é falecido e o meu irmão será o pajem. Pode nos ajudar? Obrigada!

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de fevereiro de 2012

    Rochele, tua mãe pode entrar contigo e com teu pai. Caso prefiras o modelo tradicional, com noiva entrando apenas com o pai, podes pedir para um tio querido ou mesmo um padrinho teu de batismo acompanhar tua mãe. Um beijo!

  • Gabriela diz: 29 de fevereiro de 2012

    No meu caso, minha mãe já faleceu, como ficaria a disposição no altar? Pensei em meu noivo entrar e logo atrás dele os pais dele seguindo, daí eu entro na igreja com o meu pai, mas e no altar? Como fica? Meu pai fica sozinho?

  • Silmara diz: 29 de fevereiro de 2012

    Com essa explicação é bem mais fácil de passar aos envolvidos.Mas e as daminhas e pajens pra que lado vão,não sei se já falou disso,mas é que na hora com toda a emoção do momento dá para se perder.

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de fevereiro de 2012

    Gabriela, teu noivo pode entrar com os pais, mas normalmente, quando acontece dele entrar sozinho à frente e os pais de braços dados atrás, a situação fica desconfortável. O noivo não sabe como se mexer, onde colocar as mãos. Se teu noivo não se importar, perfeito. Já no altar teu pai pode se posicionar ao lado dos padrinhos, para não ficar “avulso”. Outra dica é pedir que uma tia ou avó faça companhia a ele. É menos usual, mas algumas noivas gostam. Neste caso ela fica sentada no primeiro banco. Quando teu pai chega contigo no altar ele dá o braço a ela e os dois ficam juntos no altar. Um beijo!

  • Barbara diz: 29 de fevereiro de 2012

    Novamente eu.. cheia de duvidas! No caso da mae do noivo nao querer que ninguem substitua o marido ja falecido.. entao.. ela fica sozinha apos o noivo ficar com a noiva? Eh isso?

  • Joice diz: 29 de fevereiro de 2012

    Olá Gabi! Ainda tenho dúvidas quanto a entrada na igreja, já que meu pai é falecido e os pais de meu namorado também! O que é mais adequado, eu entrar com minha mãe e ele sozinho? Ou os dois entrarem sozinhos? Ou ainda, ele entrar com minha mãe e eu entrar com meu padrinho?
    Pode nós ajudar? Um grande beijo!!
    Joice

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de fevereiro de 2012

    Bárbara, ela pode ficar ao lado dos padrinhos para não ficar sozinha. Espia a resposta que dei pra Gabriela, aqui embaixo. A dica de alguém esperar no primeiro banco pode servir para ela também. Um beijo!

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de fevereiro de 2012

    Joice, não gostas da ideia de entrar com tua mãe, que é representante na ausência do teu pai? Um beijo!

  • Camile diz: 29 de fevereiro de 2012

    Olá Gabi!!! Caso em outubro e temos uma idéia de cortejo “meio” diferente. Como meu pai faleceu e meu irmão será padrinho, vou entrar com a minha mãe. Nada mais justo, afinal, somos extremamente unidas e que eu saiba, o significado do pai levar a filha para o noivo é “entregar” a noiva para formar uma nova família, certo? Então nada mais justo que a minha mãe fazer a vez. Por parte do meu noivo, temos um esquema diferente também. Ele tem um filho adolescente, que mora com ele, então resolvemos incluí-lo no cortejo. Meu noivo vai entrar com a minha sogra e logo atrás, virá meu sogro e meu enteado de braços dados. Parece tudo uma grande confusão, mas no nosso caso funciona muito bem, pois conseguimos agradar todos eles, que se sentiram especiais por fazer parte (principalmente minha mãe, que ficou muito emocionada qdo eu a convidei pra entrar de mãos dadas comigo na igreja). Bjoes

  • Ilhete diz: 29 de fevereiro de 2012

    Oi Gabi, muito bom este tópico… mas também me surgiu uma dúvida.
    E quando a noiva quer entrar sozinha, e o noivo acompanhado pela mãe?
    Existe algum problema em ter uma regra para cada um dos noivos?

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de fevereiro de 2012

    Ilhete, o cortejo deve ser pensado de acordo com o que os noivos acham mais adequado. O importante é que as pessoas vejam o significado de como vocês escolheram entrar. Não te preocupa em “subverter” um pouco o que é considerado regrinha. Tem que ser bacana para vocês! Um beijo!

  • Themis diz: 29 de fevereiro de 2012

    No meu caso não sei bem ainda o que fazer, meu pai sendo falecido e eu não tendo mais ninguém que poderia entrar comigo, nem irmao, nem tio, avô, padrinho, ninguém. Não acho uma boa entrar com minha mãe, ela é extremamente aversa a atenção e acho que não teria nada a ver. Acho que vou entrar sozinha, mesmo.

  • Ana diz: 2 de março de 2012

    OIOI Gabi!!!
    Meu caso é um pouco complicado, preciso de uma opinião! A historinha é o seguinte! Meus pais são separados, meu pai é casado, mas eu nunca tive uma boa relação com ela (mas ainda espero que um dia melhore)! Minha mãe não tem um companheiro! Meu pai quer que sua esposa esteja no altar ao lado dele, isso contra minha voltade, mas acho que não vou ter outra opção!!! Mas como fica minha mãe nessa historia, nunca fui em casamento com padrastos no altar!!! não quero deixar minha mãe numa situação delicada e quero ela a vontade lá em cima! Tenho irmãs e um irmão que vão ser padrinhos! Meu irmão não tem namorada, vou coloca-lo de padrinho com uma amiga minha, meu pai sugeriu dele ficar ao lado da minha mãe, mas com quem ficaria minha amiga nessa hora!!! Meio complicado, né!!! E eu não teria nenhum tio para colocar com minha mãe!!!E em hipótese alguma quero ver minha mãe saindo sozinha da igreja!!! Por favor me ajude com alguma idéia!!!

  • Juliana diz: 3 de março de 2012

    Ana, acho que o nosso casamento tem que ser um momento de alegria e nao de saias justas e possiveis arrependimentos. Conversa com o teu pai, acredito que durante uma hora ele pode colocar o casamento da filha em primeiro lugar e ficar ao lado da tua mae. Nao faz nada contra a tua vontade, ainda mais estando nesta aflicao com a situacao da tua mae. O importante neste momento e a tua felicidade e ver os teus pais te apoiando no altar.

  • Ana diz: 5 de março de 2012

    OIOi Juliana!!! Obrigada pelo apoio!!! Sinceramente espero que algo ilumine a cabeça do meu pai, pois sei que ele é cabeça dura, se não vou ter que pensar numa solução e tentar esquecer isso!!! Mas eu concordo com o teu pensamento, que numa hora dessas ele poderia colocar o casamento em primeiro lugar, mas nem sempre as pessoas pensam como a gente, né!!!
    Beijos!

  • Cleusa Anastácio de sousa diz: 19 de setembro de 2012

    vou me casar dia 22 agora,so que meus pais moram em MG,E so minha irmã podera vir para SP,mas no caso minha irmã pode entrar comigo na igreja,so esclareçendo não sou católica..

  • regina diz: 12 de fevereiro de 2013

    oi vou me casar em abril, mas ja moramos juntos a 15 anos e temos tres filhos,nao tenho quem entre comigo na igreja e pensei se meu filho mais velho que tem 10 anos poderia entrar comigo enquanto um entraria com a biblia e o outro com as alianças???

  • carol diz: 13 de fevereiro de 2013

    Oláá!
    meu pai é falecido e quem entrará comigo será meu irmão e minha mãe. Mas nesse caso quem entra com o pai do meu noivo? bjinhooos

Envie seu Comentário