Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Novo jeito de casar: cerimônia + late night party

16 de março de 2012 8

Imagem: Divulgação, Jared Wilson Photography

Folheando revistas internacionais e espiando sites de todo o mundo me chamou atenção como vem crescendo um novo estilo de casar. As noivas da Europa, especialmente, estão adotando a late night parties para comemorar o casamento com muita dança, música e um precinho mais amigo.

Neste formato o casamento ocorre na igreja e pela manhã. Terminada a cerimônia os noivos recebem os cumprimentos e fazem fotos com todos os convidados na própria igreja. Terminada a função, todo mundo vai para casa. Isso mesmo, não tem festa logo depois. A tal comemoração vai acontecer no mesmo dia, só que no final da noite, naquele horário típico de balada (início lá pelas 22h, 23h). E é também com cara de balada que essa festa vai correr.

A late night party reúne normalmente os convidados mais jovens, aqueles que vão dançar com os noivos madrugada adentro. Não há mesas, cadeiras e nem jantar formal. Os convidados são recebidos pelos próprios noivos e a pista de dança é a atração da noite. No lugar de filés, massas e risotos são servidos alguns petiscos que deem energia para dançar. O capricho com as bebidas é fundamental, afinal quase todo mundo gosta de curtir uma festa bebericando drinks gelados.

Diferente, né? É algo bem estranho para o estilo brasileiro de casar, mas o formato pode fechar com os planos de casais que sempre imaginaram a festa de casamento assim, sem formalidades e com muita dança. Lembram que falei lá em cima do precinho amigo? Uma das vantagens deste tipo de festa é que os custos caem consideravelmente porque você não estará contratando jantar, mesas, toalhas, sousplats, pratos,  terá poucos garçons (ainda mais se servir os petiscos e bebidas em ilhas), precisará de poucos arranjos de flores.

:: Tenha o cuidado de informar bem sobre o estilo de comemoração escolhido. Hoje, quem é convidado para um casamento, já imagina que rola almoço ou janta logo depois da cerimônia. No convite avise que os noivos receberão os cumprimentos na igreja e que mais tarde, “a partir do horário” tal, comemorarão com música e dança “no local tal”. Vale explicar e reforçar este formato na hora em que vocês, pessoalmente, estiverem entregando os convites.

:: Na late night party a noiva usa vestido branco, sim! Você pode usar um modelo longo na cerimônia e surpreender os convidados à noite com um vestido curto e penteado diferente. Abuse do brilho e do glamour!

:: Se vocês sonham com uma dança dos noivos, combinem com o DJ um momento para fazer uma performance especial. Só deixe de lado a valsa e as músicas lentinhas!

:: O momento de jogar o buquê é sempre uma festa e combina com este tipo de comemoração. Se quiser, faça as honras (e a alegria das amigas).

:: Você pode distribuir lá na cerimônia uma lembrancinha para os convidados. Faça isso após os cumprimentos. Já na festa, que tal dar um presente que o convidado irá usar lá mesmo? Neste caso os bons e velhos chinelos personalizados caem bem.

:: No menu tome o cuidado de incluir apenas comidinhas que possam ser degustadas de pé. Não cai na armadilha de ir adicionando uma coisinha aqui e outra ali até acabar com uma festa igual a todas as outras.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (8)

  • Paula diz: 16 de março de 2012

    Minha ideia inicial era fazer exatamente isso. Mas ela não foi muito bem recebida por familiares e amigos, então voltamos ao modo mais tradicional igreja + jantar + festa. Mas continuo achando uma ideia ótima!

  • Gabriela Lorenzet diz: 16 de março de 2012

    gostaria de ser convidada para uma festa assim…eheheh

  • Gabriela Cristina diz: 16 de março de 2012

    Adorei a ideia!!
    Com certeza pensaria na possibilidade, se já não fosse casada :)

  • Carol Souza diz: 16 de março de 2012

    Ideia incrível!
    Eu que não quero gastar muito e não vou casar na igreja vai cair muito bem!
    Apenas uma balada, depois do casamento no civil!

    Obrigada Noiva.com por mais uma ideia sensacional! :D

  • Marta diz: 16 de março de 2012

    Passei pela mesma situação da Paula.
    Queria algo nesse estilo, com cerimônia de dia para a família e festa de noite para os amigos, mas os planos do noivo eram bem diferentes, e minha mãe também não gostou da ideia. Acabei adaptando para um formato mais tradicional…
    Talvez daqui a alguns anos isso já seja bem normal por aqui!

  • Paula diz: 16 de março de 2012

    Somos incompreendidas, Marta! Hehehe. =)
    Outra dificuldade que eu também acabei encontrando enquanto pensava nessa hipótese foi onde “encaixar” o pessoal que não se encontrava nem na categoria “amigos jovens”, nem na de “familiares próximos”, p. ex. tios e primos mais distantes, chefes e colegas de trabalho, etc. Essas pessoas não são tão próximas que dê pra chamar pro almoço em família, nem tão descontraídas que dê pra chamar apenas pra festa “bombante”. Acabaria tendo que convidar esse pessoal apenas para a cerimônia da igreja, e foi aí que a discórdia começou, pois ia ficar meio deselegante (como dia Sandra Annenberg, hehehe!).

  • Dani Guimarães diz: 21 de março de 2012

    Ta decididoooo é isso que eu quero. Adoro isso, e dançar é a melhor maneira de comemorar, principalmente o big-day. Agora to mais anciosa ainda para começar os preparativos.

  • Robson diz: 14 de maio de 2012

    Ótima idéia , geralmente o DJ só toca uma hora e meia na festa depois que todos são recebidos pelos noivos e depois de serem servidos , e isso toma a metade da festa .só que pode encanecer um pouco a festa pois talvez terá que ter mais de um dj para revezar a noite inteira , mas mesmo assim fica mais em conta que o buffet.

Envie seu Comentário