Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Destino Serra: Bento Gonçalves e Gramado são destino de quem quer casar

26 de março de 2012 8

E aí, meninas da Serra? Conseguiram espiar o jornal Pioneiro no fim de semana? No sábado teve estreia da minha coluna e também uma reportagem especial sobre destination wedding. Para quem não conseguiu espiar eu reproduzo abaixo a íntegra da reportagem. Fiz prints das páginas para vocês verem como a diagramação ficou incrível (papo de jornalista). Mais tarde posto a íntegra da coluna também, certo? As fotos da matéria são de Marcelo Andrade (casamento no Saint Andrews) e Everton Rosa (casamento no Spa do Vinho).

Destino Serra

O termo destination wedding está presente em sites e revistas que falam de casamento e é bem conhecido das noivas. Trata-se de uma das formas mais glamourosas de trocar alianças: os noivos escolhem um destino turístico famoso como cenário do casamento e convidam amigos e familiares para viajar com eles. Se em escala global as praias do Caribe são as mais procuradas, no Brasil, cidades da Serra, como Bento Gonçalves e Gramado, despontam como as preferidas.

Quem escolhe um casamento assim normalmente tem convidados espalhados por várias cidades. O pensamento é bem objetivo: se os amigos terão que viajar para participar da festa, que seja para um local bonito e que a viagem possa servir como uma versão reduzida das férias. A nutricionista Danusia Puntel Capoani e o empresário Renan Capoani, que casaram em janeiro em Bento Gonçalves, organizaram um fim de semana inteiro de diversão e relaxamento para os mais de 150 convidados que vieram de fora.

– Tínhamos convidados de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e até da Argentina. Optamos por casar no Spa do Vinho e hospedar todos no mesmo local. Foi uma forma fantástica de aproveitar com eles todos os momentos. Jantei com os padrinhos na sexta, recebi mais amigos no sábado, curti a festa e no domingo tomei café da manhã com todos – conta Danusia.

De olho no aumento da popularidade do casamento aliado com viagem, os hotéis estão investindo na melhoria dos seus espaços para festas e criando programações para entreter os convidados. A sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Dadalt, diz que o hotel ajuda os noivos a planejar um roteiro de atividades para familiares e amigos. – Eles podem participar de uma aula de enogastronomia, descansar no spa e relaxar num brunch com vista para o Vale dos Vinhedos – conta Deborah. O hotel sedia festas para até 350 pessoas, dispõe de várias opções de salões e tem 120 apartamentos para hospedar os convidados. Só neste ano vários casamentos neste estilo foram realizados, e a agenda para 2013 já começa a ser preenchida.

Em Gramado, o Saint Andrews começa a despontar como um dos preferidos dos noivos. Os destination weddings realizados lá são menores, mas uma experiência igualmente inesquecível para convidados que encaram uma viagem para participar de um casamento. Com vista para o Vale do Quilombo, o hotel recebe festas para até 60 pessoas. Os noivos podem fazer a locação integral do hotel e hospedar até 22 pessoas nas 11 suítes disponíveis.

– O valor da locação integral fica em torno de R$ 44 mil. Ele inclui a hospedagem por duas noites para 11 casais, o uso de todas as instalações sociais e jardins para montagem e a realização da cerimônia e festa – revela Miguel Becker, gerente de hospedagem, explicando que o preço não inclui a alimentação e as bebidas da festa.

O Saint Andrews foi o cenário do casamento da consultora de negócios Ane Cristina Martins da Silva e do designer Rafael Scarpari Roldão. Os dois são gaúchos, mas moram em São Paulo, e tiveram a ideia de reunir a família num ponto da Serra.

– Casamos em fevereiro numa cerimônia pequena, nos jardins do hotel. Convidamos apenas oito pessoas. O hotel nos ajudou em toda a organização, desde a seleção de vinhos até a decoração. Ficamos encantados – revela.

Planejamento

Aliar casamento com viagem requer planejamento dobrado por parte dos noivos e dos convidados. É preciso avisar sobre os planos de comemorar em outra cidade com bastante antecedência, assim a família e amigos podem se programar para a viagem. Confira perguntas e respostas sobre o assunto.

Os noivos pagam as despesas de viagem dos convidados?

A etiqueta não manda que os noivos paguem as despesas, mas se o orçamento for largo é de bom tom custear parte delas. Quem sabe metade das diárias? Se não for possível, tente negociar com um hotel tarifas especiais.

Quanto tempo antes do casamento os noivos devem avisar sobre a viagem?

Quanto mais cedo, melhor. Alguns convidados precisarão negociar folgas no trabalho e programar as despesas. Uma boa forma de avisar amigos e família é criando um save the date. Ele é uma espécie de pré-convite, enviado cerca de 6 meses antes do casamento. O save the date traz apenas informações básicas para ajudar no planejamento da viagem, como a data do casamento e o local escolhido. Muitos noivos também informam o endereço de um blog ou site onde publicam todo tipo de informação necessária aos convidados, como telefones de hotéis e valores de diárias, companhias aéreas que atendem aquele destino, contatos de salões de beleza próximos.

Como organizar o casamento à distância?

Se organizar um casamento na sua cidade já pode ser complicado, imagine defi nir fl orista e menu a quilômetros de distância. Ao escolher o local do casamento peça ao hotel ou à casa de festas que passe referências de profi ssionais e fotos de casamentos realizados lá. Será mais fácil começar a busca por serviços a partir destes contatos e inspirações. Contratar um organizador de eventos da cidade é uma opção que deve ser considerada.

E se os convidados não forem?

Um casamento em uma cidade distante requer uma boa programação de tempo e dinheiro por parte dos convidados e nem sempre todos conseguem atender ao convite. Se algum amigo não puder participar não deixe de envolvê-lo na comemoração. Ao retornar da viagem, marque uma visita para mostrar fotos e separe uma lembrancinha para dar de presente.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (8)

  • @sabri_sf diz: 26 de março de 2012

    Gabi que matéria mais lindaaaaa! está maravilhosa Parabéns!!! bjão

  • Gabriela Lorenzet diz: 26 de março de 2012

    Gabi, a materia esta otima! Amei! Parabens!

  • Lílian Vogel diz: 26 de março de 2012

    Oi Gabi!
    casei em 2010, em Caxias do Sul.
    Optamos por um destination wedding para casarmos em uma vinícola que é um castelo, o Chateau Lacave. Contamos com 150 convidados e nenhum era de Caxias, imagina a mobilização do pessoal. Negociei tarifa com um hotel e ficaram todos convidados neste, disponibilizamos transporte até a festa, ida e volta para conforto dos convidados. Recomendo mto essa opção de casamento. BJS!

  • Gabrieli Chanas diz: 26 de março de 2012

    Que legal, Lilian! Eu também adoro! Um beijo!

  • Maura Simon diz: 26 de março de 2012

    Nessas horas é que sentimos aquela vontade arrebatadora de ter um orçamento ilimitado! Me lembrou muito o filme “O melhor amigo da Noiva”, onde todos iam ao castelo de férias da família… Estreia com o pé direito, Gabi! Amei a reportagem!

  • Luciana diz: 26 de março de 2012

    Oi Gabi, adorei a matéria…
    estou de casamento marcado para dezembro de 2012, e escolhemos o SPA do Vinho (o mesmo da matéria) para a cerimônia e recepção dos convidados.
    O hotel é lindo, dispõe do ambiente ideal para a festa que sonhamos, e poderemos aproveitar ao máximo da companhia dos nossos convidados, pois estaremos todos hospedados no Spa, faremos a cerimônia no sábado, e no domingo, para encerrar, almoçaremos todos juntos novamente.

  • Gabrieli Chanas diz: 26 de março de 2012

    Luciana, grande escolha! O lugar é mesmo deslumbrante! Um beijo!

  • Letícia Weizenmann diz: 26 de março de 2012

    Gabi, adorei a reportagem! Meu casamento foi um destination Wedding em Canela, lembra? Meu just married saiu no blog. Foi tudo perfeito e muito divertido estar com os convidados antes e depois do grande dia, além do glamour e diversão de estar hospedados todos num mesmo hotel, se encontrar pelo corredor cheio de rolos na cabeça, dividir o café da manhã….maravilhaaa!

Envie seu Comentário