Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os 5 primeiros passos para quem quer casar

13 de junho de 2012 10

Essa é uma das perguntas que mais ouvi nestes quase 4 anos de Noiva.com. Ao longo de todo esse tempo me acostumei a responder sempre da mesma fórmula, uma que tem 5 passos e que ajuda os noivos e começarem na loucura do planejamento de uma forma mais tranquila. Decidiu casar? Então pegue o noivo ou noiva pelo braço e conversem sobre os 5 pontos listados abaixo. Façam isso antes de pensar em qual igreja será a cerimônia ou de sonhar com o vestido.

Vocês decidiram casar, mas já pararam para pensar que a ideia que têm da festa de casamento pode ser bem diferente?  Lá na metade do planejamento a noiva vem toda feliz comentar sobre a dancinha coreografada que vai abrir a pista e o noivo surta, pois odeia a ideia. Esse tipo de problema pode se repetir dezenas de vezes até o grande dia. Se você odeia estresse e choradeira, antes de começar, conversem sobre o que é o casamento para vocês. Como homens não são muito ligados em eventos, compare com festas de amigos e pergunte o que eles acharam bacana em cada uma.

Esse é um momento de troca de ideias, de falar do que adora e do que não acha tão legal. Não é momento de decidir nada definitivamente, viu? Se o noivo disser que não quer dançar, essa não é a hora de ficar enfurecida. Acredite em mim: as ideias que você têm hoje, e que parecem super definitivas, vão mudar bastante até o casamento.

Vocês chegaram a uma ideia de casamento que agrada os dois. Agora é hora de entender qual o tamanho que essa festa precisa ter para comportar todos que vocês amam. Esse é um momento muito, mas muito importante do planejamento e um erro bem comum é começar a agendar serviços sem ter passado por esta etapa. A minha dica: sentem em frente ao computador e usem a imaginação: se tivessem que casar hoje, quem vocês gostariam de convidar? Escrevam nome a nome, sem esquecer das esposas, namoradas e filhos dos amigos.

Essa lista não é a final, viu? Até chegar a hora de convidar de verdade muita água passa debaixo da ponte. Tem aquele amigo que se mudou para o exterior e que será cortado, tem aquela prima que era solteira, mas agora namora firme e vai querer levar o amado. Para o que serve a tal lista prévia, então? Para entender que porte terá seu casamento, um salão para mais ou menos quantas pessoas você terá que encontrar e, mais do que tudo, se esta festa cabe no seu bolso. É fato: quanto mais convidados, mais caro o casamento.

:: Pais ou noivos: quem paga o casamento?

:: Como ter uma ideia de quanto vai custar meu casamento?

A gente sempre dá a dica de planejar o casamento com pelo menos um ano de antecedência. É um período bacana para pesquisar tudo com calma e escolher os melhores profissionais. Na hora de definir uma data, cuidem com alguns pontinhos importantes:

- Não cai em um feriado? Isso, para alguns, pode ser ruim, mas para quem tem convidados que vêm de longe, pode ser uma ótima.

- A data casa com a sua ideia de lua de mel? Se vocês sempre sonharam em passar a lua de mel no verão de Paris, terão que marcar o casamento para a primeira metade do ano aqui no Brasil.

O organizador de eventos é um profissional que tem, entre tantas funções, a tarefa de colocar seu sonho dentro do seu orçamento. Conversem e decidam se irão contratar um. Essa pessoa vai ajudar a encontrar igreja, salão e tudo mais que você precisar. Eu sempre recomendo e acho que é um grande investimento em qualidade da festa e em tranquilidade para os noivos.

Abra uma pastinha no computador e comece a salvar nela tudo que achar fofo. A melhor dica que eu posso te dar é se jogar na seção Just Married aqui do blog. Vendo casamentos reais, de meninas da sua cidade, você vai descobrir profissionais que estão pertinho, a uma ligação ou um e-mail de distância. Bem melhor que enlouquecer com festas de revistas importadas e passar dias atrás de quem reproduza igualzinho.

:: O Pinterest é ótimo para organizar inspirações. Aqui a gente ensina a usar a ferramenta que é moda em casamentos!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (10)

  • Patrícia diz: 13 de junho de 2012

    Gabi, simplesmente perfeito esse teu post! Certamente ajudará muitas noivas que estão começando a organização do seu casamento.
    E digo mais, esses primeiros 2 passos não podem ser esquecidos ao longo da preparação. Eu tenho constantemente visto e revisto eles com meu noivo e isso que já estou na metade da organização de tudo!!!
    Ah, e as inspirações nunca acabam!!!
    Parabéns mais uma vez por nos ajudar tanto!!

  • VANESSA DA ROCHA MACHADO diz: 13 de junho de 2012

    Olá noivinhas!

    Gabi só para complementar, em alguns casos 1 ano de antecedência é muito pouco!

    Eu por exemplo queria casar dia 9/11/2013, mas na igreja nossa senhora das dores só havia uma única data e um unico horário para NOVEMBRO DE 2013!!!

    Acabei fechando o dia 30/11/2013 as 21h, 20 dias depois da data que eu queria e em um horário tarde ao meu ver, mas não quero abrir mão da igreja das dores por isso aceitei!! ! e isso que estou com um ano e meio de antecedência!

    Acho que casar está na moda não sei… mas tem muita gente querendo casar ano que vem!

    Boa sorte a todas as noivinhas!

  • Simone diz: 14 de junho de 2012

    Meninas!
    Eu reservei a Santa Teresinha do Menino Jesus (da Ramiro Barcelos) com 1 ano e 9 meses de antecedência!
    Liguei pra lá apenas para saber como funcionava a agenda e fiquei surpresa que na minha data já havia 1 horário reservado! Fomos correndo lá no dia seguinte reservar o nosso!!!

  • vanessa machado diz: 14 de junho de 2012

    Sim! aconteceu o mesmo comigo!
    Fui com meu noivo visitar algumas igrejas e nos apaixonamos pela N. Sra. das dores.
    Ai eu liguei em maio ainda, para ver a data e ter informações pensando que nov do ano que vem nem estariam agendando ainda…
    para minha surpresa a ivone da secretaria me disse que não havia mais horário para o dia 9 somente no dia 2/11 (finados) e o dia 30/11 as 21h!

  • Dani Guimarães diz: 14 de junho de 2012

    Que post é esse Gabi?? Perfeitoooo! Amei!
    Já copiei e salvei aqui. Dicas preciosas, muito obrigada mesmo.

  • Bruna diz: 14 de junho de 2012

    Gurias, eu vou casar nas Dores em 21 de setembro de 2013 as 20:00, e o segundo horário (21:00) ainda está livre lá. Se alguém se interessar por essa data… Bjocas

  • Lovely Day Store diz: 16 de agosto de 2012

    Ótimas dicas!!

  • Lu Larré diz: 19 de novembro de 2012

    Oi Gabi.

    Obrigada por incentivar as noivinhas a contratar um profissional (assessor ou cerimonialista).
    Quem já casou sabe da importância desse profissional nos preparativos.
    É o cerimonialista entende melhor do que qualquer outra pessoa sobre os valores atuais dos produtos no mercado de eventos, os produtos adequados para “o seu” casamento, sem permitir que os noivos cometam excessos e gastos desnecessários e ainda fazer a logística para que nada seja esquecido.

    Gabi sempre ajudando as noivinhas!
    Abs
    Lu Larré
    Eh ventus – eventos personalizados
    http://ehventus.blogspot.com.br/
    9823.7574

  • Débora diz: 19 de novembro de 2012

    Gabi, eu achava que estava adiantada, mas pelo visto é assim mesmo, marquei tudo em julho para dia 16 de novembro de 2013. Na minha cidade (Cruz Alta) não tem muitas opções de igrejas e salões, por isso que comecei a planejar cedo. Bjãooo

  • kedma diz: 6 de março de 2013

    Olá Noivinhas!!
    Gostam de objetos decorativos inusitados para seu casamento? Gostam de objetos personalizados? A Novas Coisas é uma excelente opção, pois entregam para todo o Brasil, são fabricantes de todos os produtos e personalizam e criam qualquer objeto em mdf ou acrílico. Vale a pena dar uma olhada pois os preços são acessíveis e podem ser parcelados em até 12 vezes!!! http://www.elo7.com.br/novascoisas

Envie seu Comentário