Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tirando dúvidas sobre o chá de panela

28 de junho de 2012 5

Há alguns dias eu fiz uma coluna para o jornal Pioneiro, da Serra gaúcha, tirando dúvidas sobre  chá de panela. Sempre recebo perguntinhas bem pontuais sobre o tema, seja de noivas querendo saber como motivar as madrinhas e de dindas querendo saber como planejar a festa. Reproduzo todo meu texto aqui para ajudar quem estiver passando pelo dilema.

O chá de panela é um momento de relax e diversão para a noiva.A comemoração acontece pouco antes do casamento e, segundo a tradição, deve ser totalmente organizada pelas madrinhas.A coluna preparou um guia com dicas para que a festa seja perfeita. Guarde o jornal, convoque uma reunião de amigas e parta para a organização!

Quando promover a festa?

Normalmente o chá acontece no mês anterior ao casamento. Não escolha uma data muito próxima do grande dia da noiva para não sobrecarregá-la com compromissos.

Quem convidar?

O chá de panela é uma festa feminina: homens ficam de fora! As convidadas são as amigas e familiares mais próximas da noiva. Fique atenta, madrinha: não chame para o chá pessoas que não foram convidadas para o casamento, pois elas podem ficar chateadas de estarem participando apenas da festa menor.

Como reunir todas as madrinhas na organização?

Se organizar a festa para outra pessoa já é complicado, ter que fazer isso com um grupo de pessoas que você mal conhece é ainda mais desafiador. A noiva pode ajudar marcando um jantar para apresentar todas as madrinhas. Neste encontrinho, elas podem aproveitar para pedir pistas à noiva sobre o chá, como data preferida, local e cores de decoração. Será um ótimo ponto de partida para começar a pensar na festa!

São tantos chás…

Se você já tem tudo o que precisa para a casa nova e não curte a ideia de ganhar panos de prato e aventais, há outras formas de comemorar.

- Chá de lingerie: neste tipo de chá, os presentes não são itens de cozinha, mas lingeries para apimentar a lua de mel. A noiva pode deixar uma listinha de suas peças preferidas em uma loja ou simplesmente avisar as convidadas sobre seu tamanho e cores preferidas. A comemoração é mais despojada, e muitas noivas convidam professoras de artes sensuais para ensinar truques às convidadas. Sempre é bom avisar: mães, sogras e avós podem ficar constrangidas com as brincadeiras.

- Chá-bar: nesta comemoração, os presentes são para a adega do casal: taças, baldes de gelo, garrafas de bons vinhos. Um chá-bar é, normalmente, realizado numa festa conjunta do noivo e da noiva.

Acima, brincadeirinha apimentada do chá da Vanessa, que mostramos aqui no blog

Tem que caprichar na forma de servir: essa inspiração feito da festinha da Constanza

As madrinhas podem se reunir para fazer os arranjos da festa: este aqui é de papel!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (5)

  • Amanda Alves diz: 28 de junho de 2012

    Que luxo…amei tudo…

  • Sabrina Steiner diz: 28 de junho de 2012

    Eu amo de paixão as canecas com um mini buquê dentro fica uma decoração linda e a da foto tá muito cute ♥ Parabéns pela matéria Gabi ficou maravilhosa!!!

  • Kamila diz: 28 de junho de 2012

    Gabi!
    Eu preciso ter um chá de panela? Ou isso é só mais uma tradição que não precisa ser seguida a risca?
    Vou ter apenas 2 madrinhas, sendo que uma viaja amanhã pra França e volta apenas um dia antes do casamento, então não vejo muito sentido…

  • Patrícia diz: 28 de junho de 2012

    Parabéns pela matéria! Quando li, achei que precisava compartilhar uma história…
    Fui madrinha de uma grande amiga no final do ano passado e apesar de já conhecer algumas das outras madrinhas, tinham outras que eu nunca tinha falado.
    Perguntei quem eram todas as madrinhas e ao mesmo tempo uma das madrinhas que eu ainda não conhecia fez a mesma coisa. Nessa hora, a noiva enviou um email para nós duas contando quem eram as madrinhas, pois imaginou que era para organizarmos o chá, que ela ia deixar ao nosso cuidado.
    Sem a noiva saber, nos reunimos e decidimos fazer um chá de lingerie surpresa na data do aniversário dela, que era relativamente próxima ao casamento. Contamos com a ajuda de todas as outras madrinhas, mas acabamos sendo as “organizadoras oficiais”. A noiva nunca desconfiou até que chegou no chá. Foi uma bela surpresa mesmo!
    A noiva até fez uns encontros para nós nos conhecermos e fingimos lindamente que nunca tinhamos nos falado e nos cumprimentamos e nos apresentamos bem formais. Tudo para manter o segredo sobre o chá.
    Foi uma grande surpresa para a noiva e principalmente um grande presente, pois viu suas amigas que nem se conheciam antes, tornarem-se amigas também, tendo se juntado para organizar o seu chá. Hoje, a noiva já casada pode contar com a união de várias de suas madrinhas, como amigas, em diversos encontrinhos.
    Esse é um depoimento para dizer que este momento do chá pode ser ótimo para criar novas amizades entre as madrinhas e assim a noiva também pode contar com um circulo maior de amigas para toda vida!

  • Gabrieli Chanas diz: 28 de junho de 2012

    Kamila, não é tradição, não. Normalmente as meninas fazem para ganhar presentinhos para a casa nova e fazer festa com as amigas, mas está longe de ser “obrigatório”. Beijos!

Envie seu Comentário