Ontem à noite encontrei a Cláudia Sauaressig (decoradora, proprietária da Tok de Arte) em um evento e aproveitei para tirar todas as minhas dúvidas sobre peônias com ela. A flor, que é linda de morrer, é paixão não só minha, mas de um monte de noivas que sonham em ver o casamento todo decorado com elas. As peônias são “repolhudinhas” (uma florzinha só pode ter até 60 pétalas) e ficam divinas em arranjos e buquês. Naqueles casamentos americanos, que a gente adora espiar, reinam absolutas e nos fazem ter muita vontade de copiar. Essa vontade, no entanto, é barrada pelo preço e pela dificuldade de consegui-la aqui no Brasil.
A Cláudia me explicou que não há produção de peônias no Brasil. Quando elas chegam aqui, vêm importadas. O preço médio de uma flor é de R$ 15 (sim, apenas uma), mas pode chegar até a casa dos R$ 40 considerando custos de transporte e armazenamento. Façam as contas e pensem quanto um casamento todo custaria tendo só peônias na décor.
Falei da dificuldade de conseguir a flor, né? No papo com a Cláudia, ela comentou que é um pouco complicado de conseguir prever quando o fornecedor de flores vai trazer peônias. Os decoradores compram flores de produtores que trazem “modelos” específicos quando há uma demanda que justifique a importação. Dessa forma, se você sonha com um buquê de peônias (apenas um buquezinho não quebraria o orçamento do casório), como eu sonhava, não vai conseguir ligar para o produtor e pedir que ele importe umas 6 ou 7 flores para você. O pedido teria que ser bem, mas beeeeeem maior.
Para quem já ficou com vontade de chorar em luto pelas peônias, deixa eu perguntar uma coisa: vocês conhecem lisianthus? É uma flor linda, que existe aos montes por aqui e tem preço bacana. Ela não é tão cheia quanto a peônia, mas dá aquele efeito repolhudinho que a gente ama. Ela está entre as flores do buquê abaixo. Na minha modesta opinião, é uma substituta bacana. A Angélica Martins, que fez o meu buquê, usou e eu amei, amei, amei. Na decoração do casamento ela também apareceu.
Só para a gente chorar de amores mais um pouquinho pelas peônias, fiz um álbum lá no Pinterest com buquês e arranjos com elas. É como eu já disse por aqui há algum tempo: é o Brad Pitt das flores!
Gabi Chanas
Latest posts by Gabi Chanas (see all)
- Uma bela olhada no vestido de noiva de Kim Kardashian - 27 27America/Sao_Paulo maio 27America/Sao_Paulo 2014
- Listinha: 3 lugares lindos para casar ao ar livre em Porto Alegre e região - 17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2014
- Save the date: bazar beneficente de vestidos Solaine Piccoli ocorre no dia 25 - 17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2014
Chorando em luto pelas peônias!
Eu ainda tinha a esperança de usar um buquê de peônias. Que triste.
Mas vou pensar no substituto.
Beijos
Que pecado, uma florzinha tão linda e tão amada… fica a dica pros produtores! Particularmente prefiro lisianthus, muito mais mimosas!
Puxa vida que pena que aqui não tem essa flor pois é tão linda, caiu meu queixo com o valor! Mas a lisianthus realmente é linda e delicada e com as combinações certas fica um buquê incrível, adorei bjs
As minhas noivas de Gravataí e adjacências, quando recebem buquês de peônias, rechonchudas como bundas de nenês, que semanalmente eu mando entregar para cada uma delas, dizem que elas são “o Cadinho das flores”, enquanto vc diz que é “o Brad Pitt das flores”. Veja então a diferença entre elas e você.
gosto do ranúnculo, q tb é uma flor mais cheinha… estava pensando em usá-la para o meu buquê… alguém sabe me dizer se é fácil encontrá-la em dezembro???
Eu chorei muito por elas também Gabi. São lindas, perfeitas! Quando estava criando minha pastinha de inspirações para a decoração do casamento, “inesplicavelmente” rsrs, ela estava em TODOS os arranjos que eu gostava e escolhia – isso é claro, antes de ter conhecimento da dificuldade e valores dessa minha paixão – depois modifiquei os arranjos e substituí por lisianthus. Ficou lindo, maaaaas as peônias continuam sendo minha paixão. Beijão! Jo
Adeus peonias…
Gabi, lembro de vários posts espalhados, mas não lembro de um completão falando tuuuudo de buquês!!! Tem como?!
Boa, Cadinho!
Peônias são lindas demais! Pena que não tem aqui.
Mas daí me surgiu uma questão, Gabi: tentar usar as peônias artificiais seria uma boa alternativa? Pois sei que estas existem aqui sim e muita gente usa.
Eu particularmente prefiro ficar sem elas e manter as flores natuais.
Pati, depende da qualidade da fabricação, né? Já vi umas de seda perfeitas e outras tenebrosas. De repente pro buquê funciona, né? Besos!
#triste
Gabi, segundo essa matéria em Holambra tem uma produtora nacional de peônias. Ainda há esperança. Rsrs http://mulher.uol.com.br/casamento/noticias/redacao/2012/07/27/saiba-onde-encontrar-peonias-para-usar-no-buque-de-casamento-ou-na-decoracao.htm
Bom dia,
Acabei de descobrir o blog e adorei! Lindo, de muito bom gosto,Gabi!
As peônias estão sendo produzidas no Brasil sim, e ano passado fiz vários bouquets desta flor.Se quiserem podem entrar em contato! A única coisa, é que as vezes ela desaparece e depois volta.Confirmo na semana anterior se vamos conseguir..sorry,mas é melhor deixar reservado.
Obrigada
Bjos
Bia