Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Dica para a lua de mel em Paris e para um happy hour em Porto Alegre

01 de fevereiro de 2013 3

Como a maioria dos grandes jornais do país, a Zero Hora tem um caderno de gastronomia. Aqui ele se chama Gastrô e é editado há uns 20 anos pela Bete Duarte, que é uma mega crítica gastronômica e uma cozinheira de mão cheia. Em janeiro ela saiu de férias e eu fiquei com a responsabilidade de cuidar do Gastrô. Imagina o pânico. Eu não sou lá essas coisas na cozinha. Sou boa mesmo é de provar e dar opinião na comida dos outros. Editar o caderno (por editar – vale uma explicação para quem não é do meio jornalístico – entenda escolher as pautas, as receitas, as fotos, dar a cara que aquele caderno terá) foi um desafio, mas no fim das contas eu amei de novo (no ano passado também tive meus dias de interina da Betinha).

Meu último caderno como editora está nas bancas (e nos apps da ZH) hoje (leia e prestigie a Gabi) e tem uma matéria com dica ótima sobre Paris. É bacaníssima para quem está planejando a lua de mel para lá ou simplesmente com viagem marcada para descansar. Taí a página.

Como não dá para ler nadinha aí em cima, eu sei, reproduzo abaixo o texto na íntegra. Fiquei triste por não ter conhecido antes. Quem sabe na próxima passagem por Paris eu passo lá!

Um dos destaques da gastronomia de Paris tem sotaque brasileiro. Há quatro anos, o casal de chefs Célia e Gustavo Mattos, de São Paulo, comanda o Chez Nous Chez Vous. O restaurante, que serve apenas jantares para pequenos grupos, não poderia ter clima mais acolhedor: funciona dentro do apartamento da dupla, localizado no charmoso 15ème arrondissement, com vista para a Torre Eiffel.

Formados pela prestigiada escola de cozinha Le Cordon Bleu, Célia e Gustavo já tinham larga experiência em restaurantes franceses quando decidiram abrir o espaço intimista. O imóvel eleito para receber casa + negócio foi todo reformado, dando um bom destaque para a cozinha, que teve uma das paredes derrubada, permitindo que os clientes do Chez Nous Chez Vous assistam da mesa de jantar toda a preparação dos pratos.

Apesar de atrair clientes de vários países, são os turistas brasileiros que mais procuram a casa, atraídos pela possibilidade de um jantar com o melhor da gastronomia francesa sem ter que decifrar o menu num estabelecimento tradicional. Célia e Gustavo atendem grupos de quatro a dez pessoas por vez e oferecem dois tipos de menu: o tradicional tem entrada, prato principal e sobremesa e custa 120 euros por pessoa. Já o menu degustação, que tem cinco pratos salgados e duas sobremesas, sai por 150 euros por pessoa (as bebidas alcoólicas não estão inclusas no preço). As reservas precisam ser feitas com pelo menos sete dias de antecedência pelo e-mail contato@cheznouschezvous. com.br. Abaixo, Célia Mattos compartilha a receita de uma das sobremesas que fazem sucesso no restaurante. Bon appétit!

Bacana, né? Outra descoberta ma-ra-vi-lho-sa do meu interinato foi o Rambla, ali no Moinhos de Vento. É o novo restaurante espanhol de Porto Alegre e meu novo preferido na cidade. Fica na esquina das ruas Marquês do Herval em Félix da Cunha (casamenteiras, é bem na frente da Associação Leopoldina Juvenil). Se passar por lá, obedeça essa crítica gastronômica de ocasião e prove o pintxo de creme de queijo com geleia de laranja. É divino! Descolamos a receita para o caderno e vocês podem pegar aqui.

:: Mais sobre lua de mel aqui

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (3)

  • Hortelino Trocaletra diz: 4 de fevereiro de 2013

    Tem outro jeito de comer em Paris, falando português. É só ter uma amiga por lá.

  • Camilla Meier diz: 8 de fevereiro de 2013

    Oi Gabi!
    Essa sua matéria foi publicada hoje por aqui, no Jornal do Santa, também do grupo RBS (abrange Blumenau e o Vale do Itajaí).

    Parabéns!!! Ótima matéria.

  • Gabrieli Chanas diz: 8 de fevereiro de 2013

    Que tri, Camila!

Envie seu Comentário