Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Instalando câmera para vigiar o cachorro

31 de maio de 2013 43

Dunga está completando dois meses lá em casa. Estamos tão apegados que parece que ele já mora com a gente há anos. Hoje eu e o marido sabemos que, assim que fechamos a porta, o cachorro engata num sono daqueles. Descobrimos isso instalando o que chamamos de sistema de monitoramento canino. Sim, sim, nós instalamos uma câmera para vigiar o Dunga. Queríamos saber o que é que ele fazia quando saíamos de casa: se ficava triste, se roía almofadas, se dava uma festa para os cachorros do bairro.

Descobrimos que ele dorme. De lado, de barriga para cima, com a cabeça para baixo. Também ficamos sabendo que ele adora o encosto do sofá e escala até ali para pegar um solzinho.

No parapeito do sofá, em foto enigmática feita para a revista People.

Esse aí é o meu marido arrumando a câmera para vigiar o Dunga.  O nosso sistema não poderia ser mais caseiro e simples: pegamos um netbook que eu não usava há tempos e ligamos a webcam dele. O computador fica no parapeito da janela e pega a sala toda, o lugar da casa que o Dunga mais ama.

Ligar um computador e virar para o cachorro é o básico. Mas não esquece que tem que criar uma forma de transmitir aquelas imagens ao vivo para um link que a gente acesse do trabalho. Existem trocentas formas de fazer isso. A que eu repasso aqui é a que adotamos lá em casa e que funciona super bem. O melhor: não custa um pila sequer.

1. Acesse este site aqui e baixe o arquivo do programinha. O link de download aparece no menu bem à esquerda. O site é bem tosco mesmo, viu? Mas é de graça, então tá valendo.

2. Instale o software seguindo as instruções que aparecem na tela.

3. Quando você abrir o software ele já começa a mostrar a imagem que a webcam está captando. Não aparece nada? O problema pode estar na câmera do seu computador.

4. Junto com a tela da câmera vai aparecer uma segunda tela de diálogo, com as opções de transmissão todas desmarcadas (são mostradas em vermelho). Você vai acionar (e aí fica verdinho) as opções “streaming” e “http”.

5. E como faz para saber se está funcionando? Vá na tela onde a imagem aparece, clique em “ajuda” e depois em “estou online?”. Vai abrir uma página na internet e ali aparecerão com os endereços de IP (ao invés de www, é um endereço apenas com números, que funciona da mesma forma que uma URL normal) que você vai usar para acessar a câmera remotamente. Se, ao lado desses endereços surgir um “ok”, tudo está funcionando. Caso apareça “erro”, volte na caixa de diálogo, clique em “parar” e inicie de novo os dois serviços (streaming e http).

Deu para pegar a manha? Parece complicado, mas é moleza. Não esquece de enviar aqueles endereços de IP para o seu e-mail, assim você chega no trabalho e já começa a espiar o cachorro. Eu faço isso direto e ainda chamo as gurias para espiar junto comigo. É uma muvuca quando o bicho se mexe, um tal de “olha, ele tá se coçando!”.

Vale a brincadeira, gente. Hoje nós saímos de casa bem mais tranquilos porque sabemos que ele não fica angustiado. E, especialmente porque não faz nada contra a lei enquanto estamos fora.

A câmera pega a caminha dele no chão. Nos raros momentos em que decide brincar, fica com esse bundão virado para a tela. E a vontade de fugir do trabalho e ir apertar o meu lindo?

Clique que não é da webcam, mas tá valendo pela formosura do moço. Curtindo um sol hoje de manhã e fazendo cara de gângster para o Instagram da mamis (lá eu estou como @gabichanas)

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (43)

  • Aline diz: 31 de maio de 2013

    Dunga é só amor! <3 Fico com vontade de ter um dog vendo a fofura que ele é!

  • Gláucia Fatturi Salaberry diz: 31 de maio de 2013

    Oi Gabi, adorei a idéia! Eu e meu noivo compramos uma cadelinha Beagle, a Suri (nome da filhota) já está com 3 meses e é a coisa mais fofa do mundo! Como todos trabalham lá em casa ela fica sozinha o dia inteiro e achei fantástica essa ideia da câmera para acompanhar ela, pois tem dias que está bem calma e outros eu chego em casa e tem jornal espalhado por todos os cantos. Beijo!

  • Tássia Silva diz: 31 de maio de 2013

    Que lindo esse Dunga! Muito bacana a ideia, dá para matar um pouquinho da saudade durante o dia S2. Beijos Gabi :-*

  • Marli diz: 31 de maio de 2013

    O Dunga é lindo! (Como solicitado). kkkk Sem brincadeira, ele é um amor, mesmo.

  • Deb diz: 31 de maio de 2013

    o Dunga é lindo e a Gabi também!

  • Jeanna Radtke diz: 31 de maio de 2013

    Ele se parece com a minha Kika que adora um sol e muito carinho!!!!!! Seria um belo par!!!!!!

  • Débora diz: 31 de maio de 2013

    Gabi, o Dunga é idêntico a minha filhota!!!! só que ela não é assim tranquilha, corre o dia inteiro e ODEIA o carteiro e o caminhão do lixo.

  • Diego diz: 31 de maio de 2013

    Coisa fofa o Dunga =) qual a raça?

    Quanto à câmera, se alguém quiser algo mais “profissa”, com vários cômodos e tal, dá pra comprar câmeras de segurança por 50 a 100 reais cada uma, em lojas especializadas (aka MercadoLivre, hehe). Daí é só ligá-las em um pc ocioso (como o netbook da Gabi) e na tomada e ser feliz =)

  • Cassia Andersen diz: 31 de maio de 2013

    Genial!!Eu tenho dois bichinhos e
    quando puder vou copiar tua ideia.
    Felicidades .
    Cassia(Espanha)

  • Gabrieli Chanas diz: 31 de maio de 2013

    Diego, o Dunga é vira-lata! :)

  • edson bugs diz: 31 de maio de 2013

    Esse é o verdadeiro amor…simples assim….mágico.

  • Diego diz: 31 de maio de 2013

    VIra-latas… não os troco por nada. Tenho 02 em casa, e não poderiam ser mais fiéis e amorosos. Parece que eles entendem que vc os “salvou” da rua ao adotá-los e tentam mostrar sua gratidão de todas as formas.
    Aliás, se alguém estiver pensando em comprar um cãozinho, cogite a adoção. Vcs não imaginam como é prazeroso saber que é diretamente responsável por dar uma vida feliz àquele animalzinho fofo e que te ama tanto. Se existe um conselho que posso ousar dar a alguém nesse mundo é esse.

  • Suzana diz: 31 de maio de 2013

    Uma ideia sensacional!

  • Alessandra Pacheco diz: 31 de maio de 2013

    A minha Lu é o Dunga versão black, Gabi!hehehe e ele É lindo mesmo <3

  • Manu diz: 31 de maio de 2013

    É muito muso mesmo…

  • juçara freitas diz: 31 de maio de 2013

    Otima ideia,tenho gatas,quando saio ficam miando,talvez quem sabe me chamando.O Dunga e fofo demais,estes bichinhos nos dao um amor incondicional,

  • Stefanni Ricardo Trujillo diz: 31 de maio de 2013

    Adorei…muito bom

  • Rafael Capaverde diz: 31 de maio de 2013

    Galera,
    Ja tive esta ideia tb, mas para mim eu uso um outro truque, que pode valer a pena, eu uso o Skype, o que é simples.
    Tu instala, usa uma conta so para o cachorro, deixa o atendimento de video automatico, e é so usar e a conexão e muito boa, tu ve e ouve o que esta acontecendo em casa

  • Natascha da Rosa diz: 31 de maio de 2013

    é um liiindo!!!

  • Carol diz: 31 de maio de 2013

    Hhahaa..que coisa mais querida esse Dunga!!Aqui em casa tb “vigiamos” nosso filhote canino, que acaba de completar um ano..e e uma forma ainda mais simples..peguei um celular velho com câmera boa e deixo preso no parapeito da janela, igual o seu netbook..a diferença é que só vemos quando voltamos pra casa. Mas uma câmera está sendo providenciada já..E tb acompanhamos o dia a dia do nosso dorminhoco..Pra quem ama seu pet e passa muito tempo fora, é uma ótima opção pra saber como andam as coisas…Grande abraço p vc e seu filhotinho lindo!

  • Gracyele diz: 31 de maio de 2013

    Como é lindo ver que ainda existem pessoas que amam verdadeiramente seus bichinhos de estimação. O Dunga é muito lindo, dá vontade de abraçá-lo, que amor! Adoreia a ideia de Gabi, parabéns!

  • Gabriela Lorenzet diz: 31 de maio de 2013

    Ai que fofo!!! Ele é lindo, Gabi.

  • Daniele Delvan diz: 31 de maio de 2013

    Amei a ideia ! Vou começar a vigiar o Ruffus e a Franciskinha !

  • Gabriela diz: 31 de maio de 2013

    GAbi, fico encantada com teu amor pelo Dunga! Ele é um fofo! Tenho 3 cãs que peguei na rua e amo de paixão!! Hj elas estão em Sta Maria com minha mãe porque infelizmente quando me mudei pra POA foi pra um apê. Acho lindas as tuas fotos com ele..parabéns por esse amor incondicional…Beijos:)

  • Sabrina Dias diz: 31 de maio de 2013

    Como eu amo ver os relatos do muso Dunga. Como eu já te disse ele lembra muito uma cadelinha minha que já se foi, até nos relatos que tu conta dele. hehehe… quanta fofura Gabi! E o melhor é que ele é muito amado!
    Beijooos nos dois

  • Renato Klein diz: 31 de maio de 2013

    O Dunga e muito lindo, aliás todos os cães são lindos, eles são a alegria da casa, e não cobram nada para isso, estão sempre alegres e preenchem nosas vidas.

  • Renato Klein diz: 31 de maio de 2013

    O Dunga e muito lindo, aliás todos os cães são lindos, eles são a alegria da casa, e não cobram nada para isso, estão sempre alegres e preenchem nossas vidas.

  • Valéria diz: 31 de maio de 2013

    Agradeço imensamente a materia e a dica. Descobri recentemente que minha cachorra é epiletica. Tenho procurado deixa-la o menor tempo possivel sozinha até conseguirmos controlar as crises convulsivas, que embora no ponto de vista veterinário é fraco, para mim é um desespero ver minha pobre bicha tento convulsões e pior ainda não estar perto dela neste momento que ela pede colo e não “descola” até terminar as crises. Estarei instalando ainda hoje o sistema de controle “cachoristico” (aqui em casa tudo que se refere a Luna e/outros cães tratamos com assuntos cachorísticos) para ficar mais tranquila. Masi uma vez obrigada e aproveito para confessar que a foto do close do bundão ta demais ….aiiiii que vontade de apertar. Bjs

  • Hands Up! diz: 1 de junho de 2013

    Nossa, quanta frescura. Quanta dondoquice pulicada, que só serve para tornar ainda mais abobada a vida das “noivinhas do blog”. Sério, vc não tem um assunto mais sócio-ecologicamente correto? Faça uma reflexão para ver até onde vc vai com tantas bobagens. Que nojo!

  • mauricio diz: 1 de junho de 2013

    ótima ideia, já estava pensando em algo assim para vigiar a minha Nina, ela tá impossível, roendo muita coisa. você conhece algum programa semelhante para android???

    pensei em fazer assim: coloco o tablet na sala, que é onde ela mais apronta, se eu ver alguma bagunça, ligo pro tablet e configuro um toque que tenha minha voz gravada, o que acha?

  • Nicole Sá diz: 1 de junho de 2013

    Oie gente… Preciso de uma ajudinha!
    Preciso de um cachorrinho (um linguiçinha ou qualquer outro de médio a pequeno porte) para adotar. Achei bem linda essa raça do Dunga também!
    Acho que se eu não tiver um bichinho alegre assim, vou entrar em depressão de tanta solidão!
    Por favor, quem souber de algum bichinho para adotar (queria muito uma ou um linguiçinha que já tive experiências – mas minha mãe adotou para não se sentir tão só também), me enviem um e-mail para nicole.cs.sa@gmail.com.
    Moro em Florianópolis e trabalho no centro!
    Desde já agradeço! Abraço!!!

  • Carla diz: 1 de junho de 2013

    Gabi, me fez lembrar a Kate e o Micah do filme Atividade Paranormal, filmando a movimentação da casa…kkk…

    B jus querida!!!

  • Gabrieli Chanas diz: 1 de junho de 2013

    Carla, tá doida! Imagina se eu vejo um treco estranho enquanto vigio o dog!!!!! Socorro!

  • Gabrieli Chanas diz: 1 de junho de 2013

    Nicole, dá uma passada no site da Ana Paula, a protetora de quem adotei o Dunguinha: http://anjinhosdarua.blogspot.com.br
    Tem vários musos lá!

  • Ana Carolina diz: 2 de junho de 2013

    Ai, Gabi!! Já estava amando o teu Dunguinha, mas essa foto de popozão virado, me ganhou!! Hehe Parabéns pelo fofo!!

    Eu e o meu marido temos um shih tzu que é o nosso filhotão!! Ama pegar um solzinho tb, mas, agora no frio, ele se aninha em qualquer lugar que tenha uma mantinha fofa!! Hehe Eles são demais mesmo, né?! Queremos muito que o nosso próximo filhote seja adotado, mas ainda estamos criando coragem para passar novamente por essa fase de adaptação, de não saber o que acontece em casa, hehe…

    Amei essa nova versão do blog, pois, desde o casamento, vinha visitando com uma frequência beeem menor. Agora a voltei a ser frequentadora assídua, hehe!!

    Beijos!!

  • Silmara diz: 3 de junho de 2013

    Oi Gabi acho muito legal essa sua preocupação com seu cachorrinho. Imagina quando vier o bebê hein?

  • Carol X. diz: 3 de junho de 2013

    Eu sou doida pra adotar um cachorrinho, mas morro de pena de deixar sozinho 12h/dia…essa tua ideia meu deu ideias! hehehe
    Ah, eu ADORO o Dunga-muso!

  • Mariane diz: 3 de junho de 2013

    Gabi! Show essa tua ideia! Quem ama os animais faz qualquer coisa pra estar perto e cuidar! Adoro teu blog, parabéns e obrigada por compartilhar tuas experiências. Não dá bola pros invejosos que vem fazer comentários maldosos…

  • Fê Torres diz: 4 de junho de 2013

    Eu ganhei uma cachorrinha vira-lata, tem 1 mês e 9 dias e desde domingo ela já está em casa. Ela é um doce, só “chora” (na verdade resmunga), quando quer fazer as necessidades, ai temos que acompanha-la até o seu “pipi-room”, só que ainda temos esse receio, de deixa-la sozinha, por ser mto bebe :/
    Quando saio e vejo ela deitadinha, me olhando com a cabeça entre as patinhas, com aquele olhar de quem diz: “Não vai mamãe, fica comigo!”, me dá uma dor no peito e fico preocupada sem saber como ela passou o dia. Agora essa ideia, vou satisfazer minha curiosidade, obrigada pela dica Gabi. E o Dunguinha é realmente um “gato” HAHA.

  • Tatiana Danieli diz: 4 de junho de 2013

    Oi Gabi, sua fofa!!! Sou fã das tuas dicas e desse teu jeito “nem aí” pra quem não curte tuas atitudes!! Continua sendo desse jeitinho sincero pq é assim que “ganhas” cada vez mais amigos e apreciadores do teu trabalho! Beijão e lambidas dos meus “baby pet’s” Brenda e Bruno, dois “linguicinhas” cheios de energia!!!

  • Bárbara Anton: dia de skate dog com o Floquinho | Gabi Chanas diz: 6 de julho de 2013

    [...] é o Floquinho, meu Bichon Frisé. É primo do Dunga e da Bellinha. O Floquinho é hiperativo e adora correr, pular, mexer com outros cachorros. Nos [...]

  • Juliana diz: 26 de setembro de 2013

    Adorei a matéria! Aliás parabéns pela opção de ter um cachorro vira-latas. Tenho dois cachorros vira-latas, que eu peguei na rua e que moram com a minha mãe. E tenho outro cachorrinho que ganhei que mora comigo em casa e fica sozinho durante a tarde toda. Sempre pensei em como observar seu dia-a-dia enquanto estou fora, adorei a dica e os comentários, obrigada por compartilhá-la.

  • Juliana diz: 26 de setembro de 2013

    Adorei a matéria! Aliás, parabéns pela opção de ter um cachorro vira-latas. Tenho dois cachorros vira-latas, que eu peguei na rua e que moram com a minha mãe. E tenho outro cachorrinho que ganhei que mora comigo em casa e fica sozinho durante a tarde toda. Sempre pensei em como observar seu dia-a-dia enquanto estou fora, adorei a dica e os comentários, obrigada por compartilhá-la.

Envie seu Comentário