Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Plano alimentar de noiva: menos peso, mais disposição

27 de julho de 2013 5

Hoje é dia de coluna da tia Gabi no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul (minha solidariedade pela friaca que vocês passaram nesta semana, pessoal de Caxias)! Na coluna de hoje tem um SUPN (serviço de utilidade pública noivística) fantástico! Conversei com a nutricionista Tatiana Pizzato Galdino (tati_galdino@yahoo.com.br), que indicou um plano alimentar para a noiva seguir a partir do mês que antecede o casamento. Abaixo, reproduzo a coluna para as bonitas que não moram na Serra gaúcha. Mas tem extra: no jornal, o plano da Tatiana teve apenas uma parte do plano. Aqui no bloguinho ele é completo. Aproveitem as dicas, meninas!

A noiva não quer só vestido bonito, espumante gelado e família feliz: quer chegar ao casamento com alguns quilinhos a menos, pele luminosa e cabelo forte. Um bom resultado em todas essas áreas (e, de quebra, menos estresse e mais garra para cumprir a agenda de compromissos) passa pelo que é colocado no prato. Todo aquele planejamento de dieta e exercícios feito meses antes do casamento pode ser aprimorado quando o grande dia se aproxima. A coluna conversou com a  nutricionista Tatiana Pizzato Galdino, que montou um plano de ataque para uma noiva feliz e ainda mais bela na data mais planejada da sua vida. Tatiana elenca atitudes para adotar um mês antes da festa (e quem sabe manter para a vida toda). Ela garante: a listinha de cuidados vai lhe dar o peso desejado, sumir com a possibilidade de ganhar quilinhos extras, pele mais saudável e ainda intestino funcionando normalmente.

- Coma a cada 3 horas: essa regularidade evita que você exagere nas principais refeições. Praticar essa dica inibe a possibilidade de ter fome excessiva, além de acelerar o metabolismo, pois o organismo está constantemente fazendo a digestão – que é um trabalho – é portanto gasta energia.

- Hidrate-se: com hidratação em dia o intestino se mantém em perfeito funcionamento, a pele fica saudável com umidade e luminosidade, e o metabolismo é acelerado. O ideal é consumir água pura (com ou sem gás) e em torno de 2 litros ao dia. Para que ela fique mais atrativa, coloque sabor, adicionando rodelas de limão, maçã, laranja, morango, pepino e ervas como hortelã e manjericão. E fica a dica: não vale beber tudo de uma só vez. O consumo de líquidos deve ocorrer ao longo do dia.

- Varie o prato: quanto mais colorido for o seu prato, maior garantia de que todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) estarão sendo consumidos. Preste atenção nos grupos alimentares que devem estar presentes no seu prato:  cereal (de preferência integral), leguminosas, carnes de boa qualidade ou ovos (excluir embutidos, carnes gordurosas e frituras) e vegetais (cozidos e crus). O combo ajuda a ficar mais bela, com cabelos, unhas e pele saudáveis, além de deixar a noiva mais disposta.

- Equilibre: de nada adianta ter um prato com variedade de alimentos, se a quantidade consumida for excessiva. Certamente, o excesso levará a quilos extras.

- Cuide da qualidade: quanto mais natural for sua alimentação, melhor será sua saúde e você será o reflexo dela. Evite consumir alimentos industrializados e muito processados, tais como congelados (pizza, nuggets, lasanha, embutidos, ricos em sódio (estes causam inchaço e favorecem o aparecimento de celulite) e gordura saturada (que favorece o desenvolvimento de complicações cardiovasculares), enlatados (ervilha, milho, molhos prontos, ricos em sódio e conservantes), bolos e biscoitos (ricos em gordura trans e açúcares), sucos artificiais ou de caixa (são cheios de açúcar e conservantes).

- Mastigue: mastigar os alimentos de maneira lenta garante maior saciedade, menor ingestão alimentar, facilita a digestão e aumenta a absorção dos nutrientes que são essenciais para a nutrição saudável do organismo. O tempo ideal para se realizar uma refeição maior, como almoço ou jantar é acima de 25 minutos. Uma dica para aumentar esse tempo é: toda vez que levar comida a sua boca, largue os talheres e somente os pegue novamente após ter mastigado e engolido toda a comida. Pratique essa técnica!

- Intestino saudável: manter o intestino funcionando adequadamente é fundamental para a noiva, pois existe uma relação direta com a saúde da pele e humor. Um intestino irregular favorece alergias e intolerâncias alimentares, acne, ansiedade, compulsão alimentar e preferências por doces. Para isso, consuma diariamente alimentos ricos em fibras (aveia, frutas e vegetais) e probióticos (presentes nos iogurtes de boa qualidade). Não se esqueça de consumir água durante o dia, pois aumentando o consumo de fibras e não o de água, é possível que ocorra constipação.

- Durma bem: uma noite bem dormida, além de ser reparadora das funções do organismo, auxilia na manutenção do peso, pois mantém os níveis de serotonina (hormônio do bem-estar) adequados durante o dia, evitando que a noiva tenha  picos  de compulsão alimentar, especialmente por doces.

- Mexa-se: opte por exercícios que motivem e deem prazer. Vale desde uma simples caminhada até algum esporte mais intenso, desde que ele seja repetido por, pelo menos, de três a cinco vezes por semana por uma hora.

1 semana antes do casamento

Todas as dicas acima se mantêm nesse período. Mas assegurar para que as dicas abaixo descritas sejam observadas e seguidas:

- Garantir o consumo de alimentos que contenham nutrientes com poder antioxidante e compostos bioativos para fortalecer o sistema imunológico: zinco (encontrado principalmente em ostras, mas também em feijões), evitando resfriados (vitamina C: encontrado principalmente em frutas cítricas) e herpes (vitaminas do complexo B, encontrado principalmente em vegetais folhosos e cereais integrais).

- Garantir o bom funcionamento das células: Coenzima Q10 – antioxidante intracelular, presente em alimentos como sardinha, espinafre, brócolis, feijão azuki, repolho, oleaginosas (avelã, castanha do Pará, nozes, gergelim)

- Controle da ansiedade e estresse e garantir uma boa noite de sono:

  • Ácido fólico (vitamina B9): encontrado em vegetais verdes
  • Triptofano: aminoácido precursor da serotonina, encontrado em leite, iogurte e banana.
  • Magnésio: encontrado em hortaliças de folhas verdes, sementes (nozes), leguminosas (feijões) e cereais integrais.

- Prevenir retenção de líquidos (edema): evitar alimentos ricos em sódio e consumir alimentos e nutrientes diuréticos e que auxiliem na diminuição do inchaço tais como: chás de hortelã, alecrim e chá verde, potássio (encontrado em frutas e vegetais), vitamina B6 (vegetais folhosos verde-escuros e cereais integrais), além de evitar alimentos ricos em sódio.

- Manutenção da saúde da pele (corporal e facial):

  • Hidratação: vitamina A (cenoura, abóbora, mamão, damasco), vitamina E (oleaginosas, azeite de oliva extra virgem acidez até 0,5%, gérmen de trigo).
  • Firmeza e Textura: colágeno (consumir proteínas de boa qualidade: carnes magras e ovos); vitamina C e silício fazem parte da formação do colágeno. O silício pode ser encontrado em alimentos como aveia, cevada, salsa, feijão, centeio e banana. Evitar açúcares, pois “quebram” a queratina e colágeno.
  • Prevenir ou amenizar celulite: evitar principalmente alimentos com índice e carga glicêmica elevadas (arroz e massa não integrais, doces/açúcar, bolos, sucos, etc). Mas também é indicado realizar uma dieta antiestrogênica. Existem alguns alimentos que ajudam a eliminar o excesso de estrogênio no organismo e melhorar o aspecto da pele, tais como: chá de maracujá e de camomila, alho e cebola, e especiarias como açafrão e curry.

Nesta última semana, uma maneira de garantir a ingestão de uma boa parte destes nutrientes é consumindo diariamente 1 copo de suco verde. Além de ser detoxificante, é ansiolítico (acalma), emagrecedor, saciogênico, ameniza a compulsão alimentar, principalmente por doces e hidrata.

Receita de Suco Verde: liquidificar os ingredientes e beber na hora. Não precisa coar.

  • 2 folhas de couve cruas
  • 1 buquê pequeno de brócolis cru ou pepino cru (3 rodelas)
  • Salsinha ou manjericão (um punhado)
  • Linhaça, sementes (½ colher de chá rasa)
  • ½ maçã com casca
  • 1 kiwi
  • Água de côco (100-200ml)

No dia do casamento

Finalmente o dia chegou e é o momento de curtir. O importante aqui é lembrar de se alimentar optando por alimentos e refeições leves, que sejam de fácil digestão e se hidratar corretamente ao longo do dia. Então o interessante é consumir alimentos que tenham grande capacidade antioxidante, tais como: couve, espinafre, ameixa preta, frutas vermelho-roxas (mirtilo, framboesa, morango, amoras). Uma dica bacana é consumi-los através de um suco, além de hidratar, fornece energia de sobra com carboidrato de boa qualidade.

Suco antioxidante: as frutas podem ser frescas ou congeladas ou pode-se até mesmo utilizar a polpa. Acrescente uma porção generosa de mirtilo (blueberry), framboesa, morango e amoras. Acrescente água de côco, assim você não precisará adoçar e bata tudo no liquidificador com gelo. A ideia é que a textura fique grossa como um smoothie.

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (5)

  • Vaginophagus diz: 27 de julho de 2013

    Meta-se, epa, mexa-se é um bom conselho.

  • Holtelino Tlocaletla diz: 29 de julho de 2013

    Tia? Sei lá, mas tô achando que ocê tá mais plá vó do que plá titia. Se não tá, tá pelto e com celteza tá mais plá F(l)ó(i)de do que plá Balzac.

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de julho de 2013

    Holtelino Tlocaletla, sim Holtelino. Tlinta e cinco, com colpinho de 60! Ablaços!

  • Priscila diz: 29 de julho de 2013

    Gabi, Gabi..
    Teu blog é tão bom que vim procurar uma foto, acabei lendo outras três matérias e agora queimei o arroz!! Bem apropriado pra quem quer perder um pesinho…hehehe
    Beijos e parabéns pelo ótimo trabalho!!

  • Gabrieli Chanas diz: 29 de julho de 2013

    HAHAHAHAHAHA! Priscila! Hhaahahahah! Sério, chorei de rir! Beijos!

Envie seu Comentário