Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Uma experiência sociológica: Porto Alegre está preparada para a tiara de gatinho?

19 de setembro de 2013 25

Essa sou eu agorinha de manhã mesmo. O moço à direta é o Dunga, meio contrariado de ter sido acordado cedo para ir para a creche. Pedi desculpas, expliquei que hoje tinha muito trabalho a fazer, mas ele seguiu meio de cara comigo.

foto 1

Ah, sim. Na minha cabeça, uma famosa tiara de gatinho. Digo famosa porque eu não paro de falar dela desde que vi a Taylor Swift usando e porque as gringas amaram a modinha da Taylor e saem às ruas muito felizes com orelhas fake.

tay

Não sou gringa, mas também amei, Taylor. Tanto que te copiei: na viagem de férias, arrematei quatro tipos diferentes de tiaras de gatinho. A que estou usando hoje é igualzinha à tua. Comprei na Accessorize de Paris. 

Eu já tinha usado um outro modelo, dessa vez em preto, mas foi na Disney, onde as pessoas usam orelha de rato sem qualquer constrangimento.

2

1

Na Disney ninguém me achou estranha com a tiarinha. Essa foi comprada na H&M. Baratinha, baratinha, coisa de 7 euros. A da Acessorize foi mais carinha. Acho que foi uns 20. 

Sair de tiara de gato na terra da fantasia é uma coisa. Assumir a modinha em Porto Alegre, outra bem diferente. Como hoje acordei bem disposta e faceira, decidi assumir o acessório e fazer um teste sociológico. Soltei o cabelón e me fui levar o cachorro para a creche usando a tal. Para meu teste ser mais preciso, até fiz o caminho mais longo. Para as gurias que moram em Porto Alegre: peguei a Erico Verissimo a partir da Ipiranga, segui até a Marcílio Dias e de lá até a esquina com a Getúlio Vargas. Para as de longe daqui: deu umas quatro, cinco quadras.

Logo na esquina da Ipiranga, tivemos que esperar para atravessar a rua. Em moço em um C3 vermelho baixou o vidro para enxergar melhor a minha tiara. Fez uma cara de “what the hell is that”?. Seguimos. Em frente à Previdência Social, um senhorzinho vinha saindo com uma pilha de papéis debaixo do braço (pedir aposentadoria é mesmo uma mão, tio). Me olhou com cara de pavor, pensando que no tempo dele as mulheres não saíam na rua assim. A não ser que trabalhassem no circo.

As coisas melhoraram quando dobramos na Marcílio. Quase na frente do Conselho Regional de Administração, uma moça bonita reconheceu o Dunga, provavelmente do Facebook. Disse que ele era pequenininho, que parecia maior nas fotos. Expliquei para a moça que achava que ele estava meio envergonhado de sair na rua comigo hoje. Estava andando na frente com cara de “eu sei que ela está me levando pela coleira, mas juro que não conheço essa mulher”. A moça disse que eu estava o máximo. Bem feito, Dunga.

Estávamos chegando na creche quando…tcharam! OMG! O carro do Google Street View estacionado bem em frente à Cusco Amigo.

foto 2

Filma a gente, tio! 

Dentro do carro, dois rapazes. Eles viram a mão que foi tentar tirar uma foto do Dunga na frente do carro. Não deu. Daí repararam em mim. Olharam para a minha tiara e riram, mas não foi um riso de deboche. Foi daqueles de “cara, hahahaha, mas olha que bacana!”.

Na creche…buenas, na creche é caro que o pessoal gostou. O Gustavo, a Lu e a Tainara trabalham com bichos, afinal. Se eles não curtissem a tiara de gato, minha esperança na humanidade estava perdida.

creche

Tchau, lindão. A mãe vai trabalhar. Te comporta e come teu almoço. Coloquei na lancheira uns pedacinhos de carne cozida só na água junto com a ração. Tua avó te acostumou mal nas nossas férias e agora eu sei que tu só come se tiver carninha. 

Chegando no trabalho, a reação não poderia ser mais tranquila. Aqui o pessoal sabe que eu trabalho na revista de moda, e existe no mundo uma ideia generalizada de que “pessoal de moda é meio maluco”. Mas olha: até meu chefe elogiou. Perguntou: “e essa tiarinha fashion, aí?”.

Resultado do meu teste sociológico: numa escala de 1 a 10, Porto Alegre está no 6. Há algumas estranhezas, mas no fim das contas o pessoal aceita bem. Meu depoimento: é muito divertido. Eu sou bem maluquinha, sempre fui a palhaça da turma e gosto de descontrair de vez em quando, por isso encarei numa boa. Vale para quem tiver esse espírito livre.

PS: lá no meu FB (curtiu, amiga?) as meninas disseram que tem tiara de gatinho para vender em Porto Alegre. É na loja Maria Xica, do Shopping Total. Se alguém comprar e quiser mandar fotinhos para o blog, vou amar! Aqui neste link tem formulário de contato e como fazer upload da foto. No aniversário de 5 anos do blog (oh yes, estou organizando nosso piquenique chique) não sei que look vou usar, mas certo que levarei toooodas as minhas tiaras de gatinho para vocês experimentarem!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (25)

  • Rita luciene Porto Pereira diz: 19 de setembro de 2013

    Ameiiiiiii!!! Eu usaria certo essa tiarinha!!!!

  • Daiana A. diz: 19 de setembro de 2013

    Amei, amei, amei!!! Estarei indo para Roma em Outubro, acho que devo arriscar e ver o que os italianos acham??? ahaha bjus Gabi!

  • Carla diz: 19 de setembro de 2013

    Aaaamei! Vou nessa loja pra ver se compro para as madrinhas no chá de panela! Sabe quanto custa? Gabi, o noiva.com não é mais teu? Estava olhando no facebook agora e é de uma loja de casamentos. Fiquei triste, adorava as dicas! beijinho!!!!!!!

  • Vanessa Dihl Zaffari diz: 19 de setembro de 2013

    AMEY

  • Carla diz: 19 de setembro de 2013

    Entendi. Amei a lojinha do blog. Linda. Parabéns e obrigada por responder. bjs

  • Andressa diz: 19 de setembro de 2013

    Adoooorei a tua iniciativa Gabi!!! Não podemos ficar com medo do que as pessoas vão pensar, mas eu sei que é difícil, tenho vontade de usar um monte de coisa diferente mas fico de mimimi, mas to aderindo aos poucos hehehe

    Ficou linda!!! Essa tiara é mega master tri… acho que vou la no total dar uma olhada ;)

    beijos

  • Ana diz: 19 de setembro de 2013

    é bonita a tiara, mas para crianças e no máximo adolescentes. Elas sim não teriam receio de sair assim pelas ruas, não precisariam fazer um teste pelas ruas. E as famosas idem, precisam de acessórios para aparecer. Agora pra quem já passou dessas fases, é no mínimo ridículo. Cada fase da vida tem suas vantagens, alegrias…Temos que viver cada uma a seu tempo.

  • Aline Utsch diz: 19 de setembro de 2013

    Bom, Gabi, acredito que isso é muitooo pessoal. Rs. Gosto é gosto, não é? Todas as nossas escolhas são assim, afinal. Eu, particularmente, não gostei. Acho que é muito “temático”, ou sei lá o que. Rs. É estranho demais para um dia comum, sabe? Talvez, para você, seja exatamente a “quebra” da rotina do dia comum, por isto a vontade de usar. Mas mesmo assim, eu não acho que usaria não. Mas ficou bonito. Ainda que beeeem temático, rs, bonito.

    Beijos!

  • Julia diz: 19 de setembro de 2013

    Gabi!
    A tiara tá aprovadíssima e tem tudo haver com tua personalidade ,afinal tu é uma gata. Continua com as postagens no facebook. Elas dão um UP no bloguinho….ADORO

  • Fer diz: 19 de setembro de 2013

    Olha, Gabi, eu ia comentar antes mas errei o “capcha” (é isso?) e o comentário não foi, que bom, pois vou aumentar meu comentário hahahahaha
    Eu tinha CER-TE-ZA que alguém não ia perder a infeliz oportunidade de vir te criticar aqui e falar que é coisa de adolescente e pra tudo tem uma idade e blá, blá, blá…
    Eu particularmente AMEI, acho que tu ficou tão linda quanto a Taylor Swift e se eu fosse tu ia querer usar quase todos os dias!
    E aproveitando o infeliz comentário da Tia Ana, eu lembrei que esses dias fui num jantar de aniversário e tinha uma senhorinha de uns 70 e poucos anos toda animada, e ela tinha uma bolsinha da Hello Kitty com uma boneca (Hello) Pendurada. Sabe o que eu achei?? O MÁXIMO, e todos olhava pra ela com cara de aprovação, e ela super feliz com sua bolsa, que pra alguns pode ser “infantil”, mas achei o máximo e ainda mais a alegria dela.
    Então, o que eu quero dizer é que essa coisa de “não use isso, não faça aquilo, pois não é adequado para a idade”, é a coisa mais cafona e demodé que existe, acho que devemos fazer e usar aquilo que nos deixa feliz e como a gente sabe, A IDADE ESTÁ NA CABEÇA, e eu tb, assim como tu, Gabi, terei pra sempre espírito de adolescente!
    Beijos e arrasa com a tiara de gatinho!!

  • Leticia diz: 19 de setembro de 2013

    Querida Gabi seja muuuiito feliz com sua tiara. Nessa vida tão estressada de adulta, pelo menos a gente tem que se divertir com o visual. Ter estilo é dificil num mundo bege e cheio de guias de certo e errado….

  • Lissandra diz: 19 de setembro de 2013

    Adorei! Adoro tudo o que tem a ver com gatos, pois sou ‘gateira’. Até gostaira de usar, mas não tenho mais idade (4.5)… Rsrsrssrs. Mas ficaste uma legítima ‘gatinha’!

  • Dani diz: 19 de setembro de 2013

    Não quero ofender ninguém, mas vou dar minha opinião.
    Acho que ficou muito adolescente!
    Não é porque ficou bem na Taylor, com 23 anos, que fica bem para as “balzacas”.
    Não é porque é moda na gringa que temos que copiar.

    E Não é porque os outros opinam, que tu vai mudar.

  • Silmara diz: 19 de setembro de 2013

    Acho que não usaria essa porque não tem a ver comigo.Mas se fosse uma de lacinho, florzinha, coraçãozinho e outras mais sim,até tenho duas. Mas te acho corajosa por não dar bola para o que os outros pensam. O mundo seria tão bom se não existisse tantas convenções. Como tenho vontade de usar várias coisas pra adolescentes ou crianças, mas não dá né? Pelo menos não sempre, o negócio é nunca deixar morrer a criança dentro da gente. E como tu mesmo disse à titia lá em cima.No meu tempo não tinha tanta legalzice.

  • Denise diz: 19 de setembro de 2013

    Achei muito legal.É uma questão de estilo pessoal, comigo por exemplo não funcionaria, mas ficou muito bem em ti, ainda mais pelo óculos estiloso.
    E acho que até a faixa dos 30 e poucos (e conforme o estilo) é tranquilo de usar, acima de 40 já acho meio forçado.bj

  • Mel Barutot Andrada diz: 19 de setembro de 2013

    Bom, eu comentei no Face mas resolvi entrar no Blog para ler a matéria inteira. Pois então, referente à tiara felina, EU não usaria. Assim como não pintaria cabelo de azul, não usaria aqueles fones de ouvidos enormes coloridos, nem nada deste estilo, talvez porque eu não gosto de chamar a atenção desta maneira e não é esse tipo de peça não faz parte do meu look. Curto mais o look surfer, mais basic, e uma tiara de gatinho definitivamente não combina. Mas como você trabalha com moda, tem que estar disposta a usar vários tipos de looks até mesmo para poder fazer uma matéria como esta, pois caso contrário a mesma não poderia ser escrita, não como uma vivência sua. Gabi, não me tome a mal, outra vez você disse que meus comments são ácidos, e agora fico com receio de comentar algo discordando de você pois meu objetivo é expor minha opinião e não ser ácida ou antipática nem polemizar com você, que eu adoro. Então, espero que não me leve a mal, mas, eu, Mel, não usaria tiara de gatinho (só no carnaval). Beijos pra você e pro Dunga.

  • Jamile diz: 22 de setembro de 2013
  • Gabriela Lorenzet diz: 23 de setembro de 2013

    Oi Gabi, fiquei fora da blogosfera 1 semana, já que estava no interior cuidando da minha maezinha.
    Estou colocando a leitura em dia e amei este post da tiara….kkkk Achei super fofa!
    Estava ansiosa pra saber se a data do encontrinho já tinha saído e eu tinha perdido :( Ufa!

    Beijos

    Gabi

  • Paula diz: 24 de setembro de 2013

    Sinceramente acho complicado tu colocar uma tendência de uma cantora teen em um clipe para as ruas de uma cidade provinciana como Porto Alegre. Fui para a Europa duas vezes nesse ano e não vi ninguém andando com isso pelas ruas de Paris ou Londres. Acho que funciona em uma festa, um show como o Rock in Rio não para comprar pão na padaria do Seu Zé. É muita forçado. Só se você tiver 15 anos, aí tudo pode. Mas acho que vc já teve essa idade e não existe nada mais ridículo do que uma mulher adulta não saber a sua idade. Falo isso de mim também que queria sair na rua de várias formas, mas não dá.

Envie seu Comentário