Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Invertendo a ordem dos fatores: o truque da sombra de todo dia do Jorginho Goulart

02 de novembro de 2013 2

Estava aqui puxando pela memória: uau, eu já tive um catatau de aulas de maquiagem (“e ainda continua com essa cara, mulher?”, diria a Tássia para me sacanear, lembrando que às vezes a piada é tão boa que justifica o risco de perder a amiga). Fui em cursinho do Fernando Torquatto, tive quase que uma confissão com o Marcos Costa, aprendo todo dia uma coisinha com a Taís Andrade, garimpei todas as dicas da Alice Salazar, tive cursinho entre amigas com o Marquinhos Santos e há alguns dias descobri os truques do Jorginho Goulart. Onde eu quero chegar com isso: ninguém maquia igual. Cada profissional tem seus segredinhos e acha que um produto ou uma forma de aplicação dele faz mais sentido o que o outro.

Dito isso, queria dividir um truque da aula do Jorginho, que ainda está fresca na minha cabeça. Eles propôs no cursinho dele que abríssemos a mente para um jeito todo diferente de passar sombra (tem matéria minha sobre isso na revista Donna deste fim de semana). Diferente como? Passando o rímel antes. É um macete que eu estou adotando todos os dias antes de sair de casa, mas que não é aplicável em todas as situações. É uma belezinha para o make bem simples e bem basicão de ir para o trabalho. É para você parecer que está maquiada, mas com discrição. Para makes poderosos de olhão preto e muito brilho, essa dica não é a praia.

Captura de Tela 2013-11-02 às 15.30.29

Aí você me pergunta: “Mas Gabi, depois que eu passo o rímel, meus cílios ficam curvados e durinhos. Como é que eu vou passar sombra depois?”

Pois mora justamente aí nesse dilema o truque do Jorginho. Depois que você aplica o rímel e se olha no espelho, percebe qual parte da sua pálpebra móvel e daquela região logo abaixo da sobrancelha ainda ficou visível. Já te aconteceu de fechar o olho, passar a sombra bem passadinha, abrir e parecer que ela sumiu? Comigo já. O motivo é bem infantil: estamos acostumadas a maquiar a área que fica escondida quando abrimos os olhos. Dinheiro sobrando para desperdiçar em make onde ninguém – nem a gente – vê, né?

Ao longo dos anos,  a gente também aprendeu meio que às avessas o tal do macete do côncavo do olho.

concavo

O côncavo é essa área de dobrinha da pele que, na foto acima, está apontada pelo pincel. Nesse ponto, todos os cursos que assisti foram unânimes: usar uma sombra marronzinha ali, uns tons acima da cor da pele, ajuda a dar profundidade ao olhar, deixar o olho maior, mais vistoso. Fácil de entender num make como esse aí de cima, de festa, todo empetecado. Difícil de aplicar quando a ideia é passar só uma corzinha leve para ir trabalhar.

Lá no curso, foi engraçado ver que a maioria fazia como eu: pegava esse pincel aí, passava na sombra marrom e ia cravando no côncavo, indo de um lado para o outro. Aí, nervosinha e ansiosa, abria o olho para ver como tinha ficado. As Gabis da vida, que têm o olho mais fundo, ficavam com vontade de chorar, pois o côncavo “comia” todo produto.

gisele

Se a Gisele está com make no côncavo ou não sei, pois de olhos lindos e bem abertos, não aparece nada. 

Fato: de olho aberto, o truque sumia por completo. Segundo o Jorginho, se a intenção é dar só um splash de cor, pare na frente do espelho e analise seu olho todo trabalhado no rímel. Pegue a sombra marrom, dê batidinhas para retirar o excesso e passe levemente acima do côncavo, naquela região que fica entre os cílios e as sobrancelhas.

maquiagem

Não assim, é claro.

Dê leves pinceladas com os olhos abertos (hey, não adianta fechar se nosso grande propósito é ver que área aparece com eles abertos!) a partir do canto externo do olho. O seu ponto de atuação é naquele ossinho que fica acima do côncavo.

Captura de Tela 2013-11-02 às 15.58.41

Olha aí a Anne Hathaway com sombra bem discretinha acima do côncavo. O maquiador dela foi além da pálpebra móvel e usou cor num lugar que apareceria mesmo depois dos cílios receberem o rímel.

Captura de Tela 2013-11-02 às 16.02.31

Acima, um make de festa da Jennifer Lawrence (que não é o caso aqui), mas que ajuda a entender que é preciso se desapegar um pouco do côncavo e subir levemente, indo em direção à sobrancelha. Com olhos abertos, a pálpebra móvel dela não aparece. Pode estar maquiada de qualquer cor que a gente nunca vai saber.

Apesar de ser a maior fã do lápis de olho marcadão na pálpebra superior, estou gostando de alternar o look de vez em quando e adotar o truque do Jorginho. Ele pode ser resumido em três passos:

1. Passe rímel e espere secar.

2.  Abra os olhos bem abertinhos.

3. Sem fechar o olho de novo, passe sombra marrom na região que ficou à mostra. A intensidade da sombra e até onde puxar o traço você decide de acordo com seu gosto pessoal.

Captura de Tela 2013-11-02 às 16.12.21

Olha como aparece fica discretinho. Para ir para o trabalho todos os dias é um espetáculo. 

É como eu disse lá em cima: cada um tem seus métodos e fica para a gente a tarefa de eleger qual melhor se aplica na nossa vida. Rímel antes da sombra foi novidade para mim, mas não é que funcionou?

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (2)

  • Osmar diz: 2 de novembro de 2013

    É a Olivia Wilde na última foto, minha deusa.
    Pena que já está grávida e se não cuidar, lá se vai o corpinho.
    Mas já roubei uma cópia da foto para a minha pasta de fotos.
    Não entendo nada de maquiagem, não é a minha praia, mas gostei da piadinha lá do início, só para sacanear.
    Tem também aquela famosa piadinha do filho que ve a mãe ficar horas se maquiando e pergunta:
    - Por que você está fazendo isso?
    - Para ficar bonita – respondeu a mãe.
    - Mas por que que não fica?
    Agora vou sonhar com a minha deusa Olivia Wilde.

  • Aline Amorim diz: 5 de novembro de 2013

    Vou aproveitar que hoje só estou de rimel e vou testar essa dica.
    Beijos

Envie seu Comentário