Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Diário de viagem: lavando roupa suja em Milão

25 de novembro de 2013 6

Buongiorno! É bom estar de volta e com um calorzinho amigo. Foram cinco dias com temperaturas na média de 4 graus. O que não é novidade para quem mora no Rio Grande do Sul, mas assusta um pouco quando a gente sai de uma primavera quente, regada a sapatilha e sainha, e precisa montar uma mala com casacão e bota pesada.

A viagem a Milão foi a trabalho, mas entre um seminário e outro, deu para aproveitar bastante a cidade. Foi minha terceira pisada “em solo à milanesa” (como diz uma amiga) só nesse último ano, mas eu vou voltar lá mais quantas vezes for possível.

duomo

O principal motivo é essa praça e essa catedral. É o coração de Milão. E essa igreja, meu Deus, me traz uma paz enorme. Mesmo tendo ido à cidade três vezes, foi nessa estada que eu explorei melhor a Duomo. Conto mais um pouquinho no fim do post, deixando como super dica para quem for passear por aquelas bandas.

Fui à Itália para participar de um seminário global chamado Future Fabrics: The Science of Beauty and Care of Clothes. Pesquisadores e cientistas se reuniram para contar para um time de mais de cem jornalistas de todo o mundo como os tecidos estão ficando mais modernos e como isso está mudando a nossa forma de lavar roupa. Não só a gente tem menos tempo de fazer o processo de lavagem (amo demais o ciclo de 30 minutinhos da minha máquina de lavar), como fica cada vez mais perdido sobre como lavar um tecido específico (tem muito ciclo em uma máquina só e muito produto disponível, né?).  Esse seminário foi promovido pelas marcas marcas Ariel (sabão para lavagem) e Downy (amaciante). Aviso porque as marcas vão aparecer algumas vezes nas fotos deste p0st e eu não tenho contar como foi sem as imagens.

Aprendi muita coisa bacana e descobri que o estado lamentável em que se encontram algumas das peças que eu tenho no guarda-roupa se deve ao meu jeito absolutamente errado de lavar. Ou o produto não é bom, ou a quantidade não está legal ou uma combinação dos dois resulta em desbotado, encolhido, desgrenhado.

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.13.38

Um exemplo: os vestidos acima são iguais, mas foram lavados com produtos diferentes. O da esquerda manteve as listras bem definidas. O da direita está num processo de virar tudo uma mescla cinza só. 

É fantástico entender os fatores que levam uma roupa a se deteriorar depois de ser lavada algumas vezes. O tecido tem fibras, mais ou menos como nosso cabelo tem aquelas “escamas” que aparecem nas propagandas de shampoo. Quando o produto que usamos é adequado, essas fibras se mantêm mais intactas. Mas quando a roupa cai nas garras de um sabão de qualidade não muito boa, as fibras vão se emaranhando e rompendo. Depois de um tempo, a gente repara: o preto não anda mais tão preto, a peça encolheu uns centímetros…

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.14.37

… e até as barras e golas vão ficando, como a gente diz aqui no sul, desbeiçadas (olha ali na blusinha da esquerda, a que foi judiada).

Voltei para casa repensando meu jeito tosco de lavar roupa. Eu tinha o cuidado de separar brancas de coloridas e de escolher o mesmo sabão que a minha mãe sempre usou (herança de quando vim morar sozinha e apenas copiava tudo o que a Dona Nelma fazia). Jogava na máquina, atirava o sabão, o amaciante e o alvejante nos seus respectivos espacinhos, botava no ciclo mais rápido e era isso. Como não tenho um closet cheio de Chanel e Prada caríssimos, ficava levemente desapontada quando um vestido saía da máquina detonado, mas pelo preço não ter sido lá essas coisas, achava que a culpa era do tecido. Até podia ser. Mas a minha parcela de culpa também era grande.

Aprendi que a gente tem que ter com a roupa o mesmo cuidado que tem com o cabelo, com a pele. As fibras do tecido precisam ser limpas, mas também precisam ser “hidratadas”. Quanto mais lubrificada a fibra, mais ela mantém a cor, as formas, a textura. Vimos imagens de fibras em dia e de fibras detonadas com a ajuda de um microscópio, descobrimos que 70% da sujeira de uma roupa não é vista a olho nu (ecaaaaa!) e várias outras coisas legais.

De volta a Porto Alegre, no sábado, me fui ao supermercado para comprar um sabão novo para lavar justamente as roupas sujas que vieram na mala. E decidi apostar nos tais pods, que eu nunca tinha usado até conhecer os queridos em Milão.

pods

Prazer, isso é um pod da Ariel. Ele substitui o sabão em pó e vem em sacos com várias dessas bolinhas dentro. Vai um por lavagem (a não ser que seja muuuuita roupa, aí o bacana é usar dois). Joga dentro da máquina e coloca a roupa em cima. 

Confissão: eu já tinha visto no supermercado e ficado curiosa, mas não tinha levado por ter achado mais caro. Depois de tanto papo sobre serem maravilhosos e divinos, fui testar. Confissão número dois: fiquei impressionada. A roupa saiu menos “pesada”. Não ficou nenhum resquício de sabão e uma calça preta que andava meio judiada parece que recobrou a cor.

A marca diz que dentro de cada uma dessas cápsulas tem, além do detergente líquido (que penetra melhor na sujeira do que o em pó), um tira-manchas e um abrilhantador. Prazer, nunca tinha ouvido falar em abrilhantador, mas ele está dentro da bolinha para fazer roupas como a minha calça preta voltarem às ruas. Papinho de dona de casa, né? Mas gostei e queria dividir a dica. Paguei cerca de R$ 16 pelo saquinho com 14 pods. Teoricamente, serão 14 lavagens. Caro, mas se no fim deste primeiro saquinho eu seguir tão satisfeita, seguirei comprando.

O que eu aprendi em Milão vai virar uma matéria para a revista, mas dá para adiantar algumas dicas que independem de produto usado: lavar sempre com água fria (assim como o cabelo, a roupa sofre com a quente), tentar secar sempre à sombra (assim como o cabelo, a roupa sobre com temperaturas elevadas), tentar usar sempre os modos mais delicados da lavadora (nem precisa comparar com a lavagem do cabelo, né?).

Passado o papo dona de casa, parte fun da viagem. O grupo do Brasil só tinha queridos e a gente se divertiu bastante por lá.

turma

Cinthia (P&G), Edu (site Chic), eu, Vic (blog Dia de Beauté), Mari (Glamour) e Helo (blog Sanduíche de Algodão)

frio

Peguei um friozinho gostoso. Média de temperatura: 6 graus. Brrrr!

almoço

Como sempre, comi muito, mas muito bem (não tem como não se esbaldar na Itália).

perfume

Aprendi a fazer fragrâncias de amaciante (ok, isso deveria entrar na parte do trabalho, mas é algo extremamente divertido e interessante). A carreira de perfumista parece ser incrível!

chinelinho

Dei uma bela descansada e recarreguei energias para o fim de ano puxado.

lindt

Como a escala foi na Suíça, enchi a mala de Lindt para o meu marido chocólatra inveterado. E dessa delicinha aí também: “Nutella” feita pela famosa marca de chocolates. É divina e tem uma consistência dos deuses!

dg

Como é uma das mecas da moda na Europa, as grandes grifes têm restaurantes e clubes na cidade. Eu conheci o restaurante da Dolce & Gabbana…

just

…e dancei “I Love It” na boate Just Cavalli, de Roberto Cavalli.

tiara

Comprei mais tiaras de gatinho, inclusive uma branca de renda para sortear entre as noivinhas no encontro de quarta-feira. Imagina que fofo para usar na pista de dança!

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.15.42

Vi um desfile do Giles Deacon, um dos grandes estilistas da Europa, e tive a oportunidade de fazer uma entrevista com ele. Também parte de trabalho, mas também uma diversão e tanto.

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.20.50

E subi no topo da Duomo pela primeira vez! Um dos melhores programas turísticos da vida!

Se for à Milão, saiba que dá para subir de escada ou de elevador. Vá de elevador, amiga. Custa apenas 12 euros e a subida é rápida. Lá de cima a gente vê o coração da cidade e detalhes desta que é uma das construções mais belas da Europa.

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.12.42

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.12.30

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.10.29

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.20.41

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.20.19

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.21.11

Olha a neve lá ao fundinho!

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.11.33

Captura de Tela 2013-11-24 às 20.12.12

Voltei de Milão super em paz, com novas amizades (e muitas roupas novas) na bagagem, conhecimentos mil sobre como lavar roupa suja (hey, eu sou dona de casa) e muita saudade. Ainda bem que tem encontro de noivas nesta semana (o prazo para pedir convite já acabou, tá?). Nos vemos quarta? Hoje os e-mails de confirmação de presença começam a cair nas caixas postais de vocês. Tomara que a gente se veja!

Bacio!

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (6)

  • Natália diz: 25 de novembro de 2013

    Guria!!! enlouqueci com tuas fotos no instagram!!! acompanhei a viagem e fiquei surpresa em descobrir que as minhas blogueiras favoritas estavam juntas na mesma viagem: tu e a Vic Ceridono!! dois blogues que eu olho todo santo dia!!! hahahahahaha
    Bjs PS: quero subir no topo dessa catedral um dia… lindo de morrer!

  • Daiani diz: 25 de novembro de 2013

    A viagem pra Milão rendeu hein? Que fotos lindas! Ótimas dicas, também vou experimentar os pods. Tem algumas roupas gritando por salvação. To na expectativa pelo convite! Dedos cruzados! Beijo!

  • Mariane Batista diz: 25 de novembro de 2013

    Adorei as dicas e comprei também esse Ariel que vem nas “bolinhas”…

    Mas para roupas pretas eu uso a alguns anos o Woolite, aprendi com uma amiga e não troco por nada, faz um teste e depois vê o que tu acha, tem embalagem de menos de um litro: http://www.woolite.pt/products_dark.html

  • Mauren diz: 26 de novembro de 2013

    oi Gabi! há tempos vi na tv alguém dizendo que o sabão em pó seria alcalino demais e estraga as roupas mais rápido,desde então só uso sabão líquido. vc sabe dizer se é correto diluir o amaciante em agua para as roupas não mancharem?
    bjs e bom retorno.

  • aline maria diz: 27 de novembro de 2013

    realmente aprecio o seu jeito “gente como a gente” de escrever… bom, fotos divinas, dicas proveitosas, papo leve… me sinto conversando com as amigas que eu não tenho na vida real, rs… e eu conto teus assuntos aqui para duas colegas de trabalho que estão pra cair na armadilha de se casar, rs… e elas adoraram!!!!! infelizmente o acesso delas à internet não é diário, como os nossos, mas aguarde a visita delas!!! tudo que eu conto que vejo aqui elas adoram… apesar de alguns assuntos nao me interessarem, pois como sabes, o universo de “noivinha encantada”, não faz parte de mim, rs… todos eles são como sempre, muito úteis… que teu blog dure muitos e muitos anos.

Envie seu Comentário