Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Curso de gestantes: vale a pena fazer?

04 de dezembro de 2013 10

curso_gestante

Logo que descobri que estava grávida minha maior preocupação foi com os cuidados que eu precisaria ter com o bebê.
Como prevenir as cólicas? Cuidados na hora de dormir, de dar banho, de colocar para arrotar… meu Deus, era tanta coisa que me bateu um desespero! Foi aí que me lembrei do conselho de uma amiga: por que você não procura um curso para gestantes? E não é que ela tinha razão?

Nesses cursos, que também podem ser acompanhados pelos papais dos babys, além de aprendermos dicas para esses cuidados – e outros tantos – com profissionais especializados, ainda temos a oportunidade de “trocar figurinhas” com as outras mamães que acabamos conhecendo nos encontros.

Fiz uma pesquisa na internet e, rapidinho, descobri várias opções. No fim, acabei me inscrevendo no curso que a empresa onde trabalho disponibiliza todos os anos para as funcionárias. Mas, se esse não é seu caso, divido abaixo algumas opções de cursos que encontrei em Porto Alegre.

Para quem não mora aqui, mas também está pensando em fazer o curso, vale dar uma ligada para o hospital onde provavelmente será seu parto. A maioria tem datas organizadas para essas atividades. Os preços variam de acordo com o local. Recomendo muito! Foram três meses muito divertidos. Eu e mais 10 colegas gravidinhas tínhamos encontros semanais com dentistas, enfermeiras, obstetras, nutricionistas, e, é claro, o momento mais esperado: as aulas práticas com a boneca (risos).

Nesse dia eu arrastei o maridão. Agora, no quesito banho e troca de fraldas estamos DEZ! NOTA DEEEEZZZZ! A melhor parte foi poder conhecer tantas mamães bacanas e trocar experiências. Entrei cheia de dúvidas e saí cheia de amigas. Quer coisa melhor? O curso acabou, mas seguimos com os papos em um grupo no Facebook. Agora, os próximos encontros serão no parquinho!

Alguns cursos em Porto Alegre:

Hospital Moinhos de Vento
Informações: cursodegestantes@hmv.org.br ou 3314-3690

Unimed
Informações: medicinapreventiva@unimedpoa.com.br ou 3316-7177

Hospital Divina Providência
Informações: neuza@divinaprovidencia.org.br ou 3320-6036

Hospital Santa Casa
Informações: 3214-8064 ou 3214-8067

Hospital Mãe de Deus
Informações: 3230-2034

Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Informações: 3359-8103

Vanessa-001-copy

:: Leia outras colunas onde conto sobre a minha gravidez

The following two tabs change content below.

Gabi Chanas

Ótima amiga, péssima cozinheira. Adoro cachorros (tenho um vira-lata charmoso chamado Dunga), Friends, casamentos, decoração. Além do bloguinho, dou dicas todos os domingos na revista Donna, do jornal Zero Hora, e nos sábados na Almanaque, do jornal Pioneiro. Curto muito fazer novos amigos virtuais, por isso recadinhos são sempre bem-vindos!

Latest posts by Gabi Chanas (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (10)

  • Isolete Lima diz: 4 de dezembro de 2013

    Vanessa e Bárbara,
    Eu acho que vale muito a pena fazer o curso de gestante, nem que seja pelo simples fato de trocar informação com outros pais. Eu fiz o da Unimed VTRP e o do Hospital Bruno Born, digo-vos por experiencia própria que valeu a pena, ainda bem que eu os fiz, conhecer o hospital, ouvir os médicos, me fez perder o panico que eu tinha do parto e transmitir toda a calma do mundo pro meu filho durante a gestação e o trabalho de parto. Boa hora para as duas. Beijinhos.

  • Carina diz: 4 de dezembro de 2013

    Vale muito a pena fazer o curso, na minha opinião. É uma ótima oportunidade de interagir com outras gestantes e tirar algumas dúvidas que sempre ficam. Até o dia do meu curso nunca havia entrado em contato com uma fralda! Enfim, recomendo. O meu foi na Unimed.

  • Mari diz: 4 de dezembro de 2013

    Oi!!!! Sou do interior e fiz o curso de gestante pelo município mesmo, com as enfermeiras do posto de saúde municipal, de graça! Super recomendo! Foi muito bom, tivemos conversas com dentista, nutricionista, psicólogo, assistente social, e a experiência com a boneca foi demais!!! Estou até passando dicas pras mamães que não fizeram o curso! Quem for do interior procure um posto de saúde próximo! bjus

  • Mauren diz: 5 de dezembro de 2013

    oi! é bom fazer o curso, mas ele não te prepara para o que está por vir!
    bjs.

  • Ana diz: 5 de dezembro de 2013

    Concorsdo com a Mauren. Esses cursos são bem superficiais. Lendo na internet e trocando informações com amigas e outras mães vale mais que algum curso pago (e bem pago). Ainda se for de graça tudo bem, mas ficar mexendo em boneca não é nada parecido com um bebê!

  • Taynara diz: 5 de dezembro de 2013

    Super Recomendo o curso de gestantes, como foi minha primeira gravidez, estava cheia de dúvidas, medos e ansiedade, com a troca de experiências fui me tranquilizando e percebendo que todas as mudanças, não aconteciam só comigo! ;) É muito bom, e fiz o meu curso pelo posto de saúde modelo, aqui na capital.

  • Bárbara Anton diz: 5 de dezembro de 2013

    É verdade Mauren! Quem dera tivesse um curso preparatório para vida real, né?
    Mas uma coisa não depende a outra. Você pode fazer o curso, seja ele pago ou não, e ler livros, pesquisar na internet, trocar idéias com as amigas, …
    Até pq cada bebê é de uma maneira. Seria impossível que um curso explicasse tudo. Eles colocam o básico para que você possa ter uma idéia do que aguarda! ;)

  • aline maria diz: 6 de dezembro de 2013

    as bizavós de vcs nao tinham nada disso, e criavam muito bem os filhos… é questão de bom senso, do que se deve fazer ou não… acho que tem certas coisas que se aprende na marra com a vida…

  • Vanessa diz: 6 de dezembro de 2013

    Ah, com certeza, Aline. Nada vai substituir a experiência que só o dia a dia irá trazer. Mas eu achei bem válido e sigo recomendando. Não sairemos de lá PHDs, mas bem mais confiantes do que entramos. Ainda mais se puder ser gratuito, como na dica da Mari. E cá entre nós, ainda bem que hoje temos mais oportunidades, né? Tenho certeza que minha bisa iria adorar!

  • Tatiana diz: 2 de janeiro de 2014

    Minha filha nasceu na Espanha tive um curso de preparaçao ao parto gratis no posto de saúde junto com a matrona que nos acompanha durante os 9 meses, o curso tem inicio dois meses antes do nascimento 1 vez por semana. Gostei muito, nao te ensinam a trocar fraldas, mas sim a aprender a respirar quando chegue as contraçoes, o que é uma contraçao, exercicios para dilatar e etc, participam outros pais e a troca de experiência com outras maes é muito bacana, no hospital também fizeram uma reuniao com os pais, explicando passo a passo os procedimentos do hospital, apresentaram a equipe médica e as matronas responsaveis pelo parto e enfatizaram muito as fotografias, em 1º lugar o bebê e a mae, fotos depois. Quando chegou o dia me senti muito mais segura e saiu tudo perfeito, Valentina nasceu de parto normal. Falta no Brasil um maior esclarecimento sobre o parto normal, também sou contra fotografos e todo o circo montado nos hospitais a criança tem que nascer em um ambiente tranquilo.

Envie seu Comentário