Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

UFC 129 - LYOTO MACHIDA, JOSÉ ALDO E GEORGES ST. PIERRE BRILHAM

30 de abril de 2011 4



O campeão José Aldo (por cima) foto: divulgação UFC





O momento exato do chute de Lyoto Machida sobre Couture foto: divulgação UFC





Terminou faz poucas horas no Rogers Centre, em Toronto, Canadá, o UFC 129.

Essa coluna fez, como de costume, uma cobertura em tempo real das lutas do UFC.

A 129ª edição foi marcada por grandes lutas e foi a maior já produzida pelo UFC, com um público aproximado de 60 mil espectadores.

O card pode ser considerado como sendo um dos melhores da história da organização americana.

O UFC tem feito inúmeros eventos por ano no Canadá e o sucesso é realmente impressionante, lembrando que todos os ingressos para o UFC 129 foram vendidos em poucos minutos.

Na luta principal da noite, o canadense Georges St. Pierre lutou em casa e defendeu o seu título dos meio-médios (até 77 kg) contra o desafiante americano Jake Shields.

No mesmo evento, o brasileiro José Aldo manteve o seu cinturão do peso pena (até 66kg) ao vencer o duríssimo canadense Mark Hominick.

Ainda, o brasileiro Lyoto Machida e o americano com 47 anos Randy Couture mediram forças.

Os duelos mais importantes se deram da seguinte forma:

Lyoto Machida vs. Randy Couture

Em um duelo válido pela categoria dos meio-pesados (até 93 kg) do UFC, onde o americano Jon Jones é o atual campeão.

Couture já foi cinco vezes campeão do UFC e em duas categorias diferentes (meio-pesado e pesado).

No 1º round, a luta começa estudada, com o brasileiro acertando bons golpes. Lyoto evita a curta distância com um bom boxe, evitando chutes para não ser derrubado por Couture. Lyoto acerta bons golpes em uma tentativa de clinche de Couture. Lyoto defende bem todas as tentativas de queda e domina o assalto.

No 2º round, Lyoto começa acertando bons cruzados e acerta um incrível, sensacional chute reto (uma espécie de sem-pulo, muito parecido com o golpe que Anderson Silva  nocauteou Vitor Belfort) e nocauteia Couture.

José Aldo vs. Mark Hominick

Em um duelo que valia  o título do peso pena.

No 1º round, Aldo trabalha bem os ganchos e chutes baixos, consegue um double- leg e leva a luta para o chão, onde trabalha bem os golpes da guarda. Aldo com total vantagem no assalto.

No 2º round, o duelo fica estudado, com trocação parelha. Aldo leva a luta para o solo e trabalha novamente golpes na guarda do canadense. A luta volta em pé, onde Aldo já cai com a guarda passada, nos 100kg.  Mais um assalto com vantagem para o Brasil.

No 3º round, após uma trocação igual, José Aldo acerta um bom cruzado de esquerda que obriga o canadense a tentar uma queda. José Aldo consegue golpear no chão e quase nocauteia o canadense. A luta segue no chão, com Aldo batendo da guarda. Vantagem para o brazuca no assalto.

No 4º round, Aldo acerta bom chute baixo, quando Aldo acerta um golpe baixo. A luta recomeça em pé e o brazuca acerta inúmeros chutes baixos e um direto que derruba o canadense. A luta segue no solo, com o brasileiro trabalha bem os golpes da guarda. O juiz interrompe e luta e os médicos entendem que a luta pode continuar, apesar do inchaço na cabeça de Mark. Acaba o assalto com total vantagem do brasileiro.

N0 5 round, após uma trocação, o canadense consegue um boa queda e fica na meia-guarda. Assalto com vantagem do canadense.

No final, o brasileiro mantém o seu título por decisão unânime dos jurados.

Georges St. Pierre vs. Jake Shields

Em um duelo que valia o título o título dos meio-médios.

No 1º round, a luta começa com trocação, com GSP trbalhando bem os jabs e falsos jabs. Um round pouco movimentado, com vantagem canadense.

No 2º round, o canadense segue com a estratégia de manter a luta em pé e minar com os jabs, com absurda vantagem do campeão.

No 3º round,   o início fica idêntico aos assaltos anteriores, com St. Pierre dominando completamente a luta com o seu afiado boxe, com jake shields respirando pela boca e telegrafando as entradas de queda. No final do round, o canadense coloca a luta para o solo.

No 4º round, a história se repete, mas St. Pierre acerta um chute que quase nocauteia o desafiante. A luta volta em pé, com um round morno, com outra vantagem do campeão.

No 5 round, a trocação continua, com vantagem de st. Pierre que continua com os melhores golpes em pé. GSP continua mantendo a tática de evitar a luta de chão e mantém superioridade no assalto. No final, Georges St. Pierre mantém o seu título na sua sexta defesa de cinturão por decisão unânime dos jurados.

Destaque também para o bielurusso Vladimir Matyushenko que alcançou um nocaute relâmpago (20 segundos) sobre o americano Jason Brilz.

Aliás, as batalhas preliminares foram rápidas, mas espetaculares, mostrando um verdadeiro show de técnica e determinação dos atletas.

Confira os resultados completos:

- Georges St. Pierre venceu Jake Shields por decisão unânime dos jurados;

- José Aldo venceu Mark Hominick por decisão unânime dos jurados;

-  Lyoto Machida nocauteou Randy Couture com um chute reto no 2º round;

-  Vladimir Matyushenko nocauteou Jason Brilz no 1º round;

-  Ben Henderson venceu Mark Bocek por decisão unânime de dos juraods;

Lutas Preliminares

- Rory MacDonald venceu Nate Diaz por decisão unânime dos jurados;

- Jake Ellenberger nocauteou  Sean Pierson no 1º round;

- Claude Patrick venceu Daniel Roberts por decisão unânime dos jurados;

- Ivan Menjivar nocauteou Charlie Valencia no 1º round;
– Jason MacDonald finalizou Ryan Jensen com um triângulo no 1º round;
– John Makdessi nocauteou Kyle Watson no 3º round;
– Pablo Garza finalizou Yves Jabouin com um triângulo no 1º round.

SIGA NO TWITTER

Bookmark and Share

Comentários (4)

  • leonardo diz: 30 de abril de 2011

    Será que o Randy vai fazer um transplante de orelha?

  • leonardo diz: 1 de maio de 2011

    Escrevi sobre a orelha do Randy logo após terminar a luta… depois, constatei que o Mark Hominick vai precisar de transplante de face de tanto que apanhou do Aldo!

  • douglas diz: 1 de maio de 2011

    O Caju tu acha que Lyoto tem chances contra Jon Jones? Sempre leio o Blog Muito bom VLW

Envie seu Comentário