Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

UFC 130 - ANÁLISE DAS LUTAS DESTE SÁBADO

27 de maio de 2011 1


ufc 130 poster dilvulgação



O UFC 130 se dará neste sábado no MGM Grand Garden Arena, Las Vegas, Estados Unidos.

Essa coluna fará novamente uma cobertura em tempo real das lutas do UFC, salientando que os duelos preliminares deverão começar por volta das 21:00hs (horário de Brasília).

Clique aqui para acompanhar também pelo twitter.

Na luta principal da noite, os norte-americanos Quinton Rampage Jackson e Matt Hamill medirão forças, em um combate pela divisão dos meio-pesados (até 93kg), onde Jon Jones é o atual campeão.

O Brasil será representado por Thiago Pitbull, Jorge Santiago, Gleison Tibau, Renan Barão e Rafaello Trator Oliveira.

Acompanhe a análise dos principais combates:

Quinton Rampage Jackson vs. Matt Hamill

Rampage, ex-campeão da categoria do UFC é dono de um cartel com 31 vitórias e 8 derrotas, vindo de êxito por decisão dividida dos jurados sobre o brasileiro Lyoto Machida no UFC 123 no dia 20 de novembro de 2010.

Hamill, por sua vez, agora terá pela frente a maior chance da carreira, fazendo pela primeira vez uma luta principal de evento, ostentando 10 triunfos e 2 derrotas no MMA, sendo que em seu mais recente desafio acabou superando por decisão dos jurados o seu compatriota Tito Ortiz no UFC 121 no dia 23 de outubro de 2010.

Rampage é o favorito.

Ora, a experiência está ao lado de Quinton Jackson que já duelou com os maiores nomes de sua divisão de peso, tais como: Lyoto Machida, Wanderlei Silva (3 vezes), Rashad Evans, Dan Henderson, Chuck Liddell, Mauricio Shogun, Murilo Ninja, Ricardo Arona, Murilo Bustamante, dentre outros.

Jackson brilha no MMA desde os tempos do Pride (evento japonês comprado pelo UFC em 2007) e é certeza absoluta de espetáculo, com o seu carisma único.

Rampage é um excelente wrestler, tendo uma trocação de alto nível e trabalha muito bem a curta e média distância. Possui algum conhecimento de solo.

Já Hamill é um grande conhecedor de quedas e defesa de quedas, sendo um verdadeiro exemplo de superação.

Curiosamente, Hamill já venceu o atual campeão da categoria: Jon Jones.

O sucesso aconteceu na final da 10ª temporada do reality show promovido pelo UFC ” The Ultimate Fighter” no dia 05 de dezembro de 2009.

Na segunda luta mais importante da noite, quando Jones dominava completamente a batalha e já tinha alcançado inclusive a montada, Hamill sofreu um golpe ilegal (uma cotovelada reta de cima para baixo, pois só valem cotoveladas de lado quando os atletas se encontram no chão) e Jones acabou desclassificado, com a consequente vitória de Matt Hamill.

A tática de Hamill deverá ser encurtar a distância e levar a luta para o solo e tentar finalizar ou nocauterar o ex-campeão.

Frank Mir vs. Roy Nelson

Em um duelo pela divisão dos pesados (acima de 93kg), onde Cain Velasquez é o atual detentor do Cinturão.

O combate deverá ser bastante equilibrado.

De um lado, Mir que já foi campeão dos pesados e tem 14 vitórias e 4 derrotas no MMA, vindo de nocaute sobre o croata Mirko Cro Cop no UFC 119 no dia 25 de setembro de 2010.

Mir domina absolutamente o jiu-jitsu, tendo um arsenal de chaves de pé e joelho.

Já venceu atletas renomados como: Tym Silvia, Brock Lesnar, Rodrigo Minotauro, mas alterna bons e maus momentos na carreira.

Surpreendeu o francês Cheick Kongo no UFc 107 no dia 12 de dezembro de 2009, onde acertou um cruzado potente que derrubou o francês e após Mir finalizou com uma potente guilhotina.

Por outro lado, Roy Nelson é um durísso atleta, sendo o vencedor da 10ª temporada do reality show do UFC ” The Ultimate Fighter”.

“Big Country” leva 15 triunfos e 5 derrotas na careira, vindo de revés sofrido por decisão unânime dos jurados para o brazuca Junior Cigano no UFC 117 no dia 07 de agosto de 2010.

Roy Nelson, apesar de faixa preta de jiu-jitsu, tem mãos pesadas, uma vez que nocauteou os especialistas em luta em pé Brendan Schaub e Stefan Struve.

Na sua última batalha, perdeu para o brasileiro Junior Cigano e demonstrou uma invejável capacidade de absorver duros golpes.

Aposto em nocaute de Nelson ou finalização de Mir.

Thiago Pitbull vs. Rick Story

Em um duelo pela divisão dos meio-médios (até 77kg), onde Georges St. Pierre é o campeão.

Thiago possui 18 vitórias e 7 derrotas no MMA, vencendo recentemente o americano John Howard no UFC 124 no dia 11 de dezembro de 2010, por decisão unânime dos jurados.

Pitbull é o total favorito, possuindo um Muay Thai devastador.

Rick Story, por sua vez, agora terá a grande chance de sua carreira, possuindo um cartel com 12 vitórias e 3 fracassos, superando por pontos, em seu último duelo, o norte-americano Johny Hendricks no dia 04 de dezembro de 2010, na final da 12ª edição do TUF.

Story é um “azarado”, pois mesmo vencendo suas últimas cinco lutas somente agora fará um combate principal do UFC.

Aposto em nocaute de Thiago de forma rápida.

Jorge Santiago vs. Brian Stann

Jorge Santigo pegará o duro americano Brian Stann pela categoria dos médios (até 84kg), onde Anderson Silva é o detentor do Cinturão.

Stann leva 10 vitórias e 3 derrotas, vindo de nocaute sobre o americano Chris Leben no UFC 125 no dia 01 de janeiro de 2011.

O americano é profundo conhecedor de wresting e tentará colocar a luta para o chão, trabalhando o ground-and-pound.

Entretanto, como Stann é treinado por um dos maiores estrategistas do esporte, não deverá arriscar muito e tentará levar por pontos.

Já Jorge Santiago é dono de 23 triunfos e 8 derrotas, vindo de nocaute sobre o japonês Kasuo Misaki no Sengoku 14 no dia 22 de agosto de 2010.

O tupiniquim está de volta ao UFC, sendo que em sua primeira passagem não se saiu bem e acabou sendo afastado.

Posteriormente, o verde-amarelo migrou para o evento nipônico Sengoku, sagrou-se campeão, demonstrando uma trocação de encher os olhos.

Aposto em nocaute de Jorge Santigo, não podendo o brasileiro entrar no jogo do americano que será tentar as quedas e levar a luta o tempo todo no solo para ganhar por decisão dos jurados.

Gleison Tibau vs. Rafaello Trator

Batalha pela divisão dos leves (até 70kg), onde Frankie Edgar domina a categoria.

Rafaello leva 14 triunfos e 3 derrotas, vindo de nocaute sobre o americano Ryan Bixler no Recife Fighting 4 no dia 31 de março de 2011.

Já Tibau é detentor de 22 vitórias e 7 derrotas no MMA, vindo de recente êxito por decisão dividida dos jurados sobre o duríssimo americano Kurt Pellegrino no UFC 128 no dia 19 de março de 2011.

Os dois atletas são igualmente talentosos e aposto em uma luta que não passará do 1º round e por nocaute.

Ainda, Renan Barão irá lutar contra o norte-americano Cole Escovedo e é o total favorito, devendo levar por nocaute ou finalização de forma rápida.

Todavia, lembro que Escovedo é um dos maiores especialistas em triângulo (tipo de finalização oriunda do jiu-jitsu) sendo que mais da metade de seus triunfos se deram por tal posição típica da arte suave.

Ademais, o que realmente impressiona é o cartel de Renan Barão: 25 êxitos e apenas uma derrota e um N/C (sem resultado), sendo que a única amargura da carreia ocorreu em sua estreia no MMA no dia 14 de abrild e 2005.

Confira o card do evento, sujeito a alterações:

- Quinton Rampage Jackson vs. Matt Hamill;

- Frank Mir vs. Roy Nelson;

- Travis Browne vs. Stefan Struve;

- Jorge Santiago vs. Brian Stann;

- Thiago Pitbull Alves vs. Rick Story;

Lutas Preliminares

- Demetrious Johnson vs. Miguel Torres;

- Tim Boetsch vs. Kendall Grove;

- Rafaello Trator Oliveira vs. Gleison Tibau;

- Chris Cariaso vs. Michael McDonald;

- Renan Barão vs. Cole Escovedo.

SIGA NO TWITTER

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • UFC 130 HOJE COM CINCO BRASILEIROS | No Mundo das Lutas diz: 28 de maio de 2011

    [...] Veja a análise dos combates aqui. [...]

Envie seu Comentário