Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

UFC 139: análise de Shogun vs. Dan Henderson

17 de novembro de 2011 0


O UFC 139 está agendado para o próximo sábado no HP Pavilion em San Jose, Estados Unidos.

A luta principal será o combate entre o verde-amarelo Mauricio Shogun e o americano Dan Henderson e será válida  pela divisão dos meio-pesados (até 93kg) , onde o americano Jon Jones é o campeão.

Shogun leva um cartel com 20 vitórias e 5 derrotas, vindo de um imponente nocaute sobre o norte-americano Forrest Griffin no UFC Rio no dia 27 de agosto de 2011.

Já Henderson é  um símbolo do MMA, ostentando 28 triunfos e 8 derrotas, vindo de nocaute sobre o russo e lenda viva Fedor Emelianenko no Strikeforce do dia 30 de julho de 2011.

Acompanhe a análise detalhada do combate:

Mauricio Shogun vs. Dan Henderson

Será efetivamente uma luta muito interessante de ser ver, onde o foco de Shogun irá determinar o resultado da luta.

O brasileiro leva os dois mais importantes cinturões do MMA, onde foi campeão do Pride GP 2005 (era um torneio com 16 lutadores e Shogun foi o 16º a ser convocado) e também do UFC 113 no dia 08 de maio de 2010 (onde nocauteou Lyoto Machida).

Shogun, ao longo da sua vitoriosa carreira só pegou atletas duros e difíceis (na ordem) : Evangelista Cyborg, Renato Babalu, Quinton Rampage Jackson, Rogério Minotouro, Alistair Overeem (duas vezes), Ricardo Arona, Forrest Griffin (duas vezes), Chuck Liddell e Lyoto Machida (duas vezes) e Jon Jones.

As cinco derrotas do brazuca foram para o brasileiro Renato Babalu por finalização (guilhotina) em 2003, para o americano Mark Coleman por interrupção médica (uma fatalidade onde machucou o braço) em 2006, para o americano Forrest Griffin por finalização com um mata-leão em 2007 (na sua estreia no UFC), para Lyoto Machida por decisão unânime dos jurados no UFC 104 em outubro de 2009 e para Jon Jones no UFC 128 no dia 19 de março de 2011.

Contudo, Shogun tem a experiência como grande aliada (nasceu no dia 25 de novembro de 1981), além do seu incrível talento de ir para cima para definir a luta, dominando completamente os fundamentos do MMA.

O brasileiro é expert em Muay Thai, além de ter um jiu-jitsu de altíssimo nível, conhecendo, também, o wresting e pode ser considerado como sendo um atleta de raro quilate.

No outro lado está a lenda Dan Henderson que figura entre os Tops desde os tempos do Pride (extinto evento de MMA japonês, comprado pelo UFC em 2007), sendo o atual campeão dos meio-pesados (até 93kg) do Strikeforce.

Diga-se de passagem que Dan Henderson também duelou na divisão dos médios (até 84kg) e dos pesos-pesados (acima de 93kg), todas com extremo sucesso, sendo campeão ou disputado título em todas as organizações em que passou.

Curiosamente, “Hendo” é um dos raros atletas que saiu do UFC por vontade própria, pois após o seu devastador nocaute sobre o inglês Michael Bisping no UFC 100 no dia 11 de julho de 2009, Henderson não renovou o seu contrato com a maior organização de lutas do Mundo.

Meses após, fechou contrato com o Strikeforce. Atualmente, como o UFC comprou o Strikeforce, a volta do norte-americano ao UFC se tornou inevitável.

Henderson é um dos mais experientes atletas em atividade no esporte (nasceu no dia 24 de agosto de 1970) , sendo que já lutou com 18 brasileiros, vencendo nomes como: Crezio de Souza, Allan Goes, Minotauro (lutou 2 vezes, perdendo uma e vencendo outra), Renato Babalu, Renzo Gracie, Murilo Ninja, Murilo Bustamante, Vitor Belfort, Wanderlei Silva (lutaram duas vezes, com uma vitória para cada), Rousimar Toquinho e Rafael Feijão.

Henderson é um excelente trocador (principalmente o seu conhecido cruzado de direita), tendo um wresting de nível olímpico.

Mauricio Shogun deverá ter como tática manter a luta em pé, impondo o seu magnífico Muay Thai.

Dan Henderson, noutro turno, não deverá alterar o seu feitio, optando pela luta em pé, mantendo bem a distância para a entrada da sua forte mão direita. Contudo, se Dan Henderson vir que o combate tem superioridade brazuca, tentará levar a luta para o solo com suas precisas quedas.

O fator que irá determinar o desfecho da luta será o preparo físico de Mauricio Shogun que se estiver na ponta dos cascos deverá dar um verdadeiro show, nocauteando ou finalizando o perigo e temido Dan Henderson.

Tudo sobre o UFC 139 aqui.


Bookmark and Share

Envie seu Comentário