Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

UFC 155: a análise de Cigano vs. Velasquez

27 de dezembro de 2012 2

Neste sábado acontecerá o UFC 155 diretamente do MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, Estados Unidos.

Acompanhe aqui uma cobertura ao vivo, com os duelos preliminares começando por volta das 19:00hs (horário de Brasília).

Siga no twitter @cajufreitas

Na luta principal da noite, o catarinense Junior Cigano colocará o seu título dos pesados em disputa  contra o americano e ex-campeão Cain Velasquez.

Cigano leva 15 vitórias e apenas uma derrota, vindo de nocaute sobre o americano Frank Mir no UFC 146 no dia 23 de maio, saindo do octógono com mais um triunfo na carreira – foi o nono no UFC, em nove lutas do torneio.

Por outro lado, Cain Velasquez ostenta 10 triunfos e apenas uma derrota e agora terá a chance da revanche, em um tentativa de recuperar o seu reinado. O ex-campeão  nocauteou o brasileiro Antônio Pezão no UFC 146 e se credenciou para a disputa.

Diga-se de passagem que os dois atletas já se enfrentaram no UFC on Fox 1 no dia 12 de novembro de 2011, onde Junior Cigano nocauteou Cain Velasquez – era o campeão – e se tornou o novo detentor do Cinturão da categoria.

A edição será a última do ano, sendo que em 2012 o UFC bateu todos os recordes, seja em número de eventos seja em audiência, popularizando ainda mais o MMA.

Análise de Junior Cigano vs. Cain Velasquez

No combate que valerá o título dos pesos pesados (acime de 93 kg) do UFC.

Cigano é o favorito na batalha. Possui mãos rápidas e com extrema potência, detendo atualmente a trocação mais temida do MMA e sua estatégia deverá consistir em manter a luta em pé e tentar o nocaute.

Desde que Junior Cigano pisou no octógono mais famoso do mundo, empilhou nove arrasadoras vitórias, a saber: Fabricio Werdum, Stefan Struve, Mirko Cro Cop, Gilbert Yvel, Gabriel Napão Gonzaga, Roy Nelson, Shane Carwin, Cain Velasquez e Frank Mir.

Já Velasquez possui uma trocação excelente, um wresting de altíssimo nível, mas um jiu-jitsu fraco.

Aliás, das 10 vitórias do invicto Cain Velasquez, 9 foram por nocaute, excetuando-se o francês Cheick Kongo que aguentou até o final dos três rounds no UFC 99 no dia 13 de junho de 2009.

A tática de Velasquez deverá ser a tentativa de colocar Cigano para o solo, trabalhando golpes no famoso “ground-and-pound” que consiste em golpear de cima para baixo o oponente (basicamente da guarda).

Lembrando que a única queda que Velasquez levou no UFC ocorreu na sua última luta contra Brock Lesnar no UFC 121, demonstrando uma tremenda qualidade de seu wresting.

O maior cuidado de Junior Cigano será em não chutar o seu oponente, com o intuito de evitar possíveis quedas do excelente wrestrer que é Cain Velasquez.

No fim das contas, a vantagem é do brasileiro que tem mãos mais rápidas e potentes, com o melhor jogo de pernas entre os pesados.

Vantagens de Junior Cigano:

1 - falta de ritmo de Cain  Velasquez.

2- jiu-jitsu muito superior (ganhou a faixa preta no início do mês).

3- ganchos nas tentativas de quedas.

4- mãos mais rápidas.

5 – melhor deslocamento no octógono e melhor jogo de pernas.

Vantagens de Cain Velasquez:

1- pode chutar durante a luta,  pois é dificil ser levado para baixo.

2- pode fazer uma trocação mais aberta, eis que demonstrou que tem um queixo duro (principalmente em sua batalha contra Cheick Kongo).

3 – no sufoco, usará do seu efetivo conhecimento em wresting para levar a luta para o solo.

Pontos fortes de Junior Cigano:

1- deslocamento de pernas.

2- golpes na linha de cintura.

3- gás invejável (tem um preparo físico incrível).

4- golpes potentes (a mão mais pesada do MMA).

5 - talento nato.

Pontos fortes de Cain Velasquez

1- queixo duríssimo.

2 - quedas e defesas de quedas.

3 – potência nos cruzados.

4 - excelente contra-golpe.

Tudo sobre o UFC 155 aqui.

” Acompanhe também Caju Freitas sempre às quintas no jornal Zero Hora, aos sábados 20hs na Rádio Atlântida e com drops diários, às segundas no TVCom Esportes e aos sábados no RBS Esporte”.

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Cavaleiro Solitário diz: 28 de dezembro de 2012

    war cigano…

  • Cavaleiro Solitário diz: 28 de dezembro de 2012

    Lutaco…

Envie seu Comentário