Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

UFC 159: a análise de Jon Jones vs. Chael Sonnen

26 de abril de 2013 2

Neste sábado acontecerá o UFC 159, diretamente no Prudential Center em Newark, Nova Jersey, Estados Unidos.

Acompanhe uma cobertura ao vivo por aqui, com os duelos preliminares começando por volta das 19:00hs (horário de Brasília).

Siga no Instagram e Twitter : cajufreitas

Jon Jones vs. Chael Sonnen

Na luta principal, o campeão Jon Jones colocará o seu cinturão dos meio-pesados (até 93 kg) em disputa pela quinta vez, agora contra o seu compatriota Chael Sonnen.

A tática do Campeão












Jones nasceu no dia 19 de julho de 1987 e leva 17 vitórias e uma derrota e vem da quarta defesa do seu título dos meio-pesados ao finalizar Vitor Belfort no UFC 152 em setembro de 2012. Das 17 vitórias, 8 foram por nocaute, 6 por finalização e 3 por decisão. A única derrota foi em virtude de um golpe ilegal sobre Matt Hamill no dia 05 de dezembro de 2009.

De mais a mais, Jon Jones é treinado por Greg Jackson, um dos maiores estrategistas do MMA.

O campeão conquistou o seu título ao nocautear Mauricio Shogun no UFC 128 em 19 de março de 2011. Em seguida, manteve o seu título por decisão no UFC 135 em setembro de 2011, onde superou Quinton Rampage Jackson. Após finalizou Lyoto Machida no UFC 140 em dezembro de 2011 e superou Rashad Evans por decisão unânime – na sua terceira defesa – no UFC 145 no dia 21 de abril. Vem de finalização sobre Belfort.

Jon Jones terá como tática deixar a iniciativa para Sonnen, tendo a certeza de que quanto mais o tempo passar, mais vantagem terá, pois detém um preparo físico superior.

Jones sabe que a sua envergadura (mais de 2 metros) faz a diferença, além de demonstrar uma tremenda versatilidade, tendo as cotoveladas giratórias, joelhadas voadoras e chutes rodados como reais perigos.

A sensação americana possui um wresting (quedas) excelente e poderá trabalhar tal estratégia nos clinches (ficar bem perto do oponente, trocando pegadas) para botar a luta para o solo, lugar onde aplica golpes com maestria.

O fator determinante da batalha será o fator psicológico. Ora, a responsabilidade está toda nas costas de Jones. Por tal razão, a sensação do UFC deverá manter o foco e não se arriscar, sem entrar na pressão de “dar show”.

Jon Jones é o favorito e deverá vencer.

A chance de Chael Sonnen






No outro canto está o desafiante Chael Sonnen que ostenta 27 êxitos, 12 fracassos e um empate. Vem de nocaute sofrido para Anderson Silva no UFC 148 no dia 08 de julho. Após o revés, Sonnen voltou para os meio-pesados. Das 27 vitórias, 16 foram por decisão, 7 por ncoaute e 4 por finalização. Das 12 derrotas, 8 foram por finalização, 3 por nocaute e uma por decisão.

O americano alcançou a sua fama ao lutar pelo título contra Anderson Silva no UFC 117 dia 07 de agosto de 2010, onde deu trabalho, mas acabou sendo finalizado pelo “spider” no 5º round com um arm-lock com triângulo encaixado.

O estadunidense nasceu no dia 03 de abril de 1977 em West Linn, Oregon, EUA e é especialista em quedas e sua tática será a tentativa de levar a luta para o solo, golpeando de cima, pois sabe que é inferior nos demais fundamentos.

De mais a mais, Sonnen lutou contra brasileiros em seis oportunidades, com apenas uma vitória.

Perdeu para Anderson Silva no UFC 117 e UFC 148 perdeu para Demian Maia no UFC 95 por finalização com triângulo, perdeu para Paulão Filho no WEC 31 por finalização com um arm-lock e para Renato Babalu no UFC 55 com uma finalização por triângulo. O único êxito de Sonnen contra brasileiros aconteceu na revanche com Paulão Filho no WEC 36, onde Sonnen venceu por decisão no dia 5 de novembro de 2008, vitória que garantiu a sua volta ao UFC.

Sonnen já fez 11 lutas no UFC, com 6 vitórias e 5 derrotas, mostrando uma irregularidade no maior torneio de lutas do Planeta.

vitórias: Trevor Prangley por decisão no UFC Fight Night 4 no dia 06 de abril de 2006, Dan Miller no UFC 98 por decisão no dia 23 de maio de 2009, Yushin Okami no UFC 104 por decisão no dia 24 de outubro de 2009, Nate Marquardt no UFC 109 por decisão no dia 06 de fevereiro de 2010, Brian Stann por finalização com um katagatame no UFC 136 no dia 08 de outubro de 2011 e Michael Bisping por decisão no UFC on Fox 2 no dia 28 de janeiro de 2012.

derrotas: finalização com um triângulo para Renato Sobral no UFC 55 no dia 07 de outubro de 2005, finalização com um arm-lock para Jeremy Horn no UFC 60 no dia 27 de maio de 2006, finalização com um triângulo para Demian Maia no UFC 95 no dia 21 de fevereiro de 2009, finalização e nocaute para Anderson Silva no UFC 117 e UFC 148.

Aliás, Sonnen é um dos maiores e mais fortes atletas de sua categoria, salientando-se que poderia até mesmo lutar nos pesados, tendo em vista o seu tamanho.

A tática de Sonnen será encurtar a distância e tentar botar a luta para o solo, estratégia que levou o “aranha” ao maior sufoco no UFC 117 e UFc 148.

Sonnen é canhoto e tem uma boa trocação, mas tal arma será usava somente para encurtar a distância na tentativa de levar a luta para o chão.

O desafiante não tem qualquer responsabilidade e é um verdadeiro franco-atirador. Se perder, perderá para o campeão e sensação Jon Jones. Contudo, se vencer, Sonnen se consagrará para sempre no MMA.  O risco é todo de Jon Jones.

Vantagens de Jones:

1 - Arsenal de golpes, com a segunda melhor luta em pé do MMA (só perde para Anderson Silva).

2- Notável condicionamento físico.

3- Luta bem de canhoto ou de destro, confundindo o oponente.

4- Mãos mais rápidas e potentes.

5 - Excelente deslocamento no octógono e melhor jogo de pernas.

6 – Talento nato.

7 - Boas posições no solo que pode garantir finalização durante a luta.

Vantagens de Sonnen:

1- Não tem qualquer pressão ou responsabilidade na lut, pois se perder, perderá para o campeão e total favorito. Contudo, se vencer será a sua consagração.

2- Pode chutar durante a luta, pois sabe que será difícil ser derrubado.

3 – Excelente em quedas.

4 - Extrema força para a categoria.

5- Canhoto, mas com cruzado de direita muito potente.

Tudo sobre o UFC 159 aqui.

O Raio X do UFC 159 aqui.

” Acompanhe também Caju Freitas sempre às quintas na Zero Hora, aos sábados 20hs na Rádio Atlântida e com drops diários, às segundas no TVCom Esportes e aos sábados no RBS Esporte”.


Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Jonas diz: 27 de abril de 2013

    Dificil ser derrubado? Pois eu acho que a menos que tenham apavorado muito o Jones e ele esteja respeitando demais o Sonnen essa luta não passa do primeiro round. Ou ele vai noucautear ou vai derrubar o Sonnen com um golpe de Judô e demolir ele no chão. A ÚNICA coisa que que o Sonnen é bom é o wrestling e o Jones supera ele nesse quesito também (é muito mais forte)

Envie seu Comentário