Neste sábado acontecerá o UFC Fight Night 26, diretamente da TD Garden Arena em Boston, Estados Unidos.
Acompanhe aqui uma cobertura ao vivo, com os duelos preliminares começando por volta das 17:00hs (horário de Brasília).
Siga no Instagram e Twitter : cajufreitas
O Brasil contará com Mauricio Shogun, Yuri Marajó e Diego Brandão.
Chael Sonnen vs. Mauricio Shogun Rua
Na luta principal, o polêmico americano Chael Sonnen lutará com Mauricio Shogun pelos meio-pesados (até 93 kg), divisão liderada por Jon Jones.
O talento de Shogun

Shogun – ex-campeão do Pride GP 2005 e do UFC 113 - tem 21 vitórias e 7 derrotas, vindo de revés por decisão unânime para o sueco Alexander Gustafsson no UFC on Fox 5 no dia 08 de dezembro de 2012. Das 21 vitórias, 18 foram por nocaute, 2 por decisão e uma por finalização.
Shogun, ao longo da sua vitoriosa carreira pegou atletas duros e difíceis (na ordem): Evangelista Cyborg, Renato Babalu, Quinton Rampage Jackson, Rogério Minotouro, Alistair Overeem (duas vezes), Ricardo Arona, Forrest Griffin (duas vezes), Chuck Liddell, Lyoto Machida (duas vezes), Jon Jones, Dan Henderson e Gustafsson.
Lutou 10 vezes no UFC, com 5 vitórias e 5 derrotas. No Pride, lutou 13 vezes, com 12 triunfos e apenas um revés.
O brasileiro tem a experiência como grande aliada (nasceu no dia 25 de novembro de 1981), além do seu incrível talento de ir para cima para definir a luta, dominando completamente os fundamentos do MMA.
Rua é expert em Muay Thai, além de ter um jiu-jitsu de altíssimo nível, conhecendo, também, o wresting e pode ser considerado como sendo um atleta de raro quilate.
O tupiniquim é um dos mais talentosos atletas em atividade e deverá vencer por nocaute. Ademais, se a luta for para o chão, Shogun poderá se valer do seu jiu-jitsu de encher os olhos, com o seu verdadeiro arsenal de finalizações – especialmente chaves de pé e joelho.
A chance de Sonnen

Sonnen, por outro lado, tem 27 vitórias, 13 derrotas e um empate e vem de duas derrotas consecutivas. Perdeu para Anderson Silva no UFC 148 no dia 07 de julho de 2012 e para Jon Jones no UFC 159 no dia 27 de abril de 2013.
Das 27 vitórias, 16 foram por decisão, 7 por nocaute e 4 por finalização. Das 13 derrotas, 8 foram por finalização, 4 por nocaute e uma por decisão.
O americano alcançou a sua fama ao lutar pelo título contra Anderson Silva no UFC 117 dia 07 de agosto de 2010, onde deu trabalho, mas acabou sendo finalizado pelo “spider” no 5º round com um arm-lock com triângulo encaixado.
O estadunidense nasceu no dia 03 de abril de 1977 em Milwaukie, Oregon, EUA e é especialista em quedas e sua tática será a tentativa de levar a luta para o solo, golpeando de cima, pois sabe que é inferior nos demais fundamentos.
De mais a mais, Sonnen lutou contra brasileiros em seis oportunidades, com apenas uma vitória.
Perdeu para Anderson Silva no UFC 117 e UFC 148 perdeu para Demian Maia no UFC 95 por finalização com triângulo, perdeu para Paulão Filho no WEC 31 por finalização com um arm-lock e para Renato Babalu no UFC 55 com uma finalização por triângulo. O único êxito de Sonnen contra brasileiros aconteceu na revanche com Paulão Filho no WEC 36, onde Sonnen venceu por decisão no dia 5 de novembro de 2008, vitória que garantiu a sua volta ao UFC.
Sonnen já fez 12 lutas no UFC, com 6 vitórias e 6 derrotas, mostrando uma irregularidade no maior torneio de lutas do Planeta.
- vitórias: Trevor Prangley por decisão no UFC Fight Night 4 no dia 06 de abril de 2006, Dan Miller no UFC 98 por decisão no dia 23 de maio de 2009, Yushin Okami no UFC 104 por decisão no dia 24 de outubro de 2009, Nate Marquardt no UFC 109 por decisão no dia 06 de fevereiro de 2010, Brian Stann por finalização com um katagatame no UFC 136 no dia 08 de outubro de 2011 e Michael Bisping por decisão no UFC on Fox 2 no dia 28 de janeiro de 2012.
- derrotas: finalização com um triângulo para Renato Sobral no UFC 55 no dia 07 de outubro de 2005, finalização com um arm-lock para Jeremy Horn no UFC 60 no dia 27 de maio de 2006, finalização com um triângulo para Demian Maia no UFC 95 no dia 21 de fevereiro de 2009, finalização e nocaute para Anderson Silva no UFC 117 e UFC 148 e finalmente para Jon Jones, conforme dito anteriormente.
Aliás, Sonnen é um dos maiores e mais fortes atletas de sua categoria, salientando-se que poderia até mesmo lutar nos pesados, tendo em vista o seu tamanho.
A tática de Sonnen será encurtar a distância e tentar botar a luta para o solo, estratégia que levou o “aranha” ao maior sufoco no UFC 117 e UFc 148.
Sonnen é canhoto e tem uma boa trocação, mas tal arma será usava somente para encurtar a distância na tentativa de levar a luta para o chão.
Sendo assim, Shogun é o favorito e deverá vencer por nocaute ou finalização.
Tudo sobre o UFC Fight Night 26 aqui.
Vídeo com o raio x do UFC aqui.
” Acompanhe também Caju Freitas sempre às quintas na Zero Hora, aos sábados 20hs na Rádio Atlântida e com drops diários, às segundas no TVCom Esportes e aos sábados no RBS Esporte”.