Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Opinião: a correta proibição de testosterona no MMA

28 de fevereiro de 2014 20

 

A Comissão Atlética do Estado norte-americano de Nevada (NSAC) teve na última quinta a correta decisão de proibir o uso da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) em todo o Estado estadunidense.

Como Las Vegas está localizada por lá, o mais importante órgão de controle de antidoping colocou fim a uma verdadeira novela que envolvia o brasileiro Vitor Belfort – que utiliza o tratamento faz alguns anos.

Ora, a utilização de testosterona certamente dá vantagem ao atleta que utiliza a terapia, podendo influenciar, sim, no resultado final da luta.

Basta observar Belfort que apresentou uma clara mudança física, além de um aumento em sua performance, depois que passou a usar o TRT.

O uso de TRT deveria ser banido não só no Estado de Nevada, mas em todos os esportes em todo o Planeta.

Bookmark and Share

Comentários (20)

  • Edmilson diz: 28 de fevereiro de 2014

    ENTÃO AS VITÓRIAS DE BELFORT CONTRA BISPING,ROCKHOLD,E DAN HENDERSON, FORAM ILEGAIS? TERIA QUE ANULAR ENTÃO.

  • Pampeano diz: 28 de fevereiro de 2014

    Olha, Caju, eu fiquei bem frustrado com essa decisão e com a atitude do Belfort, ele tanto quis disputar o cinturão, fez um ano de 2013 espetacular e quando teve a chance… arregou por causa da TRT.

  • Ezio diz: 28 de fevereiro de 2014

    Belfort é amarelão. Já correu do Axe Murderer várias vezes, correu do Lyoto e agora corre do Weidman. Não se garante sem seu veneno. Lyoto vai faturar essa. Belfort deveria mudar seu nome pra Belfraco kkkkkkkkkkkkk. Correta análise Caju. Em qq esporte (inclusive artes marciais) o TRT é considerado doping. Pq o MMA tem que ser diferente ?

  • Ricardo Frederico Souza da Silva diz: 28 de fevereiro de 2014

    Estava com muita expectativa para essa luta do Vitor Belfort. Mas sou a favor da proibição do uso de qualquer tipo de tratamento que possa beneficiar indevidamente o atleta.

    Agora é esperar e assistir as próximas lutas do Belfort para ver se ele vai conseguir manter o mesmo nível que está lutando atualmente.

  • Alvaro diz: 28 de fevereiro de 2014

    Bom dia Caju! Acho que, como a maioria dos apreciadores de MMA, o Vitor Belfort decepcionou demais, desta vez. Para mim, jogou fora o última chance de disputar o cinturão na carreira, de forma vergonhosa. Alegou “limitação de tempo”, p/ não lutar? Com essa desculpa esfarrapada, escancarou que aquelas “vitórias” espetaculares, não passaram de uma FARSA!! Prova que só ganhou pela ingestão de TRT! Se fosse o Dana, deixava ele fora, todo ano, do UFC!

  • jonas diz: 28 de fevereiro de 2014

    O Belfort devia ter lutado pelo cinturão muito antes. Mas ok. Cara, ele só não vai lutar AGORA porque não tem tempo hábil pra limpar o organismo dele dos hormônios. E outra, o cara é ATLETA.É tudo regrado, planejado. Ele faz um tratamento de saúde há anos (se não é de saúde, não importa, o que importa é que ele faz), chamado TRT, e, se parar repentinamente, evidentemente que vai se sentir mais fraco, e o corpo dele vai ter que se adaptar novamente a outra rotina. O cara precisa de TEMPO pro corpo dele aceitar essa mudança. Muda treino, alimentação, etc. É outro jogo. Não adianta ir lutar pra agradar e apanhar. Ele vai ter a chance dele. Sem contar que é injusto demais proibir a cambada de fazer TRT do nada.

  • Cauê_Guarulhos diz: 28 de fevereiro de 2014

    Com certeza ele desistiu, pq já estava em tratamento e poderia ser pego no anti-doping…

    Enfim… Aposto em vitória para o Lyoto por nocaute no 4 round.

  • otavio diz: 28 de fevereiro de 2014

    Demoro…

  • Fabio diz: 28 de fevereiro de 2014

    Pampeano, acho que a questão não é essa. É que faltando pouco mais de 2 meses, provavelmente o hormonio reposto nao teria sido totalmente eliminado ainda, o que poderia gerar inclusive punição ao atleta tendo em vista que estaria “irregular”..

  • Eduardo Silva diz: 28 de fevereiro de 2014

    Parece q é só o Belfort q faz uso de TRT. Hendo e Sonnen usam há anos e nunca escutei nada a respeito. Aliás, Belfort ganhou do Dan Henderson de forma destruidora e os dois fazem uso de TRT.

  • Fabio diz: 28 de fevereiro de 2014

    Muito bem lembrado, Eduardo. Aliás, o Hendo tem perdido várias lutas recentemente mesmo com o TRT.

  • Ezio diz: 28 de fevereiro de 2014

    Eduardo Siva, não é só o Belfort que usa de fato. A questão é que NÃO se deve liberar o TRT e isso NÃO muda o fato de o Belfort é amarelão. Se de fato ele se garante pq não foi encarar o Weidman sem o TRT ? São 3 meses até a data da luta será que até lá ele não eliminou se não 100% uns 75% ou 80% pelo menos ? Será que não deu pra ele desenvolver uma estratégia pra encarar 5 rounds com o Weidman ? E não é a primeira vez que o Belfort amarela, já amarelou com o Wanderlei Silva e tb com o Lyoto.

  • Rodrigo diz: 28 de fevereiro de 2014

    Caiu a máscara!!! O pior é que o marketeiro tem milhares de fãs.

  • Lucas Goulart da Silva diz: 28 de fevereiro de 2014

    Primeiramente antes de criticar o Belfort pesquisem o uso da testosterona. Claramente ela é um aliado para quem a usa em doses extra-fisiologicas, da força, volume muscular, explosão, pra quem a usa há uma vantagem enorme. Mas qm disse que os outros lutadores não fazem o uso da mesma substância? o que ocorre é que usam a substancia na época de treinos e bem antes das lutas e deixam o nível baixar para que se constate normalidade do nível. Em doses fisiológicas controladada por exames não há nada de errado, extremamente benéfico como reposição hormonal. Uma coisa Belfort não é amarelão, verifiquem as noticias antes de julgar, ele apenas disse que não lutaria essa luta agora pq seus níveis de testosteronas estão alterados e obviamente ia ser pego no exame anti-dopping. Ele disse que ia adaptar sua testosterona a níveis normais para depois lutar contra o ganhador de weidman x Lioto sem problemas maiores.

  • Jack Sparrow diz: 28 de fevereiro de 2014

    não devia ter lutado antes, finalmente fizeram o certo.

  • Luiz Azambuja diz: 1 de março de 2014

    O Belfort sempre fez o tal tratamento com Testosterona com o conhecimento do UFC, portanto nenhuma ilegalidade.

  • Acely Gomes de Oliveira Junior diz: 1 de março de 2014

    A testosterona apenas favorece, vejam bem, APENAS FAVORECE, o aumento de massa muscular, mas esta massa muscular tem que ser trabalhada com exercícios físicos constantes e rigorosos. A Testosterona não é doping, tanto que não é proibido o seu uso, desde que devidamente informado. Sozinha ela não influi em nada nesta questão do UFC.

  • Helio Matias diz: 1 de março de 2014

    Independente de que outros lutadores tenham usado o fato e que o Vitor se fez deste artifício para vencer lutas.
    E se isto e ilegal tem que ser punido.

  • fernando diz: 1 de março de 2014

    Qual o problema de usar TRT? se cara ta ficando velho, ele só esta recompondo o que o organismo não produz mais.

  • Samuel diz: 2 de março de 2014

    O Vitor só não aceitou a luta, pois não estaria limpo até o combate. Não adianta ter eliminado 99%, pois ainda estaria irregular. Ele não “amarelou”, pois é profissional e não perderia a chance de ganhar o dinheiro envolvido nesta luta, independentemente de vitória ou derrota.

Envie seu Comentário