clicRBS
Nova busca - outros
11 dez09:30

Estudo do Comitê de Gerenciamento alerta para poluição em rios da região

Claucia Tibulo Kapper, leitora-repórter

Na última semana, durante a reunião Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, em Três Passos, novas preocupações foram levantadas.

Durante a apresentação do diagnóstico da bacia hidrográfica e prognóstico dos Recursos Hídricos, a técnica Josiane Gomes destacou que as áreas de preservação permanente estão em nível crítico de degradação, devido a ação humana e uso destes locais para a agricultura e pecuária.

O Diagnóstico e Prognóstico das Demandas Hídricas – Balanço Hídrico foi apresentado pelo Técnico Daniel Magagnin que destaca que no geral a qualidade da água da bacia hidrográfica está boa, mas ao analisarmos o parâmetro de coliformes, a situação se agrava e temos uma qualidade da água muito ruim.

Segundo Magagnin, as principais fontes de contaminação são por meio esgoto doméstico e resíduos da agropecuária, que estão difusos na bacia hidrográfica e irão demandar ações de tratamento de esgoto e dejetos de animais.

Após a apresentação dos estudos foram criados grupos temáticos.

Os grupos terão 45 dias para analisar os dados apresentados, e verificar se os mesmos conferem com a realidade da bacia hidrográfica. As divergências devem ser apontadas em relatório a ser encaminhado pelo Relator ao Comitê.

O estudo e demais informações podem ser acessados no endereço www.comiteturvo.com.

Por

Comentários