clicRBS
Nova busca - outros
29 dez07:57

Dos parreirais à mesa: Festa mostrará potencial da produção de uva em Tucunduva

A uva e os sabores de seus derivados poderão ser apreciados nestas quinta e sexta-feira, na 2ª edição da Vendimia, em Tucunduva. Geléias, sucos, vinhos e outros produtos coloniais serão comercializados das 9h às 18h, na propriedade de Roque Cembranel.

O evento também visa demonstrar os avanços que já foram inseridos e que hoje beneficiam os produtores de uva e seus derivados no município. O termo “Vendimia”– de origem italiana e que dá nome à festa – refere-se ao curto período de colheita da uva e também pode ser chamado de “vindima” ou somente “vindimi”.

Segundo o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Jonas da Silveira, os visitantes também poderão comprar uvas no sistema “colhe e pague”, além de suco e vinho doce (aquele que ainda não completou a fermentação).

_É uma oportunidade para divulgar a cultura da parreira que se adapta muito bem ao nosso clima. Enquanto outras culturas, como soja e milho, estão tendo perdas significativas com a estiagem, a videira está com a colheita garantida, com uma safra de qualidade em função da pouca chuva_destaca Silveira.

Como chegar

A propriedade de Roque Cembranel está localizada na localidade de Esquina Tucunduva, a três quilômetros da cidade, em direção a Horizontina.

Haverá sinalização especial no acostamento da rodovia para que os visitantes consigam localizar o evento.

Informações

Emater de Tucunduva – (55) 3542-1013

Roque Cembranel – (55) 3542-1316

Por

Comentários