clicRBS
Nova busca - outros
19 jan16:26

Corsan realizará estudo de captação no Rio Uruguai para atender quatro cidades da região

Os municípios de Três Passos, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Crissiumal poderão ter uma nova alternativa de abastecimento de água. A Corsan anunciou que realizará estudo de concepção para construção de uma captação no Rio Uruguai, adutoras e de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para atender a demanda dos municípios.

A garantia foi dada nesta quinta-feira, 19, pelo diretor-presidente Arnaldo Dutra durante reunião com os prefeitos Cleri Camilotti, de Três Passos, José Carlos Hickmann, de Tiradentes do Sul; Jair Carmo Schmitt, de Esperança do Sul e Sérgio Drumm, de Crissiumal. Para tanto será providenciada a assinatura de um convênio de cooperação entre a Corsan e os quatro municípios que integram a Amuceleiro (Associação dos Municípios da Zona da Produção), já em fevereiro.

O presidente da Corsan ressaltou que esse estudo de concepção vai apontar a viabilidade técnica e econômica da proposta apresentada pelos prefeitos, que prevê a captação no Rio Uruguai e o assentamento de 16 quilômetros de adutoras até o Distrito de Santo Antônio, em Três Passos, onde seria construída uma Estação de Tratamento que distribuiria a água para as outras três cidades, beneficiando 43 mil habitantes. Entretanto, conforme Arnaldo Dutra, esse estudo não vai descartar outras alternativas para garantia do abastecimento de água, pois a Corsan já observa a redução da produção dos poços artesianos que atendem as cidades da região.

Se houver a viabilidade do estudo, serão buscados recursos federais para a execução do projeto executivo e as obras.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Corsan RS

Por

Comentários