clicRBS
Nova busca - outros
06 fev13:27

Santo Cristo prepara a 35ª Romaria da Terra

A fé e a reverência à ‘mãe-terra’ levarão milhares de pessoas provenientes de 18 dioceses do Estado para a 35ª Romaria da Terra, que neste ano, será realizada no noroeste gaúcho.

O município de Santo Cristo, cuja maioria dos cerca de 15 mil habitantes é católica, receberá bispos, padres, pastores, religiosos e religiosas, lideranças pastorais e movimentos populares comprometidos com o pequeno agricultor.

De acordo com o pároco da paróquia santo-cristense Padre Eugênio Hartmann a Romaria da Terra é uma grande missa que ocorre por meio de caminhada em estradas, com paradas embaixo de árvores, e a possibilidade de vislumbrar lindos santuários ecológicos. Neste cenário é construída a consciência da necessidade de cuidado e carinho com a terra e com toda a natureza.

No atual ciclo da Romaria a temática central é uma reflexão e um debate acerca das águas, preservação da natureza e agricultura familiar.

Em 35 anos de história é a quarta vez que a região acolhe a Romaria. Em 1981 ela foi realizada nas ruínas de São Miguel das Missões; em 1989 no Santuário de Caaró, e, em 1996, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

A 35ª Romaria da Terra, ocorre no dia 21 de fevereiro, na linha Bom Princípio Baixo, em Santo Cristo. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (55) 3541-1249.

Programação

Dias 19 e 20 de fevereiro

Acampamento da Juventude na comunidade de Bom Princípio Baixo.

Dia 21, dia da Romaria

7h – Acolhida nos trevos de acesso. Na chegada à comunidade de Bom Princípio Alto haverá café com lanches à disposição.

9h – Abertura oficial em Bom Princípio Alto.

9h15min – Caminhada até Bom Princípio Baixo. Durante a caminhada serão realizadas quatro estações ou cenários com os seguintes temas:

- 1º Cenário: Agricultura para Vida e para Morte.

- 2º Cenário: Águas para Vida e para Morte.

- 3º Cenário: Êxodo Rural X exemplo de comunidade organizada

- 4º Cenário: Agricultura Familiar Camponesa: Vida com Saúde.

Na sequencia haverá celebração eucarística, com a pregação do presidente da Comissão de Justiça e Paz da CNBB Dom Guilherme Werlang. Da celebração participarão Bispos de várias Dioceses do Estado.

12h – Almoço com lanches, sucos e água potável no local. Ou se preferir, o poderá levar seu lanche. Os lanches e sucos estarão à disposição durante todo dia.

Tarde – Apresentações artísticas e culturais com artistas locais como Pio e Jorginho, jovens cantores da Matriz, poetas e trovadores, coordenados pelo cantor Antônio Gringo, que fará também sua apresentação especial.

15h30min – Encerramento com a celebração ecumênica de envio.

Por

2 Comentários »

  • Fernando B. disse:

    É por essas e outras que o Brasil está atado pelas características morais e intelectuais da maioria de sua população. Um atraso intelectual de séculos. Avisem-os que era medieval já passou.

  • catia disse:

    Se pensar e se unir em nome de Deus é da época medieval…Por favor precisamos de Deus mais que nunca,Deus sempre foi do povo e dos mais humildes,enquanto uns tem mesa farta , a maiora vive sofrendo…A Romaria é evento mais bonito do Rs,pois une as pessoas de todas as raças e crenças.

Comentários