clicRBS
Nova busca - outros
25 fev10:18

Seca: Comitiva da região Celeiro participará de audiência em Brasília

A situação de emergência decretada em todos os municípios da região Celeiro motivará uma comotiva de prefeitos, vices, vereadores e secretários a buscar auxílio junto ao Governo Federal, em Brasília. Na capital, eles participarão de uma audiência com o tema “Ações estruturantes contra à estiagem”, no próximo dia 29.

Foto: Diego-Vara

A audiência acontecerá no Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados, e contará com a presença do Deputado Marco Maia e dos Ministros da Integração Nacional, Fernando Coelho e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Para a audiência, a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) organizou uma comitiva de 40 pessoas que apresentarão a realidade dos municípios que vêm sofrendo com a maior seca dos últimos anos.

Os municípios com até 10mil habitantes estão pleiteando junto ao Governo Federal um recurso financeiro no valor de R$ 300mil. Já os municípios que possuem população superior a 10mil, buscam angariar R$ 500mil em recursos.

A ideia é aplicar o valor na perfuração de poços artesianos, redes d’água, construção de cisternas, aquisição de caminhões pipas para transporte de água, aquisição de sementes forrageiras para recuperação de solo, sementes para alimentação de animais, entre outras demandas.

_Nós precisamos levar ao conhecimento do Governo Federal, as consequências da maior seca que a região viveu nos últimos anos. Sobrevivemos do setor primário e mais do que nunca o Governo Federal precisa apoiar e olhar para Região Celeiro_ afirma o presidente da Amuceleiro e prefeito de Esperança do Sul, Jair Schmitt.

A Amuceleiro prevê para os próximos meses a elaboração de um projeto regional, com objetivo de prevenir os impactos causados pelas oscilações climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos.

Por

Comentários