clicRBS
Nova busca - outros
21 mar18:51

Usina Hidrelétrica Passo São João de Roque Gonzales começa a operar

O início da operação da Usina Hidrelétrica Passo São João, em Roque Gonzales, constitui o marco do retorno da Eletrosul à geração hidrelétrica e da recomposição de seu parque de usinas, inteiramente privatizado no final da década de 90.

A estatal colocou a usina, que aproveita o potencial hidrelétrico do rio Ijuí, em operação na tarde desta quarta-feira. A energia gerada, 77 megawatts, atenderá aproximadamente 580 mil consumidores. A

Foto: Aloísio Antes, divulgação

previsão é de que a segunda turbina entre em operação em maio.

Foram investidos aproximadamente R$ 595 milhões nesse empreendimento que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante as obras, foram gerados perto de 2,6 mil empregos diretos e indiretos.

A energia gerada pela UHE Passo São João será transportada por uma linha de transmissão (69 kV), de 33,5 quilômetros, à Subestação Missões, pertencente à Eletrosul, no município de São Luiz Gonzaga. Essa unidade é a responsável pela conexão da usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A UHE Passo São João foi o primeiro empreendimento arrematado em leilão pela Eletrosul, em dezembro de 2005, depois que a empresa foi retirada do Plano Nacional de Desestatização e autorizada a retomar os investimentos em geração e transmissão, por meio da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004.

O reservatório da usina tem aproximadamente 20 quilômetros quadrados e abrange os municípios de Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador. As prefeituras de Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga estão transformando o entorno do lago em áreas de lazer, com praias artificiais e estrutura de visitação.

Também na beira do lago, uma construção germânica da década de 30 está sendo reformada e ampliada para dar lugar à Casa da Memória. A proposta do espaço será a de incentivar o resgate histórico-cultural da região, além de se tornar mais uma opção de visitação no município.

>> Com informações da Assessoria de Comunicação da Eletrosul

Por

Comentários