clicRBS
Nova busca - outros
24 mar10:35

Acadêmicos da URI realizam estudo sobre a rinite alérgica em Santo Ângelo

“Prevalência de asma, rinite alérgica e polinose no município de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul”. Este é o tema que norteia a pesquisa desenvolvida por acadêmicos de Farmácia da URI, campus Santo Ângelo, que pretendem estimar a prevalência de asma, rinite alérgica e polinose (rinite aos pólens, especialmente na primavera), através da aplicação de um questionário sobre sintomas dessas doenças.

O questionário é baseado em padrões mundiais e serve para quantificar os problemas alérgicos da população, onde constam questões sobre sintomas de asma e rinite alérgica, além do tempo de resistência em Santo Ângelo. No total, são 20 questões.

Eloiza Cielo, divulgação

_Os índices de pessoas com asma e rinite podem ajudar a entender a origem destes problemas e também verificar se Santo Ângelo realmente tem problema com alergias, já que o assunto é muito debatido pela comunidade, principalmente pelas pessoas que sofrem com esses problemas_ explica o professor que acompanha o estudo, Tiago Bittencourt de Oliveira.

Os resultados serão publicados em revistas científicas especializadas na área médica e também serão divulgados na imprensa local. Os dados obtidos serão relacionados com os dados encontrados no ar de Santo Ângelo, trabalho coordenado pela professora Núbia Weber Freitas e que busca a detecção de pólens. O trabalho dará uma estimativa de quais são os fatores que levam a problemas alérgicos na cidade.

>> Com informações da Assessoria de Imprensa da URI

Por

Comentários