clicRBS
Nova busca - outros
24 mar15:11

Com quebra na produção, abre oficialmente colheita de soja no Estado

Foto: Germano Rorato Neto, especial

Leandro Belles/ leandro.belles@diairosm.com.br

A colheita da soja no Estado foi aberta oficialmente na manhã deste sábado, em Tupanciretã, na região Central, com a presença do governador Tarso Genro. O município escolhido para a solenidade tem a maior área plantada do principal produto agrícola do Rio Grande do Sul: são 140 mil hectares de lavouras.

Tarso chegou à propriedade do produtor Dorival Terra, onde foi realizada a solenidade, pouco antes das 11h da manhã. Depois de participar da cerimônia e dar um breve passeio em cima de uma colheitadeira, ouviu as reivindicações de um grupo de produtores. Entre outros pedidos, foram solicitados mais atenção do governo para a programas de fomento à renovação das máquinas agrícolas e aumento de projetos de incentivo à irrigação.

Os agricultores também estenderam uma faixa com os dizeres: “os produtores rurais pedem socorro”. Em seu discurso, o governador prometeu empenho em atender os anseios do setor, castigado por uma das piores secas dos últimos anos:

- O governo gaúcho está pronto para atender os nossos agricultores. Estamos tomando medidas efetivas para solucionar os problemas.

A falta de chuva que marcou o verão gaúcho deve fazer com que os agricultores tenham perdas importantes. A Emater estima que a colheita de 2012 terá uma quebra de 30% em relação ao que era inicialmente estimado. No início do ano, esperava-se colher até 10,3 milhões de toneladas do grão, mas a falta de umidade no solo deve achatar a produção gaúcha para cerca de 7,1 milhões de toneladas.

>> Clique aqui para conferir a matéria na íntegra, em zerohora.com

Por

Comentários